joelho saiu do lugar deslocamento patelar

Conhecido popularmente como deslocamento da patela e em linguagem médica como luxação traumática aguda da patela, essa condição é estatisticamente responsável por aproximadamente 3% de todas as lesões do joelho. 

O mecanismo principal de uma luxação aguda da patela é a flexão do joelho com rotação interna do corpo com o pé fixado. Existe também um componente de abertura da região de dentro do joelho chamada de componente em valgo. Na grande maioria das vezes, a pessoa está realizando mecanismo de frenagem, como ao descer ladeiras, driblar no futebol, aterrissagem de danças como o ballet. 

Fatores anatômicos como má formação (displasia) da patela, da tróclea femoral, joelho em valgo (em x), associados a má coordenação motora e fraqueza muscular dos membros inferiores fazem com que a patela se desloque (luxe) para a região externa. Em 2/3 dos casos ocorrem em pacientes jovens e ativos com menos de 20 anos de idade, especialmente entre as mulheres.

Isso ocorre porque a força que empurra a patela para fora (vetor de valgização) é mais forte que a força que estabiliza a patela para região de dentro do joelho (vetor de contenção).

 

O que se sente?

No momento do trauma é muito comum que a pessoa ouça um estalido que, em geral é seguido de incapacidade de locomoção própria.

O inchaço no joelho, ou derrame articular, é um achado típico após a luxação patelar. Isso pode causar dor intensa e limitar o exame clínico.

Também pode haver bloqueio articular. A incapacidade de flexionar o joelho pode indicar gravidade da lesão, pois pode ser causada pelo desprendimento de fragmentos de osso e/ou cartilagem articular.

 

O que acontece no joelho após o deslocamento da patela?

Após o primeiro episódio, pode haver ruptura do ligamento femoropatelar medial, lesão de estruturas que contém a patela no centro do joelho, conhecidos como retináculo medial, e a lesão mais temida no deslocamento da patela, que é a lesão da cartilagem articular.

Em geral, isso acontece devido ao fato da patela ao luxar levar consigo fragmentos de cartilagem da estrutura lateral de seu trilho conhecido como tróclea. A esta lesão, chamamos de lesão condral ou lesão osteocondral aguda com corpo livre intra-articular.

 

O que fazer após o deslocamento da patela?

O primeiro episódio nunca deve ser negligenciado. A ajuda médica deve ser procurada o mais rápido possível. Mesmo que não sinta muita dor, a patela pode estar deslocada para lateral causando complicações locais e trazendo prognóstico ruim a longo prazo.

Em ambiente de pronto-socorro, após constatar que a patela se deslocou, o médico deve solicitar exames de imagem com uma radiografia e, ao se constatar o deslocamento da patela, a mesma deve ser colocada no lugar (reduzida) sob anestesia local. O médico também deve descartar a possibilidade de lesão cartilaginosa associada. 

Se não houverem exames de imagens padrão ouro com uma ressonância magnética, o colega deve realizar uma punção articular. Ao se analisar o líquido e se constatar a presença de sangue associado a gotículas de gordura, existe altíssima chance de lesão condral (cartilaginosa). Neste caso, idealmente o paciente deve ser conduzido ao centro cirúrgico para abordagem diagnóstica e resolutiva.

Não se havendo suspeita de lesão cartilaginosa, o paciente deve ser imediatamente imobilizado por, pelo menos, 15 dias visando a cicatrização do ligamento femoropatelar medial.

Diversos estudos são enfáticos em dizer que essa atitude é essencial para se prevenir que a patela volte a se deslocar. Caso o paciente não seja corretamente imobilizado e o tempo mínimo não seja seguido, o ligamento interno ou femoropatelar medial pode sofrer cicatrização incompleta, tornando-se alongado e trazendo instabilidade ao joelho.

 

radiografia patela deslocada
Radiografia mostrando a patela deslocada

Tratamento

Após a retirada da imobilização, o paciente deve realizar sessões de fisioterapia visando o ganho de amplitude articular, o fortalecimento muscular e, posteriormente, a melhoria da qualidade do movimento. Dessa forma, prevenindo novos episódios de deslocamento da patela.

