03 jan 5 mitos sobre a condromalácia patelar
Muito comum em jovens atletas, a condromalácia é uma lesão que atinge a cartilagem presente no joelho, causando muita dor, inchaço, creptação, estalos e limitação de movimento. Devido à sua alta incidência, essa lesão é uma das mais estudadas na medicina do esporte, e de acordo com estudos recentes, ela está diretamente ligada à distúrbios biomecânicos e anatômicos, sendo mais incidente entre as mulheres.
Leia também: Condromalácia tem cura?
Como é um termo muito difundido na atualidade, muitas informações incorretas acabam sendo divulgadas na mídia, causando desinformação e propagando terapias, medicamentos, dietas e tratamentos pouco eficazes para a condromalácia. Para te ajudar a separar o que é “fake News” do que é fato, trouxemos os cinco principais absurdos que são divulgados sem fundamento científico.
-
Índice
Colágeno, glicosamina e condroitina vão regenerar minha cartilagem – Mito
Muito divulgada como forma de regenerar a cartilagem, essa terapia acabou sendo derrubada por estudos que demonstraram que a Glicosamina e condroitina não tem nenhum efeito real no tratamento da condromalácia, tendo um efeito de placebo. Esses estudos foram realizados por pesquisadores sem vínculos com a indústria farmacêutica, com alto nível de confiabilidade (nível 1 de evidência).
Além disso, esse tipo de “tratamento” está relacionado ao aumento de peso dos pacientes, e à predisposição ao desenvolvimento de diabetes.
-
Quem tem condromalácia patelar não pode praticar exercícios – Mito
É possível encontrar na internet, diversos materiais em vários sites e blogs sem embasamento científico, recomendando a interrupção total da prática esportiva para quem sofre de condromalácia patelar. Na verdade, esse é um dos maiores mitos acerca desse tipo de lesão, pois a prática de exercícios pode trazer inúmeros benefícios para o tratamento.
Exercícios com orientação profissional e executados da forma correta, ajudam no fortalecimento da musculatura e estimulam a secreção de interleucina anti-inflamatória intra-articular. Para que a prática seja benéfica, o tratamento deve contar com a comunicação entre os profissionais relacionados, como educador físico, médico e fisioterapeuta. Dessa forma é possível reduzir o avanço da degradação e melhorar a qualidade de vida do paciente.
-
A única solução para condromalácia é a reabilitação e não se opera mais nesses casos – Mito
É claro que na grande maioria dos casos a reabilitação consegue alcançar excelentes resultados, mas existe a possibilidade de intervenção cirúrgica para os casos mais extremos. A cirurgia costuma ser realizada quando a lesão já está cronificada em pacientes com erosão cartilaginosa focal e em indivíduos mais velhos.
-
Quem tem condromalácia não pode praticar corrida de rua – Mito
Com a reabilitação, fortalecimento muscular e acompanhamento médico, quem possui condromaEu aprofundácia consegue praticar a corrida de rua sem problemas. Contudo, é necessário respeitar o período de transição necessário para um retorno seguro ao esporte, sempre com acompanhamento médico. Ja falei sobre isso neste artigo sobre Condromalácia Patelar na corrida de rua.
-
Infiltração com ácido hialurônico é uma solução paliativa para condromalácia patelar
Embora seja muito difundida na internet, a terapia com infiltração de ácido hialurônico nas fases iniciais da condromalácia é contraindicado. Estudos comprovam que esse tratamento apresenta muitos benefícios em casos de lesões mais avançadas, proporcionando um melhor controle da dor e da inflamação.
Leia também: Infiltração de joelho com ácido hialurônico pode acelerar o tratamento da condromalácia patelar
Para aprofundar mais este tema, veja este vídeo do meu canal no YouTube!
Não há comentários