Prevenção da Lesão do Ligamento Colateral Medial – LCM

Home > Joelho > Ligamentos > Lesão do Ligamento Colateral Medial – LCM > Prevenção da Lesão do Ligamento Colateral Medial – LCM

Formas de prevenir lesões no ligamento colateral medial

As lesões ligamentares, em muitos casos, podem ser evitadas ou minimizadas. No caso específico das lesões no ligamento colateral medial, podemos ter algumas práticas que vão ajudar na prevenção de lesões.

 

1- Eliminação do valgo dinâmico

 

Além do valgo, temos ainda um outro quadro, o valgo dinâmico. Neste caso, não há um desvio postural quando a pessoa está parada. Porém, quando há uma extensão de joelho, a articulação é direcionada medialmente. Literalmente, o joelho “se vira para dentro” durante a fase de extensão do joelho.

 

Este é um quadro extremamente comum, principalmente entre as mulheres.

 

Por isso, é fundamental buscar estratégias para melhorar o valgo dinâmico, prevenindo assim, a sobrecarga sobre o ligamento colateral medial.

 

2- Treinamento resistido adequado

 

Uma das formas mais eficientes para evitar lesões ligamentares em geral, é o aumento da força muscular de sustentação. Os 2 itens citados acima, relacionados ao valgo do joelho, por exemplo, pode ser fortemente minimizado com a utilização adequada de exercícios de força.

 

Lógico que o treinamento deve ser feito de forma adequada, com carga e movimentos corretos. Falando especificamente da prevenção às lesões do ligamento colateral medial, o fortalecimento dos músculos do quadríceps e isquiotibiais é fundamental para este quadro. Estes são os músculos que dão a maior sustentação a esta articulação.

 

3- Tome cuidado com exercícios de alto impacto

 

Como o ligamento colateral medial estabiliza o movimento de valgo do joelho, exercícios de alto impacto, podem fragilizar a estrutura. Em quadros como valgo ou valgo dinâmico, isso se torna ainda mais acentuado.

 

Naturalmente que isso é válido apenas para algumas pessoas e que com o treinamento adequado e o fortalecimento bem feito, os riscos são fortemente minimizados.

 

4- Avaliação ortopédica adequada

 

Muitas vezes, existem lesões que poderiam ser evitadas por uma avaliação ortopédica adequada. Muitas vezes, pequenos desvios podem ser facilmente corrigidos e com isso, é possível prevenir maiores problemas.

Estou sentindo dores na parte interna dos joelhos, o que devo fazer?

Primeiramente, é sempre importante procurar pelo auxílio de um ortopedista. Muitas vezes, você não está sentindo uma dor excessivamente forte, mas que pode ser um indício de lesão, tanto do ligamento colateral medial, quanto de um menisco. Como você pode ver, uma lesão de ligamento colateral medial grau I é muito mais simples e rápida de ser tratada do que uma grau III.

 

Se a dor ocorre por causa de um trauma, você deve primeiramente imobilizar a articulação. Além disso, a aplicação de gelo no local também pode auxiliar a minimizar a dor e trazer uma redução de inchaço e derrame sanguíneo (caso ocorra).

 

Após esta abordagem, imediatamente você deve procurar um médico, para que seja realizado um diagnóstico e um tratamento adequado.

 

Sempre procure um ortopedista para avaliar e tratar quaisquer dores articulares.

 

Continue lendo

 

+ O que é a Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Diagnóstico da Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Tratamento Não Cirúrgico da Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Tratamento Cirúrgico da Lesão do Ligamento Colateral Medial