Vários tratamentos para condropatias (doenças da cartilagem), desde uma condromalácia inicial até uma artrose mais avançada são possíveis atualmente com o avanço dos procedimentos e estudos nessa área, como é o caso da infiltração articular.

 

Infiltração articular (viscosuplementação) no tratamento de Condropatias

 Para a maioria dos casos, após o diagnóstico, é interessante iniciar os protocolos de tratamento a partir de medidas chamadas conservadoras antes de progredir e buscar formas mais invasivas, se necessário. Cada caso, com a sua determinada gravidade deve ser avaliado o custo-benefício de cada intervenção. No geral, o primeiro grupo, conhecido como intervenções não farmacológicas, inclui tratamentos como educação, exercícios, mudanças no estilo de vida, como o emagrecimento, dieta anti inflamatória e fisioterapia, prescrição de exercícios. O segundo grupo inclui tratamentos farmacológicos, como analgésicos e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Na história da ortopedia, tradicionalmente, injeções intra-articulares de corticosteróides também sempre foram uma opção e, até hoje, em alguns raros casos costumam ser usadas para alívio temporário dos sintomas. Se medidas mais conservadoras falharem, existe outra opção para evitar a cirurgia. A chamada terapia de reposição viscosa iniciou-se nos anos 80. Assim que surgiu, acreditava-se que a infiltração articular com o ácido hialurônico apenas lubrifica a articulação, trazendo alivio e conforto provisórios. Portanto, era considerado um tratamento paliativo. Posteriormente, com o avanço das pesquisas, notou-se que teria também o efeito biológico que reduziria a química da degradação cartilaginosa que hoje é conhecido como efeito CONDROPROTETOR.

 O que é a viscossuplementação?

A viscossuplementação é na verdade uma injeção de ácido hialurônico (AH). O AH é um dos principais componentes do líquido sinovial e da cartilagem e um dos componentes mais importantes da matriz extracelular. O HA é um glicosaminoglicano com diversos pesos moleculares composto por dissacarídeos repetidos de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina.

Como a viscossuplementação pode ajudar na dor da artrose ou osteoartrose? 

Os ossos que compõem uma articulação geralmente são cobertos por cartilagem nas extremidades. Essa cartilagem ajuda os ossos a se moverem suavemente uns contra os outros. Esta cartilagem tem um revestimento líquido que contém ácido hialurônico. Ele atua como um lubrificante comum e amortecedor local. 

Nas chamadas condropatias (doenças da cartilagem), essa camada de cartilagem é destruída. Quando isso acontece, os ossos dentro da articulação se esfregam de forma anormal, gerando sobrecarga óssea e uma inflamação crônica conhecida por sinovite artrítica.

 Pessoas com artrose (osteoartrite) geralmente têm menos ácido hialurônico nas articulações do que precisam. Todos estes causam sintomas como dor, rigidez e inchaço. A ideia por trás da viscossuplementação é que a suplementação desse ácido hialurônico possa reduzir os sintomas através da melhoria da qualidade do líquido sinovial que deixa de ser inflamatório e se torna mais viscoso e pela melhor nutrição da célula cartilaginosa (condrócito). 

Como é o procedimento de aplicação de ácido hialurônico no joelho? 

A viscossuplementação é um procedimento relativamente rápido que você provavelmente pode ter feito durante uma visita normal ao consultório. Em geral:

  • Seu médico limpará a área onde você receberá a injeção por assepsia e antissepsia
  • Normalmente, seu médico injeta um anestésico local na área ao redor da articulação, para que você não sinta dor ou desconforto na área durante o tratamento. Seu médico pode também  usar um spray anestésico.
  • Em alguns casos, seu médico pode usar imagens para que ele possa injetar exatamente no local certo. Seu médico pode usar ultrassom ou outro dispositivo que mostre raios-X contínuos.
  • Se você tiver excesso de líquido na articulação, seu médico pode remover uma pequena quantidade de líquido antes de começar.
  • Seu médico injetará o ácido hialurônico no espaço articular usando uma agulha acoplada a uma seringa.
  • Um pequeno curativo será aplicado no local da injeção.

Seu médico pode lhe dar uma ideia ainda mais específica do que esperar. Dependendo do tipo de produto que você usa, você pode não precisar de outra injeção ou pode precisar de mais uma a quatro nas próximas semanas.

Quando a infiltração articular é indicada? 

Você pode ter tentado anteriormente outros tratamentos para condropatias como a condromalacia em estágios intermediários e avançados, condropatias trocleares, artrose, erosões condrais e osteocondrais. Este tratamento parece funcionar melhor para pessoas com artrite leve ou moderada. Pode valer a pena o tratamento, especialmente se você estiver tentando adiar a cirurgia articular. 

Comumente, os profissionais de saúde usam a terapia de reposição viscosa para tratar a osteoartrite, mas essa técnica também pode ajudar pessoas com outros tipos de artrite, como a Artrite Reumatóide. Converse com seu médico sobre se é uma opção para o seu tipo de artrite. 

As injeções de ácido hialurônico não são uma opção de tratamento para artrite em todos os tipos de articulações. O joelho é o local de injeção padrão, mas também pode ser injetado se você tiver artrite no quadril ou em outro lugar.

Quais os tipos de ácidos hialurônicos existentes? Quais as diferenças? 

Quando uma pessoa tem osteoartrite do joelho, não só a qualidade do líquido sinovial é reduzida, mas também a concentração e o peso molecular do HA. Assim, o ácido hialurônico pode ser injetado para restaurar a concentração da matriz extracelular, as características de peso molecular e a viscoelasticidade do líquido sinovial.  Isso melhora o controle da dor, a função articular e a mobilidade. 

Ácido Hialurônico de Alto Peso Molecular

Forma moléculas muito viscosas e a finalidade de alto peso molecular é a lubrificação. Aqueles que se beneficiam do alto peso molecular superior têm articulações muito rígidas, como ombros, quadris e eventualmente cotovelos. Uma pessoa que acha muito difícil sair de casa.

Ao injetar moléculas de alto peso molecular, lubrifica e afrouxar as articulações para um movimento de melhor qualidade.

Peso Molecular Intermediário

Tem os chamados efeitos contra protetores ou biológicos. Ele penetra nas articulações e na cartilagem, reduz a morte celular e ajuda a regenerar parte do colágeno perdido. Ensina as células do nosso corpo, as membranas dos nossos joelhos e certas articulações, a produzir um líquido sinovial de melhor qualidade. Quando tomamos ácido hialurônico, nossos corpos começam a produzir melhor fluido sinovial, o que reduz o atrito e protege a cartilagem.

Baixo Peso Molecular

Raramente usado porque tem que ser usado várias vezes e tende a se tornar obsoleto com o tempo. Não é recomendado usar o ácido hialurônico como monoterapia. Deve ser utilizada nas fases iniciais das afecções da cartilagem, afecções da cartilagem que podem ser tratadas sem cirurgia, devendo sempre ser associada a um programa de reabilitação pós-reforço.

As pessoas que se exercitam bem, perdem peso, se alimentam bem, têm hábitos saudáveis ​​e têm força muscular podem prevenir a recorrência da doença por meio de exercícios de fortalecimento, mesmo que tenham aversões de terceiro ou quarto grau. Você pode retornar à sua vida normal e esportes. É baseado em vários estudos científicos.

Quanto tempo dura o efeito da infiltração articular?

É possível que apenas com uma única infiltração articular, se bem aplicado é indicado, não haja necessidade de aplicar outra vez na vida. Se após 6 meses ainda é necessário aplicar o ácido, significa que a doença cartilaginosa não está evoluindo bem e é necessário pensar em outros protocolos de regeneração da cartilagem. Se for o caso de um paciente em tratamento paliativo, sabendo que o ácido não vai tratar de fato, como por exemplo em casos que já tem indicação de cirurgia, mas não é possível realizar naquele momento por diversos motivos, é possível pensar em aplicar após 6 meses.

Existem riscos ao fazer o tratamento com infiltração articular? 

A maioria das pessoas não tem problemas com suplementos de viscose, mas uma pequena porcentagem tem. 

O problema mais comum que você pode encontrar é um surto de artrite imediatamente após a injeção. Isso pode causar dor adicional e inchaço a curto prazo. Os profissionais médicos ainda estão aprendendo as melhores técnicas para reduzir o risco dessa complicação.  

Riscos menos comuns da infiltração articular incluem: 

  • Sangramento 
  • Reação Alérgica 
  • Dor no local da injeção 
  • Infecção (a injeção deve ser adiada se houver uma infecção ativa)

Além disso, os sintomas podem não melhorar com o tratamento. Discuta todas as suas preocupações com o seu médico. Seu próprio risco pode variar dependendo de sua condição médica e onde e com que frequência você recebe injeções.

Eu tratei, de forma mais aprofundada, sobre este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube:

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *