fbpx
 

Cartilagem do joelho gasta: veja essas dicas para reduzir a dor

Cartilagem do joelho gasta veja essas dicas para reduzir a dor

Cartilagem do joelho gasta: veja essas dicas para reduzir a dor

A cartilagem articular é um tecido resistente e flexível que cobre a superfície das articulações, agindo como um amortecedor e permitindo que os ossos deslizem uns sobre os outros. Contudo, ela pode ser danificada como resultado de uma lesão repentina, como um entorse de joelho, ou de um desgaste gradual resultante de doenças degenerativas, como a condromalacia ou a artrose. Independentemente de qual for a causa, a cartilagem do joelho gasta pode causar sintomas como dor, inchaço e perda de mobilidade.

Cartilagem do joelho gasta: o que fazer para reduzir a dor?

O joelho é a maior articulação do corpo e uma das mais importantes. Suporta grande parte do peso corporal e é essencial para desfrutar de mobilidade funcional. Isso porque, como em todas as articulações, os seus ossos são revestidos por uma camada de cartilagem que permite movimentos suaves e sem fricção.

Porém, quando a cartilagem se desgasta, os ossos que compõem a articulação podem “colidir” uns com os outros, produzindo uma variedade de sintomas. Por isso, se você quer saber o que pode ajudar a reduzir a dor da cartilagem do joelho gasta, confira a seguir algumas dicas:

Pratique atividade física

Você pode não sentir vontade de ser ativo quando sente dor devido à cartilagem do joelho gasta, mas a atividade física de maneira geral é extremamente benéfica para as articulações. Embora muita gente ache que exercício faz mal a quem tem problemas articulares, vale ressaltar que se exercitar de forma orientada permite o alívio da dor em curto prazo.

Obviamente, estamos falando de atividades leves a moderadas. Exercícios físicos de alto rendimento devem ser evitados, pois a sua prática por tempo prolongado pode acarretar um desgaste cartilaginoso mais acelerado.

Caminhar e andar de bicicleta são boas opções. Ou, ainda, você pode optar por exercícios aquáticos, por exemplo.

Faça compressa de água quente ou fria

Cada joelho se adequa melhor a uma temperatura. Quando o paciente tem condropatia avançada como a artrose, a  compressa de água quente nas articulações ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, alivia a dor, relaxa a musculatura e solta as articulações rígidas. Por outro lado, em doenças em estágios iniciais ou extremamente inflamadas, com água no joelho, a compressa de água fria pode reduzir a inflamação da articulação, o que também pode ajudar a aliviar a dor.

Use calçados adequados

Sim, usar o tipo certo de calçado pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto. Para isso, o sapato deve ser resistente e oferecer um apoio maior para o pé, dando estabilidade para ele. Assim, o mais indicado é que tenha sola grossa que absorva a força do impacto contra o solo ao caminhar. Evite calçados sem nenhum amortecimento e com sola flexível.

Procure tratamento médico

Quando você se depara com uma dor persistente no joelho, é extremamente importante procurar um médico ortopedista para determinar o grau de degeneração. Os exames de imagem solicitados por esse profissional permitirão saber o estado da cartilagem do joelho e, a partir disso, escolher o método de tratamento adequado para o seu caso.

Para alívio de dor do desgaste da cartilagem, seu médico poderá te prescrever analgésicos, antiinflamatorios e fisioterapia.

Faça fisioterapia

O ortopedista pode recomendar que você faça sessões de fisioterapia para aliviar a dor causada pela cartilagem do joelho gasta. É muito importante seguir a recomendação médica, pois a fisioterapia é uma forma de obter um acompanhamento individualizado, com um programa de exercícios para fortalecer e alongar os músculos ao redor da articulação, aumentar a amplitude de movimento e diminuir a dor.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Para aliviar a dor causada pela cartilagem do joelho gasta, é fundamental procurar um ortopedista especialista em joelho. Esse médico poderá passar todas as orientações necessárias, solicitar os exames e indicar o método de tratamento mais adequado. Isso é fundamental para que você tenha uma melhor qualidade de vida. Portanto, agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

5 Comentários
  • Daiane
    Postado as 00:00h, 08 fevereiro Responder

    Há muitos anos tenho dor e inchaço no joelho esquerdo, inclusive fiz tratamento fisioterapêutico por um tempo, mas ainda dói. O diagnóstico da ressonância foi Condromalacea Femuro Patelar. Não sei o que fazer. Quando a dor aparece, o único remédio eficaz pra mim é o gelo. Já tem 14 anos que sofro com isso. Atrapalhou demais a minha vida. Quero correr. Preciso de ajuda.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 17:42h, 14 fevereiro Responder

      Oi, Daiane

      Obrigado por sua participação.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
      Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.

  • Lucimar Rocha
    Postado as 23:23h, 25 março Responder

    Boa noite
    Já fiz Ressonância e iniciei fisioterapia,minhas dores começaram em 5 de fev 2022, Só sinto segurança c joelheira p andar na rua..
    Ando puxando da perna esquerda..

    Lucimar Rocha

  • Maria Emília
    Postado as 13:20h, 26 abril Responder

    Olá doutor tenho desgaste na castilagem faço fisioterapia mais ainda sim dói e incha ..só q eu jogo futebol

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?