Tratamento Cirúrgico da Lesão do Ligamento Colateral Medial – LCM

Tratamento Cirúrgico da Lesão do Ligamento Colateral Medial

ligamento colateral medial operadoA Intervenção cirúrgica de reconstrução do ligamento colateral medial é indicada quando se observa instabilidade no exame físico em pessoas ativas e existe retração de seus cotos nas imagens da ressonância magnética. O consenso é que as lesões combinadas do ligamento colateral medial e do LCA ou LCP exigiria sempre a reconstrução.

 

De maneira semelhante a outros ligamentos do joelho, a operação de reconstrução do ligamento colateral medial envolve a inserção de enxertos tendíneos. Quando retirados do próprio paciente, chamamos de autoenxerto.

 

Os mais comuns são os tendões grácil e semitendineos que, depois de preparados, são fixados na região de dentro do joelho, conferindo nova estabilidade.

Recuperação Pós-Operatória

Inicialmente, para proteger o ligamento recém reconstruído, utilizamos um imobilizador de joelho (brace) e o uso de 1 par de muletas. A seguir, inicia-se o programa de reabilitação incluindo a fisioterapia e o programa de transição ao esporte. Lesões isoladas de grau 3 ainda permitem excelente retorno aos níveis de atividade em 6-9 meses.

De volta aos esportes

O retorno aos esportes é permitido quando os testes de agilidade específicos daquela modalidade esportiva são concluídos confortavelmente. Geralmente, isso requer 90% de retorno de força comparado ao joelho contralateral. As entorses de grau 1 e 2 geralmente permitem voltar a jogar dentro de 1-2 semanas. Lesões de grau 3 geralmente requerem pelo menos 6 a 9 meses, caso a cirurgia tenha sido indicada. Quando se opta por não operar, o retorno gira em torno de 6 a 8 semanas.

 

Continue lendo

 

+ O que é a Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Diagnóstico da Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Tratamento Não Cirúrgico da Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Prevenção da Lesão do Ligamento Colateral Medial