Diagnóstico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior – LCA

Diagnóstico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Todo diagnóstico da ruptura do ligamento cruzado anterior começa com uma história detalhada do momento da ruptura.

 

Diagnóstico da Ruptura do Ligamento Cruzado AnteriorEm geral, ou há relato de entorse do joelho, ou que esticou demais tentando alcançar uma bola, ou que torceu numa descida de vôlei, ou até mesmo em acidentes de ski.

 

A seguir, o médico realiza as manobras ou testes ligamentares em busca de dor e bloqueios em instabilidade. Muito importante que o lado contralateral seja também examinado, especialmente em mulheres, pois, por possuírem maior frouxidão dos ligamentos do joelho, pode haver confusão e gerar falsos resultados positivos.

 

As manobras mais populares são:

 

Teste de Lachman

Com o joelho flexionado a 30 graus, testa-se a estabilidade.

 

Teste da Gaveta Anterior

Estamos com o joelho flexionado a 90 graus.

 

Teste do Pivot-Shift

Rodamos a tíbia para dentro e testamos a estabilidade. Positiva se notarmos que a tíbia vai para frente quando se começa a flexionar o joelho e volta rapidamente quando a flexão passa dos 30 graus.

 

Se houver outras estruturas lesionadas além do ligamento cruzado anterior, muitas vezes as manobras causam muita dor. Por este motivo, o paciente deve ser reexaminado semanalmente.

 

Diagnóstico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

 

A seguir, solicitamos exames de imagem, sendo o padrão-ouro a ressonância magnética.

 

Neste exame, se houver a ruptura do ligamento cruzado anterior, vemos o ligamento deitado, bastante líquido (sangue) dentro da articulação e se outras estruturas foram também lesadas como meniscos, cartilagem do joelho e ligamentos colaterais medial ou lateral.

 

Diagnóstico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

A imagem da ressonância mostra uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior, que aparece deitado e fora de seu leito original, circundado pelo circulo amarelo

 

Em geral, o médico radiologista descreve no laudo termos como “desinserção completa das fibras proximais do ligamento cruzado anterior, inferindo ruptura (lesão) completa”, “verticalização do ligamento cruzado posterior”, “derrame articular volumoso”.

 

Continue Lendo

 

+ O que é o Ligamento Cruzado Anterior

+ Tratamento Não Cirúrgico do Ligamento Cruzado Anterior

+ Tratamento Cirúrgico do Ligamento Cruzado Anterior

+ Recuperação da Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior