A cartilagem do joelho é um tecido que cobre, amortece e protege a articulação. Ela evita que os ossos tenham um atrito excessivo entre si. Quando se desgasta, deixa de cumprir sua função e diminui a proteção dos ossos. Como resultado, você pode sofrer com os sintomas de cartilagem do joelho desgastada. Isso ocorre porque essa articulação tem que suportar o peso do corpo e dos objetos que carregamos, quando permanecemos em pé ou quando nos movemos caminhando, correndo, subindo ou descendo escadas.

Apenas R$ 37,90

Mas quais são esses sintomas? Continue lendo para descobrir!

Confira alguns dos principais sintomas de cartilagem do joelho desgastada

Embora a cartilagem seja resistente e flexível, é relativamente fácil de danificar. Dito isso, pacientes com danos a esse tecido podem sofrer com os sintomas de cartilagem do joelho desgastada que descrevemos a seguir:

Dor

Entre os sintomas de cartilagem do joelho desgastada, um dos principais é justamente dor na articulação. Em alguns casos, surge como uma sensação de incômodo ou desconforto, mas pode ser muito forte, especialmente pela manhã.

Inchaço

A maioria das lesões que causam o desgaste da cartilagem resulta em pelo menos algum grau de inflamação e inchaço. Esse inchaço pode ser visto a olho nu, bem na região da rótula.

Limitação de mobilidade

Outro sintoma do desgaste cartilaginoso é uma sensação de travamento no joelho, que interfere na capacidade de ficar em pé ou andar. Afinal, como a cartilagem desempenha um papel importante no movimento do joelho, o desgaste pode causar dificuldade para caminhar normalmente ou fazer movimentos diários.

Rigidez

Você pode sentir o seu joelho ficar rígido devido à sobrecarga muscular. Isso deve ser avaliado e tratado o mais rápido possível, pois pode levar a ruptura do menisco.

Fraqueza

Como já deve ter dado para perceber, a cartilagem do joelho desgastada pode afetar a sua articulação de muitas maneiras diferentes. Assim, você também pode ter uma sensação de instabilidade e fraqueza.

Por que esses sintomas ocorrem?

Uma vez desgastada a cartilagem, o osso logo abaixo de seu leito, conhecido em linguagem médica como osso subcondral se torna sobrecarregado e sofre uma inflamação também conhecida em nosso meio como edema ósseo ou fratura subcondral. O osso, ao contrário da cartilagem é muito inervado, gerando dor.

Os debris de cartilagem lançados dentro da articulação geram uma reação inflamatória, podendo inclusive inchar o joelho. O processo inflamatório é chamado de sinovite e também é responsável pela dor.

E o tratamento?

Como já dito em diversos artigos, o tratamento do desgaste envolve recursos como a fisioterapia, a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) e tratamento cirúrgico em técnicas como a mosaicoplastia, micro-fraturas, transplante de cartilagem e membrana de colágeno.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

A cartilagem não possui vasos sanguíneos ou nódulos linfáticos. Consequentemente, é muito difícil se regenerar. Nesse sentido, uma vez que os sintomas de cartilagem do joelho desgastada aparecem, é muito difícil para eles irem embora sozinhos ou em repouso. 

Por esse motivo, é necessário procurar um especialista para receber o tratamento adequado. Portanto, agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Adriano Leonardi, médico ortopedista especialista em joelho!

Confira o vídeo a seguir sobre Lesões da Cartilagem do Joelho.

Aproveite e se inscreva em meu canal para acompanhar os vídeos sobre cartilagem do joelho.

Postagens similares

8 Comentários

    1. Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te EXAMINAR minuciosamente.

      Será um prazer. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
      wzpp (011) 94006-5262

  1. Boa noite doutor?
    Trabalho com meio ajudante de padeiro e em 2022 eu passei a ter dores no joelho direito a ponto de não poder colocar o pé no chão. Fiquei em repouso e depois tomei um antiinflamatório e não sinto mais nada. Porém agora há pouco tempo passei a sentir dor no joelho esquerdo na lateral. Tomei antiinflamatório que só aliviou a dor.
    Eu já havia sentido essa dor há muitos anos mas passou e agora nós meus 54 anos voltou.

  2. Olá Dr, me chamo Elisangela, tenho Condromalácia patelar com grau 3 e 4 em ambos os joelhos. Descobri com 34 anos quando tive crises imensas de dores. Fiz fisioterapia por 1 ano, nao fui à academia na época fazer exercícios. Hoje tenho 51 e estou novamente em crises de dores. Comecei há pouco tempo, fazer exercícios p fortalecer a musculatura para depois ganhar músculos nas coxas e glúteos. Moro em Portugal e vou às vezes ao Brasil, sou de Curitiba. Teria como me orientar por uma consulta mesmo q fosse online? Não encontrei informações sobre a condromalácia aqui, apenas sobre artrose.
    Obrigada.

    1. Oi, Elisangela
      Muito prazer.
      Como você mora fora de São Paulo, o agendamento de consulta on-line ( telemedicina) é (11) 93442-5190
      Basta entrar em contato que a Cláudia, minha secretária te informa como funciona e faz o agendamento.
      Será um prazer poder te atender.
      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *