Existem três possíveis eixos das pernas que podem gerar deformidades dos cantos ao redor do joelho. O joelho em varo (joelho para fora) ou joelho valgo (dobrar o joelho em forma de X, para dentro) são que frequentemente consideradas malformações causando pernas tortas em crianças. Estes podem ser de natureza fisiológica ou patológica.

Os joelhos em varo fisiológico em recém-nascidos atingem o pico por volta de 1 ano de idade, depois os membros inferiores se endireitam à medida que crescem e se desenvolvem em valgo entre 3 e 4 anos de idade. Aos 7 anos, um ângulo normal de 7 a 10 graus é alcançado.

Pernas tortas em crianças: quando é normal e quando pode ser grave?

Pernas tortas em crianças são muito comuns. Quando crianças com pernas arqueadas ficam de pé com os pés juntos, há uma distância perceptível entre a parte inferior das pernas e os joelhos. Isso pode ser devido a uma ou ambas as pernas curvadas para fora. Andar muitas vezes exagera essa aparência curvada.

Na maioria dos casos, as pernas arqueadas naturalmente começam a se endireitar à medida que a criança cresce. Se as pernas arqueadas não desaparecerem até os 3 anos de idade, pode haver uma causa subjacente, como a doença de Blount ou raquitismo. Começamos a nos preocupar em crianças entre 8 e 11 anos que ainda se mantém com as perninhas tortas com os joelhos para fora, comumente chamado de pernas de caubói.

O que causa pernas tortas em crianças?

 As pernas arqueadas ocorrem por vários motivos. A causa mais comum é uma condição chamada varo fisiológico. Quando o feto estava se desenvolvendo dentro do útero, o útero estava em uma posição apertada. Alguns dos ossos fetais tiveram que girar dentro do útero para caber no pequeno espaço. Joelho torto fisiológico é apenas que seu filho está passando por um processo normal de desenvolvimento. Se as pernas de seu filho não estiverem retas aos 2 anos de idade, pode haver outro motivo. Esses incluem:

Doença de Blount:

É um defeito de crescimento causado por um problema com a placa de crescimento da tíbia de uma criança. Os joelhos ficam para fora do eixo normal. A doença de Blount é mais comum em crianças obesas e crianças que começaram a andam rápido e cedo. Há um afundamento da cápsula de crescimento da cartilagem interna que acaba entortando com o crescimento da criança.

Genus Valgo:

 geralmente a criança começa a bater um joelho no outro, aumenta o número de quedas, tende a fugir dos exercícios da aula de Ed. Física, tem vergonha do próprio joelho. O joelho valgo aumenta o chamado ângulo Q e aumenta a predisposição a doenças no futuro como a Condromalácia.

Outros problemas que entortam as perninhas podem não estar relacionados ao joelho, como os casos de Pé Plano Valgo ou Varo que parecem muito problemas no joelho, mas a base da questão está no pé.

Existem as rotações internas e externas do quadril também. A relação do colo do fêmur em relação ao fêmur pode fazer com que a marcha da criança fique comprometida (chamamos de marcha em periquito) ou muito rodado para fora que também implicam problemas no joelho.

Raquitismo

O raquitismo é causado por uma deficiência de cálcio ou vitamina D. A deficiência desses nutrientes importantes faz com que os ossos das crianças fiquem moles e fracos, e suas pernas dobrem. O raquitismo é muito raro nos Estados Unidos, mas ainda é comum em países em desenvolvimento.

Outros problemas ósseos:

 As pernas arqueadas podem ocorrer quando as fraturas não cicatrizam adequadamente e os ossos se desenvolvem de forma anormal (osteodisplasia).

Pernas tortas em crianças: quando é normal e quando pode ser grave?

Quais são os sintomas das pernas tortas? “Como saber se a perna do meu filho é torta? ”

A principal característica das pernas arqueadas é a aparência dos pés do seu filho. Junte os pés e os tornozelos para que os joelhos não se toquem. Os arcos são mais evidentes quando as crianças estão andando. A criança pode andar com os dedos dos pés virados para dentro (dedos de pombo ou dedos em pé). No entanto, as pernas arqueadas geralmente não causam dor. As pernas arqueadas não afetam a capacidade do seu filho de engatinhar, andar ou correr. Se as pernas arqueadas do seu filho não melhorarem até os 2 anos de idade, consulte um ortopedista de confiança

Como as pernas arqueadas são diagnosticadas pelo médico?

O ortopedista fará um exame físico e perguntará sobre o histórico médico de seu filho. Mas se seu filho tiver menos de 2 anos, seu médico provavelmente não fará mais exames. Em vez disso, eles vão querer ver a torção e garantir que ela se resolva à medida que a criança cresce.

Se seu filho tiver 2 anos de idade ou mais, seu médico pode medir as pernas do seu filho e observá-lo andando. Podemos solicitar exames de imagem, como raios-X, para verificar os ossos da perna e do joelho de seu filho. Eles podem solicitar um exame de sangue para determinar se a perna arqueada é causada por uma condição como o raquitismo.

As pernas tortas têm conserto?

Pés arqueados em bebês e crianças menores de 2 anos geralmente se curam por conta própria. O médico do seu filho continuará a monitorar a condição do seu filho. Os pés de crianças maiores podem ser tratados, dependendo da causa da doença.

Como é o tratamento para os bebês com pernas tortas?

Bebês e crianças não precisam de tratamento, a menos que a condição seja grave. Se as pernas persistirem após os 2 anos de idade, o tratamento depende da causa da doença. O tratamento pode incluir sapatos especiais, talas, órteses, gesso, cirurgia ou tratamento da condição que causa os pés.

Doença de Blount:

O tratamento precoce com uma tala ou suporte de perna pode ser necessário.

Raquitismo:

O médico do seu filho pode tratar a condição do seu filho adicionando vitamina D e cálcio à dieta. Se o raquitismo for causado por uma condição genética, o médico de seu filho pode encaminhá-lo a um especialista para tratamento. Se o arco persistir apesar de outros tratamentos, a cirurgia pode ser necessária para evitar mais danos e corrigir o problema.

As opções cirúrgicas incluem:

Epifisiodese:

Durante este procedimento, o cirurgião do seu filho coloca uma pequena placa de metal ou clipe na perna do seu filho. Isso interrompe temporariamente o crescimento do lado saudável da canela para permitir que o lado doente se recupere. O pé do seu filho se endireitará com o crescimento natural e o cirurgião do seu filho removerá a placa ou o clipe à medida que o alinhamento melhorar.

Osteotomia da tíbia:

Durante este procedimento, o cirurgião do seu filho irá cortar a tíbia abaixo do joelho e remodelá-la para melhorar o alinhamento. Enquanto o osso cicatriza, ele é mantido no lugar com uma placa e parafusos dentro da perna ou uma armação colocada na parte externa da perna. Geralmente, esta técnica é idicada em adolescentes em uma fase quase no final do crescimento.

Pernas tortas em crianças: quando é normal e quando pode ser grave?

As pernas tortas podem ser reparadas naturalmente?

O tratamento para pernas arqueadas depende da causa da doença. As opções de tratamento precoce podem incluir sapatos especiais, suspensórios, suspensórios ou gessos.

Como posso evitar que meu bebê fique com as pernas tortas?

Não há como evitar que seu bebê fique com as pernas arqueadas. No entanto, certas condições que causam pernas arqueadas podem ser evitadas. Para prevenir o raquitismo, certifique-se de que seu filho esteja recebendo vitamina D e cálcio suficientes em sua dieta.

Quanto tempo leva para as pernas de um bebê ficarem retas?

Quando seu bebê começar a andar, suas pernas se endireitarão. Isso geralmente ocorre entre 11 e 18 meses de idade. Na maioria dos casos, a condição não é grave e não apresenta efeitos colaterais duradouros. Se as pernas do seu filho não estiverem retas aos 2 anos de idade, consulte o seu médico. Quando devo me preocupar se meu bebê tem pernas arqueadas?

Se o seu bebê de pernas tortas não estiver totalmente crescido até os 2 anos de idade, entre em contato com o médico do seu filho. 

Saiba mais sobre: Dor de crescimento em crianças. 

Qual é a perspectiva de longo prazo para crianças com pernas arqueadas?

Bebês e crianças pequenas geralmente perdem as pernas arqueadas aos dois anos de idade. Não tem problemas para andar, correr ou participar de minhas atividades favoritas. Mesmo as crianças com pernas arqueadas podem levar uma vida ativa normal após o tratamento.

Saiba mais sobre: Desgaste na cartilagem do joelho.

Ainda com dúvida sobre Pernas tortas em crianças ? Acesse meu canal no YouTube e tenha acesso ao conteúdo completo !

 

Postagens similares

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *