A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações causando dor, inchaço e rigidez. Qualquer articulação do corpo pode ser afetada por essa condição, mas nos joelhos são especialmente comuns essas queixas. A artrite no joelho pode dificultar a realização de muitas atividades diárias, como caminhar e subir escadas gerando perda na qualidade de vida. Essa é uma das principais razões das inaptidões aos trabalhos e gera uma série de desvantagem para muitos outros casos afetando a qualidade de vida. 

Os tipos mais comuns de artrite são a osteoartrite e a artrite reumatóide, mas existem mais de 100 tipos diferentes. A artrite é principalmente uma doença de adultos, mas algumas formas afetam crianças. É uma condição que não tem cura, mas muitas opções de tratamento estão disponíveis para reduzir a dor e manter as pessoas ativas.

 artrite no joelho

Artrite no joelho, quais são as estruturas lesionadas?

O joelho é a maior e mais forte articulação do corpo. É formado pela extremidade inferior do fêmur (osso da coxa), a extremidade superior da tíbia (tíbia) e a patela. As extremidades dos três ossos que compõem a articulação do joelho são cobertas por cartilagem articular. A cartilagem articular é uma substância lisa e escorregadia que protege e amortece os ossos durante a flexão e extensão do joelho.  

Dois pedaços de cartilagem em forma de cunha chamados meniscos atuam como um “amortecedor” entre o fêmur e a tíbia. Eles são resistentes e emborrachados para amortecer e estabilizar as articulações. A articulação do joelho é coberta por uma fina membrana chamada sinóvia. Esta membrana libera fluido que lubrifica a cartilagem e reduz o atrito durante a movimentação. Todas essas estruturas podem ser comprometidas em um quadro de artrose.

Quais tipos de artrite de joelho existem? 

Os principais tipos de artrite que afetam o joelho são osteoartrite, artrite reumatoide e artrite traumática.  

Osteoartrose, Artrose ou Osteoartrite são a mesma coisa? 

Sim! A artrose é a forma mais comum de artrite do joelho. É uma forma de osteoartrite que ocorre mais comumente em pessoas com mais de 50 anos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens.  

Na osteoartrite, a cartilagem da articulação do joelho se desgasta gradualmente. À medida que a cartilagem se desgasta, torna-se desgastada e áspera, reduzindo o espaço protetor entre os ossos. Isso faz com que o osso esfregue contra o osso, criando osteófitos dolorosos. A osteoartrite geralmente progride lentamente e a dor piora com o tempo.

O que é artrite pós-traumática?

A artrite pós-traumática é uma forma de artrite que se desenvolve após uma lesão no joelho. Por exemplo, um osso quebrado pode danificar a superfície articular e levar à artrite anos após a lesão. Rupturas meniscais e lesões ligamentares podem causar instabilidade e desgaste adicional na articulação do joelho que, com o tempo, pode resultar em artrite.

 

Leia também: Exercícios para quem tem artrose: Prescrição pelo grau da condropatia —

 

Quais são os sintomas da artrose?

As articulações do joelho afetadas pela artrite podem ficar doloridas e inflamadas. A dor geralmente se desenvolve gradualmente ao longo do tempo, mas também pode se desenvolver repentinamente. 

Outros sintomas são: As articulações ficam rígidas e inchadas, tornando difícil dobrar ou endireitar o joelho. 

  • A dor e o inchaço podem ser piores pela manhã ou após sentar ou descansar por muito tempo.
  • Atividade vigorosa pode causar dor. 
  • Pedaços soltos de cartilagem e outros tecidos podem interferir no movimento suave das articulações.
  • O joelho pode “travar” ou “pendurar” durante o movimento. Você pode ouvir um som de estalo ou chiado (crepitações). A dor pode causar fraqueza e torção no joelho. 
  • Muitas pessoas com artrite experimentam piora da dor nas articulações quando o clima muda. 

O que o médico avalia para diagnosticar artrose?

Na sua consulta, o médico irá perguntar e fazer uma boa anamnese para entender seus sintomas e histórico médico, fará um exame físico e poderá solicitar exames diagnósticos, como raios-x e exames de sangue.

Durante o exame físico, o médico procurará: inchaço, calor ou vermelhidão na articulação sensibilidade ao redor do joelho amplitude de movimento passivo e ativo além de instabilidade articular ou crepitações, presença de dor ao suportar peso no joelho. Além disso, avalia se existem problemas de marcha, sinais de danos nos músculos, tendões e ligamentos ao redor do joelho junto ao envolvimento de outras articulações.

É necessário exame de imagem para avaliar artrose?

A radiografia (raio-x) é um exame de imagem que fornece imagens detalhadas de estruturas densas, como o osso. Eles ajudam a distinguir entre diferentes formas de artrite. Uma radiografia de um joelho artrítico pode mostrar estreitamento do espaço articular, alterações ósseas e formação de osteófitos. Em alguns casos, a ressonância magnética (RM) ou a tomografia computadorizada (TC) podem ser necessárias para determinar a condição óssea e dos tecidos moles do joelho.

Quais os tratamentos para a artrite?

O tratamento da artrite se concentra no alívio dos sintomas e na melhora da função articular tentando melhorar a qualidade de vida para não viver com dores. 

Existem combinações de tratamentos possíveis para achar o mais adequado para o caso.

Medicamentos para artrite comumente usados ​​incluem: 

  • AINEs: Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) podem aliviar a dor e reduzir a inflamação. Entretanto, os AINEs podem causar efeitos adversos como irritação no estômago e aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame, por isso devem ser usados com cautela. AINEs também estão disponíveis como cremes ou géis que podem ser esfregados nas articulações e os efeitos locais são benéficos e não geram outros problemas no organismo.

Tratamentos Tópicos: certos cremes e pomadas contêm mentol e capsaicina, os ingredientes que tornam as pimentas quentes. Esfregar essas preparações na pele de uma articulação dolorida pode interferir na transmissão dos sinais de dor da própria articulação. 

  • Esteróides: Os medicamentos corticosteróides, como a prednisona, reduzem a inflamação e a dor e retardam os danos nas articulações. Os corticosteroides podem ser administrados na forma de comprimidos ou injeções nas articulações doloridas. Os efeitos colaterais incluem afinamento dos ossos, ganho de peso e diabetes e também devem ser prescritos com muito cuidado.
  • Fisioterapia: pode ajudar com alguns tipos de artrite. O exercício melhora a amplitude de movimento e fortalece os músculos ao redor das articulações. Em alguns casos, talas ou órteses podem ser necessárias. 

Cirurgia 

Quando as medidas conservadoras não ajudam, o médico pode sugerir cirurgias como reabilitação articular. Em alguns casos, as superfícies articulares podem ser lubrificadas ou realinhadas para reduzir a dor e melhorar a função. Esses procedimentos geralmente podem ser feitos por via artroscópica – através de uma pequena incisão sobre a articulação. 

Prótese: este procedimento remove a articulação danificada e a substitui por uma outra articulação artificial. As articulações mais frequentemente substituídas são as articulações do quadril e do joelho.

Fusão articular: Este procedimento é usado principalmente para pequenas articulações, como punhos e dedos. Ele remove as duas extremidades ósseas da articulação e as prende até que se curem em uma unidade sólida.

 

Para saber mais sobre a Artrose no joelho, veja este vídeo!

Postagens similares

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *