Nossa capacidade de curar e regenerar novos tecidos e células  do corpo é um dos aspectos surpreendentes do ser humano. Mas será que a cartilagem regenera? Seria natural imaginar que a cartilagem poderia fazer o mesmo e regenerar por conta própria. Sabemos que as lesões na cartilagem geram perda na qualidade de vida e podem progredir com dor, desconforto e edema, pois é fundamental para a saúde das articulações e para sua mobilidade em geral.

A cartilagem regenera sozinha?

Embora seja composta de células e tecidos que estão a todo momento respondendo à estímulos, a cartilagem não pode se reparar devido à falta de vasos sanguíneos e devido à falta de um suprimento sanguíneo adequado no local para produzir e replicar novas células. Algumas células de cartilagem podem ser capazes de reparar alguns pequenos rasgos microscópicos, mas com o tempo terão dificuldade para se recuperar do desgaste do uso excessivo. Mas de forma geral, a cartilagem não se regenera. 

Qual a função da cartilagem?

A cartilagem é um tecido de sustentação que fica entre os ossos. É um tecido resistente, flexível, que ajuda a manter as articulações em boas condições de funcionamento para que possa ocorrer a movimentação.

Uma articulação é onde as extremidades de dois ou mais ossos se unem. Por exemplo, o joelho é a articulação onde se unem a tíbia (um dos ossos da perna), o fêmur (osso da coxa) e a patela ( o osso mais anterior ao joelho).

O tipo mais comum de articulação é conhecido como articulação sinovial, que permite muito movimento entre os ossos. As articulações sinoviais incluem o joelho, cotovelo, quadril, tornozelo e punho. Os ossos que se encontram nas articulações sinoviais são cobertos por uma fina camada de cartilagem que chamamos de Cartilagem Articular.

A cartilagem articular possui uma camada lisa e duradoura na extremidade de cada osso da articulação. O fluido de dentro das articulações sinoviais lubrifica essa cartilagem, permitindo que os ossos opostos deslizem um sobre o outro – por exemplo, quando o joelho dobra em um movimento para sentar – suavemente e com pouco atrito. 

A cartilagem articular é um dos dois tipos de cartilagem encontrados nas articulações. A outra é conhecida como Cartilagem Meniscal, que também pode ser encontrada nos joelhos e que atua na distribuição de carga entre as superfícies da cartilagem articular.

 

Lesões nas Articulações e comprometimento da cartilagem – o que são? 

Osteoartrites são danos na articulação que acontecem quando a cartilagem fica desgastada devido ao uso repetitivo e excessivo. Geralmente ocorre em áreas que lidam com mais peso, por exemplo os joelhos que sustentam grande parte do peso corporal, ou tarefas repetitivas como com os cotovelos, pulsos e quadris. Os estágios iniciais do dano podem não ser perceptíveis no início e não gerarem nenhum incômodo. No entanto, uma vez que a cartilagem fica cada vez mais fina, começa a causar inflamação e dor na área afetada que já são sintomas um pouco mais tardios.

A osteoartrite é uma condição muito comum em idosos e indivíduos obesos. O desgaste da cartilagem em pacientes com idade entre 50 anos ocorre devido ao uso extensivo das articulações ao longo do tempo. O estresse físico a mais nas articulações também aumenta o risco de indivíduos obesos sofrerem danos na cartilagem.

 

Quais tratamentos existem para as doenças da cartilagem? 

Na consulta, após a entrevista cuidadosa, exame físico e em caso de necessidade a complementação com exames de imagem para chegar ao diagnóstico, seu médico recomendará inicialmente a abordagem tradicional a partir de exercícios e analgésicos. A fisioterapia também é bastante indicada para ajudar a melhorar a amplitude de movimento da articulação. Se a dor continuar, existem algumas outras abordagens não cirúrgicas, como:

A cirurgia é geralmente indicada como último recurso.

Como posso evitar danificar a cartilagem?

Danificar sua cartilagem vem com um preço alto, que é a redução das atividades do dia a dia e a liberdade de se movimentar sem dor, por isso é tão importante cuidar da saúde dos ossos e em especial as articulações e cartilagem. 

 

Então, aqui estão algumas dicas para evitar a progressão ou retardar o dano da cartilagem: 

 

  • EXERCITE-SE REGULARMENTE E CONSTRUA MÚSCULOS MAIS FORTES

O exercício de intensidade controlada pode ajudar a desencadear reações químicas nas articulações e reduzir os sintomas da osteoartrite. As forças físicas nas articulações produzem uma substância que faz com que o corpo monte uma resposta anti-inflamatória na área afetada e ajude a aliviá-la.

 

  • REDUÇÃO DO PESO

Não tem como escapar. É bem chato ouvir isso, porém a sobrecarga nas articulações gera lesões e isso é indiscutível. Nossas articulações são submetidas a cerca de quatro vezes o peso do nosso corpo, especialmente nossos joelhos. Cada quilo que você perde pode reduzir significativamente o estresse físico nas articulações. O exercício aeróbico e a alimentação consciente são fundamentais para ajudá-lo a perder alguns quilos sem causar mais danos às articulações.

 

  • TENHA CONSTÂNCIA NOS TREINOS 

Alongamentos simples podem ajudar a prevenir a rigidez das articulações e lubrificar e nutrir a cartilagem com líquido sinovial. Exercícios de alongamento, como ioga e pilates, podem ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrite e também fortalecer os músculos para evitar mais danos nas articulações.

Seu corpo pode inevitavelmente envelhecer com o tempo, mas isso não significa que você não possa viver uma vida plena, ativa e com dor controlada. Graças às tecnologias, agora existem tratamentos médicos que podem ajudá-lo a aliviar os sintomas de danos nas articulações e retardar o processo de envelhecimento das articulações.

 

Buscar o melhor tratamento para a sua queixa articular é fundamental para uma vida longa mais ativa e sem dores. Apesar de não regenerar, hoje em dia e cada vez mais, existem várias possibilidades de tratamento para lesões da cartilagem e intervenções para evitar grandes prejuízos funcionais. 

 

Confira esse video sobre o assunto em meu canal:

 

Postagens similares

17 Comentários

  1. As.minhas.. dores..sao os..ombros e coluna..ja fiz reposicao…com plasma..fisioterapia…tomando colagenos..e ácidos…esta dificil..demais..

  2. Foi muito útil este artigo.
    Tenho artrose no joelho esquerdo e pensava que não mais poderia fazer caminhadas.
    Fico contente por saber que o posso fazer.

  3. Boa noite,
    Uma pessoa drepanocitica com menos de 25 anos ,apresenta artrite no joelho direito e esquerdo,com o peso de 54 kg ,altura 1.69 cm .Qual seria o tratamento indicado ??

  4. Bom dia Adriano, acabei de ver seu video e fiquei muito interessado no tratamento e até mesmo o procedimento cirúrgico, tenho problema no joelho esquerdo faz tempo, e como o Sr mesmo disse, acaba acarretando outros sintomas como quadril, tornozelo, coluna etc. Como faço para marcar uma consulta?

  5. Boa noite Dr. Fui diagnosticada em 2022 com condropatia patelar incipiente nos dois joelhos. Porém novembro passado, no joelho direito houve um avanço, está em grau II. Esse método inovador da membrana de colágeno resolveria meu problema? Já fiz viscosuplementacao com hialurônico em 2021, porém após 6 meses voltou as dores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *