fbpx
 

Geno varo e geno valgo: quais as diferenças?

Quais as diferenças entre geno valgo e geno varo

Você sabia que ter joelhos desalinhados aumenta o risco de desenvolver osteoartrite no joelho?

 

+ Artrose tricompartimental do joelho

 

Um joelho perfeitamente alinhado tem seu eixo de carga em uma linha que desce pelo meio da perna, passando pelo quadril, joelho e tornozelo. Quando o joelho não está perfeitamente alinhado, também conhecido como desalinhado, é descrito como:

 

diferenças entre geno valgo e geno valgo

 

Basicamente, o joelho em varo e o joelho em valgo, são desalinhamentos ósseos com direções distintas. No caso do joelho varo, os joelhos são projetados para “fora”, de forma distal. É considerado um joelho varo, aquele em que a angulação, em relação ao ângulo Q, que leva em conta o quadril e tem mais de 180°.

 

No caso do joelho em valgo, o desvio é “para dentro”. Ou seja, os joelhos se aproximam, apontando para a porção medial do corpo.

Características do alinhamento varo do joelho

geno varoSe você tem joelhos em varo, “para fora”, aumenta o risco de artrose medial (região de dentro) do joelho. Além disso, uma vez que a artrose do joelho se desenvolve, é mais provável que ela aumente a incidência do problema, caso não seja tratado.

 

Isso ocorre porque um alinhamento em varo faz com que o eixo de suporte de carga da perna se desloque para dentro, causando mais estresse e força no compartimento medial (interno) do joelho.

 

Embora exista o risco maior de artrose do joelho com alinhamento em varo, se você estiver com sobrepeso ou obeso, o risco é substancialmente maior do que a média.

 

Além do peso, outro fator que aumenta o risco de osteoartrite do joelho é o grau de alinhamento em varo. Um grau mais alto (ou pior desalinhamento) significa uma maior probabilidade de desenvolver osteoartrite nos joelhos.

Características do alinhamento valgo do joelho

O joelho em valgo, quando estes se direcionam ao meio, também podem trazer problemas como a osteoartrite e outras patologias.

 

Isso ocorre porque um alinhamento em valgo desloca o eixo de suporte de carga para fora, causando aumento estresse em todo o compartimento lateral (externo) do joelho.

 

diferenças entre geno valgo e geno valgoO alinhamento em valgo nem sempre é considerado tão grave quanto o alinhamento em varo. Ainda assim, ambas as condições colocam maior estresse nos joelhos, especialmente na cartilagem articular que cobre as superfícies ósseas.

 

É importante observar que, além de danificar a cartilagem articular e causar estreitamento do espaço articular, acredita-se que o desalinhamento do joelho também afete os meniscos, as “almofadas” da cartilagem na articulação entre os ossos.

 

Neste caso, acredita-se que o dano meniscal seja um fator de risco por si só para o desenvolvimento de osteoartrite.

 

+ Salvem meus meniscos!

 

No desalinhamento em valgo, o menisco lateral é afetado, enquanto no desalinhamento em varo, o menisco medial é afetado.

Como é o tratamento do geno varo e valgo?

epifisiodese

Epifisiodese

Durante o crescimento, ambas as deformidades podem ser corrigidas pela inserção de grampos ósseos sobre a cartilagem de crescimento. O procedimento é denominado epifisiodese.

 

Em adultos com menos de 60 anos, existem opções como a osteotomia tibial valgizante para taratar o geno varo ou da femoral varizante para atratar o geno valgo.

 

Para pacientes que não podem ou não desejam passar por um procedimento mais agressivo, a técnica denominada subcondroplstia é uma opção segura e duradoura na  maioria dos casos.

 

+ Subcondroplastia para tratamento de lesões cartilaginosas

 

E o pós-operatorio?

Após um procedimento de osteotomia, você precisará esperar de três a oito meses antes de voltar ao seu nível normal de atividade. Se esse período de recuperação parece assustador, lembre-se de que a cirurgia de substituição total do joelho, que é uma cirurgia de osteotomia e às vezes pode prevenir, geralmente requer até um ano de recuperação.

Saiba Mais

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?