fbpx
 

Descubra quais são as funções da cartilagem

Descubra quais são as funções da cartilagem

Descubra quais são as funções da cartilagem

Provavelmente você já ouviu pelo menos falar no nome desse tipo de tecido conjuntivo fibroso que é firme, porém flexível, e uma parte essencial de muitas das estruturas do corpo. Porém, o que muita gente não sabe é quais são as funções da cartilagem

No entanto, isso não tem problema, já que esse assunto é justamente o tema do nosso artigo de hoje. Portanto, continue a leitura!

 

Funções da cartilagem: veja a seguir quais são

A cartilagem serve a vários propósitos, dependendo de seu tipo e localização no corpo. Por exemplo, ela dá forma para órgãos como as orelhas e as narinas. Assim, mantendo-os rígidos, mas flexíveis. 

Também une as costelas ao osso do peito (esterno) e fornece flexibilidade à caixa torácica para permitir a expansão do tórax durante a respiração. Outra função é ajudar a manter a traqueia aberta e flexível.

Mas, quando se trata das articulações, as funções da cartilagem incluem:

  • Absorver o impacto do movimento;
  • Ajudar a dispersar o peso corporal;
  • Amortecer todas as articulações;
  • Reduzir a fricção entre os ossos;
  • Suportar e distribuir as cargas que são transmitidas entre as superfícies;
  • Permitir um movimento de deslizamento suave praticamente livre de atrito.

 

Por que isso é importante?

A maioria de nós dá valor aos movimentos suaves e indolores que usamos para pôr uma mesa, abrir uma porta ou caminhar até o ponto de ônibus, por exemplo. Cada uma dessas atividades diárias envolve várias articulações do corpo. Os ossos se movem um contra os outros em nossas articulações quando abrimos e fechamos nossa mão, dobramos nosso cotovelo e estendemos nossa perna para dar um passo. 

Normalmente, não temos sensação de atrito durante esses movimentos, graças às funções da cartilagem em nossas articulações. Por isso, quando ocorre uma lesão ou existe uma condição que cause o desgaste cartilaginoso, como artrose ou condromalácia patelar, o paciente pode sentir diversos sintomas.

Tais sintomas, que precisam ser avaliados e tratados para que não comprometam a qualidade de vida do paciente, incluem:

  • Dor nas articulações;
  • Rigidez;
  • Inchaço;
  • Travamento;
  • Redução da amplitude de movimento.

Sem tratamento, além das funções da cartilagem ficarem comprometidas, isso ainda pode levar a uma degeneração adicional. Fazendo, então, com que os ossos das articulações se esfreguem uns contra os outros. Neste contexto, esporões ósseos também podem se formar, aumentando a dor na articulação.

 

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Como se trata do principal tipo de tecido conjuntivo visto em todo o corpo, as funções da cartilagem são extremamente benéficas e importantes para o corpo. Esse tecido serve a uma variedade de propósitos estruturais e funcionais e existe em diferentes tipos de articulações, ossos, coluna, pulmões, orelhas e nariz.

Consiste em células chamadas condrócitos que se misturam com colágeno e, às vezes, fibras de elastina que formam uma matriz. Além disso, é mais macio e flexível do que os ossos.

Porém, pode ser danificada de várias maneiras. Um acidente pode causar danos diretos à cartilagem de uma determinada articulação. Com o tempo, o desgaste da vida cotidiana também pode danificar a cartilagem. Por esse motivo, é primordial fazer um acompanhamento com um ortopedista especialista em joelho. Dito isso, agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Adriano Leonardi!

 

Aproveite também para acompanhar o vídeo abaixo e descobrir mitos e verdades sobre lesões da cartilagem do joelho:

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?