Dr. Adriano Leonardi

Artigos

10 perguntas frequentes sobre a infiltração com ácido hialurônico

  1. O que é a Visco-suplementação?

 infiltração com ácido hialuronico

Visco-suplementação é um procedimento que injeta ácido hialurônico em um joelho com algum grau de doença cartilaginosa. O ácido hialurônico é normalmente produzido pelas celulas da membrana das articulações. Em doenças cartilaginosas, em especial na artrose (quando a articulação desgasta), a superfície dos ossos tornam-se ásperas, o fluído torna-se mais fino, e o espaço entre os ossos se torna menor. O ácido hialurônico é uma substância gelatinosa cuja função primordial é amortecer e lubrificar a articulação do joelho.

 

 

2. Que produtos existem no Mercado e quais as diferenças entre eles?

Existem muitos produtos atualmente no Mercado. Alguns já lançados há um certo tempo e, outros mais novos.

 

Quanto à sua produção, são divididos por:

  • Origem aviária: a partir de matéria-prima animal (crista de galo). Apresenta potencial alergogênico devido aos antígenos aviários. Produtos de origem aviária do mercado nacional: Polireumin® e Synvisc®;
  • Origem não aviária, ou fermentados por bactérias (Streptococcus zooepidemicus) através da biofermentação. Menor potencial alergogênico: Suplasyn®, Fermathron®, Orthovisc®, Osteonil® e Viscoseal® .

 

+A infiltração de joelho com ácido hialurônico pode acelerar o tratamento da condromalácia patelar

 

Quanto ao Peso molecular:

  • “Baixo peso molecular”, entre 0,5 e 1 x 106Da, entre eles: Suplasyn®, Polireumin®, Fermathron® e Suprahyal®; “Peso molecular intermediário”, entre 1 e 1,8 x 106Da:
  • Osteonil®, Orthovisc® e Viscoseal®; e
  • “Alto peso molecular”, com 6×106 Da: Synvisc® .

Apesar de controverso, o peso molecular, a concentração e a presença de ligações cruzadas teriam influência positiva nos resultados da viscosuplementação. Quanto maior o peso molecular, maior seria o tempo de permanência do produto na articulação e, quanto menor, maior seria seu poder de penetração no tecido cartilaginoso.

 

3. Quem pode ser considerado como um bom candidato para o Visco-suplementação?

Os candidatos para visco-suplementação incluem:

  • Os indivíduos que têm, dor no joelho crônica persistente apesar de terem feito tratamento conservador, incluindo: fisioterapia, injeções de cortisona, modificação de atividade, perda de peso, anti-inflamatórios não-esteróides e analgésicos.
  • Indivíduos que não podem tomar não anti-inflamatórios, como, por exemplo, aqueles que têm uma história de gastrite e úlceras gástricas ou doenças renais .
  • Indivíduos para os quais a cirurgia não é uma opção ou para aqueles que gostariam de adiar a cirurgia.

 

Os candidatos que devem evitar visco-suplementação incluem:

  • Pessoas alérgicas a produtos de aves, no caso do produto Synvisc.
  • As mulheres que estão grávidas ou amamentando. A segurança e eficácia deste tratamento não foi demonstrado nesse grupo populacional

+ Infiltração do quadril: uma alternativa para o retorno ao esporte pacientes jovens com artrose de quadril

 

4. Como é feito o procedimento?

hyaluronicacidinjectionsO procedimento é realizado no consultório sob condições estéreis (assepssia e antissepssia). Cada tratamento deve levar apenas alguns minutos. Dependendo do produto, realiza-se uma vez por semana durante 3-5 semanas. Ou, em aplicaçoes únicas.

 

 

 

5. Terei de restrições após a aplicação?

Recomenda-se evitar qualquer atividade de suporte de peso extenuante ou prolongada durante os dois primeiros dias após cada aplicação. Você poderá retornar ao trabalho e atividades diárias normais imediatamente após o procedimento. Na dia da aplicaçao, recoemenda-se gelo com duraçao de 20 minutos, se você sentir qualquer desconforto.

 

6. Quanto tempo vai demorar antes de eu ver os resultados? Quanto tempo vai durar?

Sendo bem indicada, a grande maioria das pessoas começa a sentir os resultados após a primeira aplicação, mas muitas vezes, as melhorias são graduais, sendo os benefícios percebidos após a terceira aplicação. Os resultados do tratamento geralmente duram de 6 meses a um ano, mas é possível sentir um alívio para até 3 anos. O tratamento pode ser repetido a cada 6 meses, e tantas vezes quanto necessário.

 

7. Há algum efeito colateral?

Os efeitos colaterais podem incluir dor, inchaço, calor, erupção cutânea, coceira e / ou vermelhidão. Estas reações são geralmente leves e não duram muito tempo. Estes efeitos secundários ocorrem, geralmente, em 3-5% de aplicações e são considerados auto-limitadas. Produtos de origem aviária tem maior potencial de levar a esta condição, também denominada de SINOVITE. Se for necessário, pode-se puncionar a articulação. A análise laboratorial do líquido sinovial irá confirmar que não se trata de infecção.

A infecção articular ocorre 1 em 10.000 aplicaçoes e depende diretamente dos criterios de assepssia e anti-sepssia utilizados pelo médico. Sinais de infecção em que se necessita avaliação urgente do medico incluem: febre, aumento de volume articular, calor, rubor, dor intensa e latejamento.

 

8. Que efeitos se espera com a visco-suplementaçao?

Biomembrana no tratamento de lesão cartilaginosaAlém da melhoria da lubrificação articular, espera-se também:

*Redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose.

*Estímulo da produção do próprio acido hialuronico (endógeno), com melhoria da viscosidade do liquido sinovial.

*Estabilização da degradação da matriz cartilaginosa.

*Estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II.

*Ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada .

 

9. A viscossuplementação substitui uma cirurgia?

De maneira nenhuma!

Ela é considerada hoje uma grande ferramenta que auxilia o tratamento da doença cartilaginosa. Alguns casos de artrose mais avançada com deisvio de eixo (pernas tortas) e que cursem com instabilidade (falseio) tem indicacao absoluta de tratamento cirúrgico como a osteotomia ou a prótese total.

 

10. O procedimento é realizado apenas no joelho?

A viscossuplementação foi, inicialmente desenvolvida ao joelho. Porém, com o passar do tempo e com melhor compreensão dos seus efeitos, produtos também foram criados para outras articulações. Alguns em menor quantidade e com diferença de concentração. Algumas articulações como o quadril, cotovelo e o ombro devem ser abordadas sob auxílio de ultrassonografia. Hoje, a viscossuplementação pode ser feita em: joelhos, quadris, tornozelos, pequenas articulações como matatarso-falangeanas, punho, ombro, cotovelo e articulações facetárias da coluna vertebral.

 

dr-adriano-leonardi-especialista-do-joelhoDR. ADRIANO LEONARDI

Médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho. Médico e fisiologista do esporte. Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Ambientes Remotos e Esportes de Aventura. + Conheça o Profissional

22 comentários

  1. Joseléa - 10 de maio de 2016 17:15

    O tratamento é particular, moro em Belém – Pará.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 10 de maio de 2016 19:38

      Boa tarde,dna Joseléa

      Para passar em consulta comigo, o endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
    • Léa Aruh - 29 de julho de 2016 00:49

      Ola Dr. gostei muito deste artigo,aonde fala do tratamento com ácido hialurônico,já fiz infiltrações,e sei que é realmente,como você se perguntasse,”eu estava sentindo dor?” pois a dor passa ,e eu pelo menos,demorou bastante tempo ser ter que sentir aquela dor ,que só quem tem artrose sabe,mas eu trabalho pro estado ,e possuo o convenio do IAMSPE,que nos trata com um descaso ,o chefe da equipe ,coloca seus residentes para nos fazer de cobaias,tanto que tomei uma infiltração que quase me deixou aleijada.Como faço para passar em um especialista como o sr..Me ajude Dr por favor.
      Obrigada
      Léa

      Responder
      • Dr. Adriano Leonardi - 29 de julho de 2016 11:44

        Oi, Léa!
        Será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

        Rua Bento de Andrade,103
        Ibirapuera SP/SP
        Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

        Att

        Dr Adriano Leonardi

        Responder
  2. Jose - 24 de junho de 2016 19:19

    Muito bom, minhas dores sumiram.

    Responder
  3. Marcos - 7 de outubro de 2016 03:34

    O medicado suprahyal tem o mesmo efeito dos outros?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 7 de outubro de 2016 17:11

      Oi, Marcos.
      Este medicamento tem baixa viscosidade comparado aos demais produtos no mercado e, portanto, efeito com menor durabilidade.
      É mais barato e, por este motivo, é “empurrado”por planos de saúde.

      Responder
  4. Fernando J SIlva - 17 de novembro de 2016 12:25

    Dr jogo basquete a mais de 25 anos , hoje estou com 40 anos de idade e a pelo menos 10 anos sinto um desconforto nos joelhos e no exame de ressonância apareceu desgaste de patela grau 4. este procedimento é indicado?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 17 de novembro de 2016 15:50

      oi, Fernando!
      Se, apos exame fisico for constatado que a origem de sua dor é CARTILAGINOSA, provavelmente sim.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
  5. Alessandra - 18 de novembro de 2016 20:16

    Boa noite Doutor Adriano!
    Meu pai tem 70 anos, hipertenso, diabético tipo 1 (usa insulina), ele sofre a anos com desgaste no joelho, no entanto ele já vez a uns 8 anos atrás a infiltração, mas é uma pessoa ativa e hoje está sofrendo muito com a dor intensa.
    Gostaria de saber se há contra indicação devido aos problemas da hipertensão e diabetes, e se caso marque uma consulta podemos realizar a primeira infiltração?
    No aguardo agradeço

    Alessandra Martins

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 19 de novembro de 2016 11:40

      Oi, Alessandra.

      Se, apos exame fisico, for constatado que ele tem indicação de realizar o procedimento, não ha contra-indicação, desde que a diabetes esteja controlada.
      É possível sim realizar a infiltração em uma primeira consulta.

      Responder
  6. ALEXANDRA NEVES - 3 de fevereiro de 2017 22:27

    APÓS FAZER ESTE PROCEDIMENTO E O DEVIDO TEMPO DE RECUPERAÇÃO, O PACIENTE PODERÁ VOLTAR A CORRER NORMALMENTE?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 6 de fevereiro de 2017 10:50

      Este é um procedimento para retorno ao esporte.
      No mesmo dia da aplicação, é contra-indicado que o paciente corra.
      Mas, apos 48h, havendo melhoria, esta liberado.

      Responder
  7. Sid - 9 de fevereiro de 2017 16:37

    Dr boa tarde.quanto custa a infiltração ,?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 10 de fevereiro de 2017 13:03

      Queira por gentileza se informar nos telefones (11)2507 9021 e 2507 9024 .

      Responder
  8. Glauco A Oliveira - 10 de fevereiro de 2017 17:44

    O medicamento Polireumin® é tão inferior aos outros devido a questão do peso molecular? Há diferenças em termos de adaptação do organismo, ou seja, mesmo um medicamento de baixo peso molecular pode funcionar? Fazer em associação com a fisioterapia potencializa os resultados?
    Obrigado.

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 13 de fevereiro de 2017 14:45

      Oi, Glauco.
      Particularmente, eu nao gosto e não uso o produto que vc citou.
      Todos os acido hialuronicos de baixo peso molecular tem o poder de penetrar no tecido cartilaginoso e promover o efeito biológico desejado. Mas, muitas vezes, para estes produtos de baixa viscosidade, são necessárias muitas aplicações, potencializando-se os riscos inerentes a uma infiltração articular.

      Responder
  9. Francisco - 21 de abril de 2017 14:29

    Dr. Adriano, em face de a viscossuplementação ser um tratamento relativamente recente, existem pesquisas a respeito da ação desses medicamentos no fígado. Há relatos de problemas hepáticos causados por esses fármacos?

    Responder
  10. Antonio Paulo de Moraes Bourroul - 25 de abril de 2017 21:30

    Dr. Adriano, gostaria de saber se o Sr. atende algum plano de saúde (no meu caso CASSI) , e, caso negativo, gostaria de saber custo do procedimento e valor da consulta. Grato A.Paulo

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 26 de abril de 2017 20:24

      Boa tarde,Antonio
      Agradeço o contato pelo site.

      Para um melhor atendimento e seguimento de meus pacientes, não atendo a planos de saúde.
      Para os pacientes que atendo, tanto as consultas qto os procedimentos cirúrgicos são reembolsáveis.

      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer poder te ajudar.

      Tels:

      (11) 2507 9021
      (11) 2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

      Responder
  11. sidmar - 26 de abril de 2017 00:37

    boa noite tenho artrose no tornozelo pode ser realizado este procedimento?

    Responder
    • Dr. Adriano Leonardi - 26 de abril de 2017 20:23

      Sim.
      Inclusive, existem produtos para pequenas articulações como punho e tornozelo.
      Costumo realizar bastante em meu consultório.

      Responder

Comente