A entesopatia é a inflamação na região que conecta os tendões aos ossos. Ela é identificada com mais frequência em pessoas que possuem um ou mais tipos de artrite. Também chamada de entesite, a doença acontece, em grande parte dos casos, quando a pessoa sente uma dor acentuada na região conhecida como “tendão de Aquiles”, ao colocar o pé no chão.
Entretanto, apesar de ser mais comum nos tendões dos pés, pode ocorrer em outras regiões do corpo, como joelho, costas e quadril. Algumas enteses importantes estão localizadas nos ombros, nas vértebras da coluna, quadril (espinha ilíaca e sacroilíacas), fêmur (trocanter e côndilo medial), patela e tórax (costocondrais).
Essas áreas servem para “ancorar” os tecidos moles aos ossos. Assim, esses pontos servem como locais de proteção dos ossos e das articulações, amortecendo os efeitos da movimentação do corpo. Com uma boa saúde, ajudam a aumentar a amplitude e velocidade dos movimentos.
Assim sendo, veja abaixo quais as principais causas, diagnóstico e tratamento desse problema.
Causas da entesopatia
A entesopatia pode ser resultado de alguma prática exagerada de exercícios físicos. Além disso, o problema também surge por conta de alguma doença, como a artrite. Entre as principais causas da entesite estão:
- Artrite reumatoide: que é uma doença que compromete a articulação, causando dor, vermelhidão, inchaço, rigidez da articulação e dificuldade de movimentação;
- Artrite psoriática: rigidez das articulações e dificuldade em realizar movimento;
- Espondilite anquilosante: ocorre quando as articulações da coluna tendem a se unir. Isso provoca dor, perda de mobilidade e redução da flexibilidade da coluna;
- Gota: doença causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que pode gerar dor nas articulações. O maior sintoma é uma dor aguda no dedo do pé.
Diagnóstico da entesopatia
A elaboração do diagnóstico pelo profissional de saúde é feita, na maioria das situações, a partir da avaliação dos sintomas descritos pelo paciente durante a consulta médica. Algumas vezes, esses sintomas não são fáceis de definir à primeira vista. Nestes casos, é preciso realizar exames complementares para esclarecer a condição do paciente.
Entre os exames que podem ser solicitados pelo médico estão raio X, ultrassonografia e ressonância magnética.
Sintomas da entesopatia
Os sintomas da entesite são identificáveis quando o indivíduo realiza movimentos que mexem com as articulações do corpo. Entre os que se manifestam com maior frequência estão:
- Inchaço e rigidez da articulação;
- Sensibilidade na região;
- Dor localizada;
- Aumento da temperatura.
Tratamento da entesopatia
A partir do diagnóstico efetuado pelo profissional de saúde, é hora de iniciar o tratamento. Quanto mais cedo ele ocorrer, melhor as condições de recuperação. Essas medidas, em sua maioria, dispensam intervenções cirúrgicas. Assim, o tratamento mais comum indicado pelos médicos é o repouso da região lesionada. Além disso, o paciente também faz uso de medicamentos com propriedades anti-inflamatórios, como aspirina e ibuprofeno, para alívio da dor.
A partir da orientação do fisioterapeuta ou ortopedista, podem ser realizadas práticas de movimentações leves da região afetada para estimular a recuperação da área. Somente no caso de todas as iniciativas realizadas não derem resultado é que é indicada a realização de cirurgia. Assim, a pessoa se restabelece do problema em pouco tempo.
Gostei do esclarecimento..
Parabéns muito esclarecedor em uma didática compreensiva.
Muito esclarecedora essa postagem. De maneira simples, clara e objetiva. Tirou rapidamente muitas das minhas dúvidas.
Obrigado!
Gostei das informações estou no caminho certo
Sou uma mulher de 74 anos , sofro de dores a nível dos joelhos há cerca de 10 anos e nos últimos 3 anos já fiz a prótese total dos 2 joelhos Mais recentemente, há 2 anos comecei a ter também dores nas ancas e até dos tornozelos Ainda tenho dores, mais reduzidas mas tenho. A Cirurgia é uma ajuda, não é um milagre.
Este artigo foi muito esclarecedor para mim. Classifico de muito bom!
Gostei de mais da informação .
Eu tenho 45 anos sofro de fibromialgia, epicondilite e agora deu entesopatia nos dois pés. Sem contar já tive problema com tendinites no joelhos.
foi muito util todos os esclarecimentos sobre a doença, que tenho no joelho direito, e tive que reduzir drasticamente as atividades fisicas, mas estou aprendendo a lidar com este problema , para ter uma vida saudavel. obrigado.
Excelente. Tirou minhas dúvidas
Obrigado pelas informações.