A Síndrome da Plica Sinovial é um lesão relativamente frequente no joelho de atletas e esportistas que, se não tratada de maneira correta, pode comprometer a performance e levar ao afastamento do esporte.

Síndrome da Plica Sinovial do Joelho

Em geral, ocorre quando uma estrutura denominada plica sinovial medial, uma invaginação normal da membrana que envolve o joelho presente em 50 a 70% das pessoas interpõe-se entre a patela e o fêmur torna-se irrandotada e inflamada causando incomodo, dores, estalidos e inchaço, com acúmulo de líquido dentro da articulação.

 

Mas, por que esta estrutura torna-se irritada?

Em geral, ocorre durante esportes cíclicos (repetitivos) como a corrida de rua, trekking e ciclismo. Isso pode ocorrer durante um longo período de tempo, como quando a plica é irritada com certos exercícios, movimentos repetitivos, ou quando você ajoelha.

Classicamente, são pessoas que praticam esporte com regularidade e, por determinados motivos, afastam- se, e ao retornarem, possuem algum grau de fraqueza ou desequilíbrio muscular, além de eventual ganho de peso.

Também pode ocorrer subitamente, por exemplo, quando o joelho é atingido na área em torno do plica medial. Isso pode ocorrer a partir de uma queda seguida de entorse do joelho ou de uma contusão. Isso pode levar a cicatrização e espessamento do tecido da plica mais tardiamente, levando à recorrência de sintomas e eventual lesão secundária da cartilagem.

 

Os sintomas da Síndrome da Plica Sinovial do Joelho

Queixas frequentes envolvem:

  • Dor no lado interno da patela;
  • Sensação de ressalto na região de dentro da patela;
  • Irritação, sensação de peso no joelho;
  • Inchaço apos atividade física.

 

Diagnóstico da Síndrome da Plica Sinovial do Joelho

O diagnóstico da Síndrome da Plica Sinovial do Joelho começa com histórico e exame físico. O exame é utilizado para tentar determinar onde a dor se encontra e se a plica é ou não sentida. Os raios X não mostrarão a plica.

Se há incerteza no diagnóstico após a a primeira avaliação, a ressonância magnética deve ser solicitada. Neste exame de imagem considerado hoje como padrão ouro, nota-se a estrutura espessada, interposta e associada ou não a lesões cartilaginosas.

Síndrome da Plica Sinovial do Joelho
Local clássico da dor e desconforto da síndrome da plica sinovial.

 

Infelizmente, é muito comum receber pacientes no consultório que chegam com diagnóstico prévio de condromalacia e, obviamente, sem sucesso de tratamento.

Síndrome da Plica Sinovial do Joelho
Corte de uma ressonância magnética mostrando a plica sinovial inflamada e aumentada (setas)

 

Tratamento da Síndrome da Plica Sinovial do Joelho

Felizmente, como a doença está ligada ao mau funcionamento muscular, a grande maioria das pessoas se beneficia com o tratamento não cirúrgico. O objetivo principal é reduzir a inflamação e a fricção e retomar uma boa função muscular.

Inicialmente, solicita-se afastamento de atividades como correr, pedalar, ou determinadas máquinas na academia. Recursos anti-inflamatórios são empregados na fisioterapia como o laser, ultrassom e gelo sob pressão. A seguir, inicia-se a ativação muscular e progride-se com o fortalecimento, visando que o músculo anterior da coxa (quadríceps) recupere sua capacidade de absorver a energia cinética do esporte.

Havendo melhoria de sintomas, verifica-se o equilíbrio muscular pela avaliação isocinética e retoma-se o esporte de maneira gradual e progressiva.

 

E quando o tratamento não-cirúrgico não é eficaz?

Em alguns casos, onde o controle de sintomas está sendo difícil tanto pela dor, quanto pelos inchaços no joelho, pode-se utilizar recursos alternativos como:

Infiltração de cortisona sobre a plica, ou simplesmente na articulação do joelho. A cortisona é um medicamento anti-inflamatório poderoso, mas deve ser usado com moderação dentro articulações. Há sempre um risco de infecção associado com injeções em qualquer articulação.

 

Terapia de Ondas de Choque

Para esta lesão, em países com os EUA e Canadá, a terapia de ondas de choque tem se tornado como primeira opção para atletas que necessitam de retorno rápido ao esporte. A Terapia por Ondas de Choque se baseia em ondas de energia acústicas que estimulam a regeneração do tecido e ativam os mecanismos de defesa do corpo. Ao contrário do que alguns pensam, o tratamento não é elétrico: um gerador emite ondas sonoras que se somam e se concentram em um ponto à sua frente, proporcionando um efeito biológico em patologias profundas que requerem maior concentração de energia. Em geral, os melhores resultados ocorrem após 4 a 6 sessões semanais.

Síndrome da Plica Sinovial do Joelho

Cirurgia

Se todas as tentativas de tratamentos não-cirúrgicos falham, a cirurgia pode ser sugerida. Normalmente, é realizada através de artroscopia, em pouco tempo de cirurgia e consiste na simples remoção da estrutura. Não existem problemas relatados após sua remoção.

No período pós-operatório, o paciente deve se reabilitar visando redução da dor e melhoria da função muscular.

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se: 

 

Postagens similares

27 Comentários

  1. Boa tarde doutor, meu nome é Thiago Silva tenho 28 anos e pelo que eu pude ler aqui tenho esses mesmo sintomas e gostaria de saber se posso marcar uma consulta consiguo, neste momento eu não estou no Brasil mais posso ir fazer essa consulta, eu estou parado a 9 meses sem nenhuma atividade física e realmente já não aguento ficar tanto tempo parado, eu de momento estou em Lisboa e os médicos que me consultaram aqui me indicaram que eu faça uma operação aqui posso te mandar por e-mail o resultado da minha última resonancia que fiz. Peço que análise a minha situação porfavor doutor Adriano.

    1. Bom dia, Thiago.

      Agradeço muito o contato pelo site.

      Para sua idade, é inadmissível ficar 9 meses parado dos esportes.

      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O
      endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  2. Bom dia Dr. Adriano,
    primeiramente obrigada pelo texto esclarecedor e muito interessante sobre Plica-sinovial. Eu teria ainda mais uma pergunta: qual a ligação entre Plica- Syndrom e a condromalacia patelar? Pode uma plica inflamada ocasionar uma lesão patelar como por exemplo uma fissura patelar (condromalacia grau 3)?
    Obrigada.
    Att.
    Andressa Buck

    1. oi, Andressa.
      Muito boa pergunta.
      Como descrito no texto, a plica sinovial ao se tornando espessa com o envelhecimento da pessoa e pode, secundariamente, lesionar a cartilagem da patela, caunsando um afilamento semelhante ao da condromalacia clássica.

  3. Olá, Dr. Fui diagnosticada com síndrome da plica sinovial patologica. Como estava muito inflamada e eu não estava nem conseguindo dobrar o joelho, o médico me afastou do trabalho. Tomei profenid protect por 20 dias e tive repouso absoluto, fiquei acamada e só levantava para fazer atividades de casa e ir para fisioterapia. Como eu estava mancando há mais de um mês, meu músculo da perna atrofiou-se um pouco. Agora estou fortalecendo o músculo aos poucos. Meu joelho já não está tão inflamado como antes, mas continua inchado. Gostaria de saber porque demora tanto tempo para Curar, por que o inchaço atrás da patela continua? Obrigada Dr

  4. Oi
    Dr Adriano leonardi
    Sou a lucycleide tenho 29 anos e trabalho no frigorífico, como passo muito tempo em pé passei a ter problemas com meus joelhos .
    Tenho plica sinovial médio patelar espessada
    Com ausência de derrame articular .
    Bom sinto dores quando ando muito ou se passa muito tempo sentad ao mim levanta doi tb .
    Tb fica dormentes os pés .
    E ai se mim abaixa estrala e se mim levanto estrala .
    Isso pode causa algum tipo de cirurgia ?

    1. Oi, Lucycleide.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  5. Boa Noite Dr.
    Primeiramente obrigado pelas orientações acima
    Por gentileza, tenho condromalacia patelar a alguns anos, mas sempre consegui jogar futebol.
    No ano passado tive uma lesão de LCM (Já tratada ) mas como estava com muita dor ao bater na bola, os exames indicaram uma inflamação na plica sinovial.
    Parei de jogar para fazer esse tratamento da inflamação mas depende o movimento do joelho, sinto uma “beliscada” no joelho direito do lado de dentro..
    A fisioterapeuita fisse que a condromalacia pode irradiar e beliscar a plica.

    Pergunta… Se eu fizer uma artroscopia para retirar essa membrana da plica sinovial eu consigo acabar com essa dor causada pela condromalacia ?

    Tem algum outro tipo de tratamento para condropatia patelar?

    No aguardo

    Paulo Zancheta
    Campinas SP

    1. Bom dia, Paulo.
      Atendo muita gente com queixas como as suas no consultório.
      Quando os sintomas forem originados pela plica, a retirada dela por astroscopia resolve sim o problema, principalmente em indivíduos acima dos 40 anos.
      Mas, o diagnostico tem que ser muito bem estabelecido e uma possível erosão cartilaginosa causada pela plica sinovial deve ser avaliada e tratada concomitantemente.
      A artroscopia tameme tem que ser muito bem feita. Caso contrario, a doença pode remitir.
      abs

  6. Boa noite doutor, fui diagnosticado com condromalacia patelar grau 1, só que faz 6 meses e eu não consigo voltar às atividades normais, fiz a punção do líquido sinovial e a infiltração de corticoide, voltei as atividades após 3 meses de fortalecimento em academia e fisioterapia e no primeiro dia de exercícios aeróbicos meu joelho voltou a inchar, perdi novamente a mobilidade do joelho, será que posso estar tendo o diagnóstico errado???

    1. Oi, Alexandre.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  7. Olá Dr. Os bloqueios de dor parasinpatico efetuado na coluna, são eficazes para o tratamento de plica sinovial ou são somente para dores causadas por outras patologias?

  8. Bom dia doutor Adriano , sou a Givaneide tenho 49 anos ,sempre estou acompanhando você , e eu estou com um problema em meus joelhos que nos exames deu condropatia patelar e pata de ganço , moro aqui em Alagoas estou sendo acompanhada com um médico aqui em Alagoas , e no momento estou com os joelhos inchados , deu um amolecimento nas cartilagens , estou com bolsas sinoval , eu gostaria De saber do senhor qual o procedimento que me indica ?
    E eu tenho uma curiosidade de saber se isso passa , ou sai ?

    1. Oi,Givaneide

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)94754-9183

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  9. Boa tarde Adriano tudo bem ?

    me chamo Danilo Lima, sou do interior de SP. Já tenho os exames em mãos com os laudos
    gostaria de saber se posso te enviar para uma pré analise , antes de marcar uma consulta contigo.
    queria saber também se atende apenas particular ou pelo convenio Porto Seguro

    tenho 28 anos praticante de musculação

  10. Bom dia Dr. Adriano! Durante a Pandemia afastado por pertencer a grupo de risco (obesidade com IMC >40) iniciei atividades de caminhada e trotes em pequena subida em gramados. Ocorre que surgiu um sensação de dor na região lateral interna um pouco baixo do joelho que não me permitia a flexão da perna direita até embaixo (agachamento). Identifiquei uma semelhança grande com os sintomas da Síndrome da Plíca. Não tenho inchaço aparente nenhum apenas a sensação de dor e o impedimento de flexão. Posso fazer gelo e ativar musculo Quadriceps? como posso fazer? alguma orientação? Obrigado!!

  11. Boa Noite Doutor ! Meu joelho incha sem doer. O que pode acasionar isso um inchaço sem inflamação! Plica faz isso ?

    Não inflama e sem dor !

  12. Minha patela ressalta na região superior lateral da patela após um trauma joelho com joelho no futebol, quando faço flexão acima de 90 graus sinto uma ardência muito forte parece que irrita o joelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *