fbpx
 

Seu joelho tem alinhamento varo ou valgo? Saiba como identificar e como funciona o tratamento

Seu joelho tem alinhamento varo ou valgo? Saiba como identificar e como funciona o tratamento

Seu joelho tem alinhamento varo ou valgo? Saiba como identificar e como funciona o tratamento

O joelho é a articulação que é responsável por sustentar grande parte do peso corporal. Devido à sua localização, recebe forças do solo do pé e do quadril. Logo, é imprescindível um alinhamento correto para que haja uma distribuição adequada das cargas e um bom funcionamento. No entanto, em alguns pacientes é possível notar desalinhamentos, sendo o joelho varo e o joelho valgo alguns dos principais e mais problemáticos. 

Por esse motivo, é importante saber como identificar esses desalinhamentos e também como funciona o tratamento em cada caso.

Joelho varo e joelho valgo: Quais são as diferenças e como identificar?

Os joelhos são articulações constituídas principalmente pela união do fêmur com a tíbia e, secundariamente, por ligamentos, tendões, meniscos e articulações que se ajustam a todas essas estruturas anatômicas. Essas articulações estão normalmente alinhadas com os quadris e pés para fornecer estabilidade suficiente e distribuição de carga necessária para ficar em pé e andar.

Por isso, quando falamos de joelho varo e joelho valgo, estamos nos referindo ao desalinhamento do eixo dos joelhos em relação ao plano frontal. Neste sentido, ambos os casos fazem com que o joelho não fique alinhado com a vertical, causando uma má distribuição de peso e gerando estresse para toda a articulação.

E, então, qual a diferença entre eles? Confira:

Joelho varo

Também chamado de geno varo, neste caso a articulação afetada inclina-se lateralmente para fora, fazendo com que um joelho se separe do outro. Quando afeta os dois joelhos, é possível observar as pernas arqueadas em forma de parênteses “()”.

A perna arqueada exerce maior pressão na parte interna do joelho e, em geral, há um alto nível de compressão no menisco interno. Além disso, os ligamentos colaterais internos estão distendidos ou encurtados, enquanto os externos estão alongados.

Joelho valgo

É o desalinhamento do fêmur e da tíbia que faz com que o joelho apresente uma inclinação medial, isto é, para dentro e se encontre com o outro. Também chamado de geno valgo, se ocorrer em ambos os joelhos, as articulações têm a forma de “X” com o quadril deslocado lateralmente, assim como os tornozelos.

Isso exerce maior pressão sobre a superfície externa da articulação. Outro ponto é que, geralmente, os ligamentos colaterais internos se alongam, enquanto os externos se distendem, com encurtamento dos músculos bíceps femoral.

Mas será que o joelho valgo predispõe a condromalácia? Assista a seguir a um vídeo do Dr. Adriano Leonardi sobre o assunto e não se esqueça de se inscrever no canal.

Como identificar?

Embora joelhos curvados ou muito próximos sejam alterações biomecânicas fáceis de detectar, para identificar e ter um correto diagnóstico, é primordial consultar um médico ortopedista. Ele irá observar a posição das pernas do paciente na posição de pé e com os pés paralelos. Dessa forma, é possível observar se os joelhos estão voltados para dentro, para fora ou na posição normal.

Além disso, o médico também pode solicitar a realização de exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética. O objetivo é confirmar o desalinhamento do joelho e verificar se há alguma outra lesão associada.

joelho valgo e joelho varo

E o tratamento, como funciona em cada caso?

De maneira geral, o tratamento do joelho varo e do joelho valgo deve ser orientado pelo médico de acordo com o grau de alteração do joelho, a causa e a idade da pessoa. 

No caso de crianças pode não ser necessária a realização de um tratamento específico, uma vez que o joelho normalmente tende a voltar ao posicionamento normal ao longo do tempo. Porém pode sim ser indicado em caso de alterações muito acentuadas que podem interferir na caminhada ou resultar em artrose ou deformidade definitiva.

Para pacientes mais velhos, contudo, algumas das opções de tratamento para joelho varo e joelho valgo podem incluir a suplementação de cálcio e vitamina D quando o desalinhamento é causado por deficiências nutricionais.

A realização de fisioterapia e exercícios também é fundamental. Afinal, ajuda a fortalecer os músculos e corrigir a posição da articulação.

Em alguns casos, ainda, quando a curvatura é muito acentuada e causa dor e dificuldades para andar, a cirurgia é o método de tratamento mais recomendado para alinhar a articulação.

Para o tratamento de joelho valgo também pode ser recomendada a utilização de órteses no joelho para estimular o desenvolvimento da cartilagem e garantir maior mobilidade.

 

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Agora que você já sabe como funciona para identificar e como é feito o tratamento para joelho varo e joelho valgo, agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi! É rápido e fácil: basta entrar em contato por telefone, WhatsApp ou pelo formulário do site.

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?