 

Quando precisa operar?

Conforme descrito acima, no momento da luxação da patela, ao constatar uma lesão cartilaginosa, a cirurgia estará indicada em caráter de urgência, sendo realizada a costura do ligamento interno rompido e a tentativa de fixação de fragmentos cartilaginosos soltos dentro do joelho. Caso não seja possível a fixação desses fragmentos, técnicas regenerativas, como a microfratura associada ou não a membrana de colágeno, devem ser empregadas.

 

O que pode acontecer com meu joelho?

Dependendo do grau de energia cinética no deslocamento da patela, pode haver afrouxamento do ligamento que a contém e da membrana articular. Levando, então, a uma doença chamada de luxação recidivante da patela, ou instabilidade femoropatelar, cujo tratamento costuma ser cirúrgico com a reconstrução do ligamento femoropatelar medial associado a outros procedimentos, como a mediatização da tuberosidade tibial anterior, e a liberação da estrutura que contém a patela na região lateral.

 

Joelheira deslocamento da patela
Joelheira após deslocamento da patela

Após o deslocamento da patela, devo usar joelheira?

Após a retirada do imobilizador de joelho, no período de recuperação dos primeiros 90 dias, uma joelheira simples pode trazer conforto por conseguir ativar melhor a musculatura e mostrar ao nosso cérebro onde a articulação se encontra no espaço. A isso chamamos em medicina de propriocepção.

A joelheira, entretanto, não substitui uma boa reabilitação e um bom trabalho de fortalecimento e reequilíbrio muscular. Muito importante que seu médico te encaminhe para um fisioterapeuta de confiança após esse primeiro episódio. Fraqueza muscular residual e distúrbios do movimento são comuns em pacientes que não realizam a reabilitação de maneira adequada.

Postagens similares

39 Comentários

  1. Bom dia Dr! a 5 Dias eu desloquei a patela em uma partida de futebol. eu estava em uma viagem no interior, fui levado na ambulância até o hospital mais próximo e lá ela foi colocada no lugar. Voltei para SP e passei novamente no médico, onde ele pediu novos exames e fez a punção, ele constatou sangue junto ao líquido e me disse que poderia ter rompido o ligamento cruzado anterior, mas que só poderia fazer o exame de ressonância 3 semanas depois quando o inchaço diminuísse. Esse processo é o correto? Devo me preocupar com algo ou o risco de ser na verdade lesão cartilaginosa?

    1. Oi, Giovanny

      Obrigado por sua participação.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
      Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.

  2. Oi Dr. Todos da minha família sofrem com a saída da paleta do joelhos.
    Dói muito na hora que sair.
    E geralmente vonta só pro lugar…
    Que vc me falar preciso ir ao médico

    1. Tenho a patela caída isso não deixa eu andar sem bengalas tenho medo de perder o joelho como ja aconteceu e quebrei a tíbia. Tenho 62 anos e mau pé é caido eu não mexo com ele. Tive uma dessecçao da orta. E perde o movimento do pé. Mas o que mais me incomoda é a patila caida . Qual seria o tratamento ?

  3. Oi Dr, a dois anos minha patela do joelho esquerdo rodou pra fora, não chegou a romper nenhum ligamento e não constou nada nos exames, e meu joelho continuou saindo do lugar, e nesse final de semana o meu outro joelho também saiu do lugar, eu devo trocar de profissional?

  4. Meu joelho sai do lugar a muito tempo (os dois), já aconteceu centenas de vezes. Já fui ao ortopedista e meu caso é cirúrgico. Infelizmente não tenho condições de custear e estou aguardando o SUS, a anos. Cada vez é uma coisa e nunca dá certo. Em todos esses anos, apenas duas vezes a patela ficou deslocada por mais tempo, em todas as outras ela volta sozinha durante a queda. A dor é maior na hora e fico no máximo 2/3 dias sentindo. Porém a pouco mais de 15 dias aconteceu novamente e foi uma dor absurda que nunca senti antes. O joelho doeu muito, senti uma queimação enorme nas pernas na hora. E desde então meu joelho está um pouco duro dependendo de como fico. Ainda estou com dor. Dependendo de como faço a dor desce até a panturrilha. Horrível. Estou tentando marcar a consulta com ortopedista, mas queria ao menos saber se tem algum remédio que eu possa tomar para sumir a dor e ele parar de ficar duro. Isso atrapalha a minha vida constantemente. Praticamente não uso mais saltos, e quando uso são escolhidos a dedo. Tenho medo de andar e estou sempre com medo de cair. Quero ter filhos mas tenho medo de cair grávida e/ou com eles. Espero conseguir logo essa cirurgia. Mas se puder me ajudar pelo menos com indicação de medicamento de forma imediata seria ótimo.

  5. Boa noite doutor, a patela do meu joelho esquerdo saiu e de imediatamente os meus dois braços ficaram formigando e os dedos ficaram duros quase sem movimentos, e já estava passando o formigamento para a barriga, mas com um tempinho foi passando o formigamento e voltando a articulação dos dedos. O que será que aconteceu?

  6. Dr Adriano, boa noite, sofro com uma inflamação no joelho a alguns dias, Hoje pensei ser um deslocamento, ou ruptura de tendão, pois já fiz cirurgia. Vou ao hospital, meu medo e dúvida é… se for o tendão, ? Eu ter encolhimento na perna, pois na recuperação da outra cirurgia, o tendão parece ter encurtado, É normal Dr? Corro o risco de uma deficiência? Obrigada!

  7. Boa noite. Meu filho teve constatada uma luxação da patela direita. Estava jogando bola e a patela saiu do lugar e assim que ele caiu, ela voltou mas ele ficou com dor e inchaço no local. De imediato foi levado pro pronto socorro e lá o médico pediu para ele usar um imobilizador de joelho por 15 dias. Mas tenho algumas dúvidas : ele pode dormir com esse imobilizador ?? E depois de 15 dias, o joelho desinxa ?

  8. Minha filha 10 anos deslocou as duas patelas em dias diferentes o ortopedista disse q ela sofre de hiporfroxidao o q pode ser feito para prevenir q desloque novamente, já q ela é muito nova pra cirurgia?

  9. Ola tenho 43 anos qdo mais nova saía com mais frequência..mas ontem deslizei piso molhado e saiu e voltou na hora a patela isso… mas a noite inchou e ainda está doendo …será que grave ? Minha filha de 16 anos tbm tem mesmo problema … sai e volta … quando a gente fala tem pessoas que acham absurdo mas vi que não é

  10. Olá Dr.
    Há dois dias a patela saiu do lugar… Estava no trabalho com uma criança no colo, ao girar o corpo percebi o estalo junto perdendo a força e caindo, logo percebemos que a patela havia se deslocado causando bastante dor, o fisioterapeuta colocou no lugar… Fui levada ao hospital de emergência. fizemos o RX não foi constatado nenhuma fratura.. O médico imobilizou a perna por um período de 14 dias, porém ainda sinto muita dor ao fazer qualquer tipo de movimento com o corpo mesmo estando deitada sem consegui levantar.
    É normal continuar com as dores intensas ou é necessário procurar um médico para uma avaliação mais exata?

  11. Olá Doutor.
    Sofro com deslocamento patelar de ambos os joelhos. Já tenho o esquerdo operado (LCA). Já fiz todo trabalho de fisio e hoje, anos após a cirurgia, mantenho o trabalho de fortalecimento (academia). Minha pergunta é: para prática de atividades físicas de impacto (especificamente vôlei de praia), uma joelheira seria eficaz para proporcionar uma maior estabilidade patelar, evitando assim seu deslocamento? Em caso afirmativo, articulada com faixa cruzada seria a ideal para meu caso?
    Obrigado pela atenção.

  12. Boa tarde dr
    Trinquei a patela do joelho direito,usei imobilizador por 30 dias,tirei rx e o ortopedista me deu alta,e mais nada a fazer,questionei sobre fisioterapia e ele disse não ser necessário, isso procede?

    Obrigada

  13. Olá , desloquei a rótula e o médico colocou uma tala para imobilizar a perna , eu posso colocar o pé no chão ? Ou efetuar mínima força sobre a perna mesmo n dobrando o joelho afetará a recuperação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *