O que é Condromalácia patelar?

Você provavelmente já deve ter visto em muitos lugares como academia, parques, ambientes de treinamento e de esportes, pessoas usando joelheiras. Ao perguntar para a pessoa que joelheira é essa, pode ouvir que ela está tratando uma Condromalácia e que isso faz parte do tratamento. 

Condromalácia patelar: Será que realmente a joelheira entra em seu tratamento? 

Qual seria a melhor joelheira? Uma joelheira com elástico? Com trava? Com burado na frente? Uma joelheira magnética? Qual seria melhor? 

Condromalácia patelar: usar joelheira funciona?

O que é a condromalácia? Por definição, a condromalácia significa amolecimento da cartilagem do osso denominado patela. Este osso fica bem na frente do joelho e é conhecido popularmente como a “bolacha do joelho”. O nome condromalácia vem da aglutinação de chondros (cartilagem) e malacea (amolecimento) do latim. Acomete muito mais mulheres que homens, comuns em atletas de corrida de rua. 

Sabe-se que a condromalácia está ligada a qualidade ruim do movimento do indivíduo. Por exemplo, quando o indivíduo começa a fazer uma atividade física e a relação quadril-joelho-tornozelo é totalmente alterada e quando a pessoa tem alguns fatores intrínsecos, ou seja, a anatomia da pessoa é alterada (é possível ver isso através de alguns índices topográficos) a patela começa a fazer pontos de pressão anormal e o deslize começa a ficar alterado. A cartilagem, então, não resiste a essa pressão e acaba fissurando ou fraturando. 

A condromalácia começa primeiro com o amolecimento e depois uma fibrilação, chega a camada intermédia, depois chega a camada profunda, o que chamaremos de Condropatia Grau IV quando chegar ali. 

TRATAMENTO DA CONDROMALÁCIA PATELAR

O tratamento da condromalácia é multifatorial e multidisciplinar. Primeiro é importante identificar de onde está vindo aquele problema, se ele é anatômico e biomecânico ou se existe algum erro de treinamento da pessoa, depois começa o período regenerativo.

No período regenerativo, tanto o médico quanto o fisioterapeuta tem como objetivo tirar a dor do paciente e fazer a ativação daquela musculatura que estava trabalhando de maneira errada.

A depender do grau de condromalácia ou condropatia, a infiltração com ácido hialurônico é bastante útil para alívio da dor e induzir ao catabolismo cartilaginoso. Saiba mais: Condromalácia patelar: 10 motivos que impedem sua melhora.

Período de Fortalecimento Muscular 

Nessa fase, o profissional de educação física entra em ação e o mesmo precisa ser muito treinado e entender exatamente de onde estão vindo esses erros biomecânicos. No final dessa ativação e desse trabalho de fortalecimento, o treinador faz a Transição ao Esporte.
Nesse processo final, o paciente é preparado para voltar a correr, pedalar, jogar bola, além de fazer um treino preventivo para que a pessoa não volte a ter aquele distúrbio de movimento (o erro na movimentação que o fez iniciar a condromalácia). 

A GRANDE DIFICULDADE NO TRATAMENTO DA CONDROMALÁCIA 

Uma das maiores dificuldades no tratamento da condromalácia, especialmente na fase inicial, é conseguir algum sucesso no alívio da dor. O alívio da dor começa a acontecer em uma fase mais tardia e não logo no início do tratamento. 

O grande objetivo da equipe médica e de fisioterapia é que a musculatura seja fortalecida sem gerar irritação articular. É aqui que entra a JOELHEIRA. 

Quando o paciente está nessa fase inicial, regenerativa, ele tem dor, instabilidade, sente um bloqueio articular. Se está fazendo uma reabilitação de excelência ou fez alguma infiltração, e está tendo alguma melhora, qualquer abuso pequeno, seja ir ao parque, por exemplo, acaba recidivante a dor. Ao voltar a dor ou sentir uma instabilidade da patela, ele inibe a musculatura. Fica-se, então, nesse ciclo. 

QUAL A FUNÇÃO DA JOELHEIRA NA CONDROMALÁCIA PATELAR? 

Essa função é um pouco controversa. Diversos estudos mostraram que ao colocar uma joelheira você ativa o proprioceptor de pele que são receptores que temos tanto na pele, quanto na articulação que ensinam ao nosso cérebro onde aquela articulação está. Então, se você está usando mais proprioceptores além dos que já existem na articulação, fica mais fácil para o seu cérebro entender qual movimento você está fazendo, dar um feedback positivo e evitar o desligamento de grupos musculares. 

Outro ponto é: a condromalácia acontece por um deslizamento anormal da cartilagem da patela contra o fêmur. Se fazemos a homogeneização desse contato, o deslize, há redução do ponto de pressão. Logo, melhora o contato cartilaginoso. Ao usar a joelheira, melhora-se os pontos de pressão por um momento para ajudá-lo a avançar no tratamento e ir para outra fase de fortalecimento. 

QUANTO TEMPO DEVO UTILIZAR UMA JOELHEIRA? 

A joelheira deve ser utilizada por no máximo 2 a 3 meses nessa fase inicial de ativação muscular. Em várias cirurgias do joelho como cirurgia do ligamento cruzado anterior, cirurgia de membrana de colágeno, algumas cirurgias de prótese em que a musculatura do quadríceps está desligada, a joelheira ajuda muito nessa fase de ativação. 

Acima desse tempo a musculatura começa a ficar “preguiçosa”. Então, se mantém a joelheira por muito tempo, é normal começar a ter medo de ficar sem a joelheira e é perigoso. Vamos, ao máximo possível, fazer o “desmame” da joelheira para que ele tenha confiança naquele movimento. Assim, será possível progredir na qualidade do movimento. Saiba mais: Condromalácia patelar: 10 motivos que impedem sua melhora.

QUAL A MELHOR JOELHEIRA NO TRATAMENTO DA CONDROMALÁCIA PATELAR? 

VALE A PENA GASTAR DINHEIRO EM UMA JOELHEIRA IMPORTADA? 

Os estudos mostram que basta ter o contato da pele, o contato cartilaginoso será homogeneizado apenas com uma estrutura que esteja ali. A joelheira mais simples possível já será capaz de cumprir o objetivo buscado. 

É comum, no Brasil, aquela joelheira com o furo na frente. Se você só achar a joelheira com o furo na frente, pode rodá-la e deixar o furo na parte de trás. 

O investimento em uma joelheira cara não é necessário. Joelheiras com estabilizadores ou joelheiras magnéticas são, na verdade, um grande fomento da indústria para ganhar mais dinheiro. É comum ver propagandas chamativas dessas joelheiras, o que não produz mais resultados. 

A joelheira deve ser confortável, não apertar e não utilizar por muito tempo. Jamais durma com uma joelheira! 

ATENÇÃO 

Se você tem problemas vasculares como varizes, linfedemas, histórico de trombose, consulte seu médico vascular antes de utilizar uma joelheira. Muito importante: consulte um médico antes de colocar a joelheira e não faça auto diagnóstico da condromalácia. Se você tem dúvidas em relação ao seu diagnóstico, consulte uma segunda opinião de alguém que você tenha confiança. 

Ainda com dúvidas ? Acesse meu canal do YouTube e veja o conteúdo completo

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *