fbpx
 

Por que os joelhos doem com o frio?

Por que os joelhos doem com o frio

Por que os joelhos doem com o frio?

Com a chegada do inverno, surgem muitas dores nas articulações que não notamos durante o resto do ano. Como resultado, é comum que algumas pessoas experimentem ou acreditem ter um aumento da sensação de dor e fraqueza. Por esse motivo, se você é uma dessas pessoas, talvez já tenha se perguntado o porquê sente dor no joelho no frio. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos esclarecer algumas questões para que você tenha informações mais precisas sobre esse assunto.

Dor no joelho no frio: o clima realmente causa dores nas articulações?

Antes de mais nada, vale esclarecer que os ossos não doem, a menos que haja uma fratura, como quando ocorre uma grande pancada, por exemplo. O que causa dor são os tecidos que os circundam nas articulações. Isto é, os músculos, bursas, tendões, etc.

Dito isso, muita gente acredita que o frio causa problemas nas articulações, principalmente nos joelhos. Mas não é completamente verdade. As temperaturas mais baixas, por si só, não fazem mal às articulações e nem causam dor diretamente. No entanto, podem sim contribuir para aumentar alguns sintomas já presentes em quem sofre com alguma condição pré-existente.

Por exemplo, em um caso de artrite reumatoide ou artrose, o frio pode fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo a quantidade de sangue que chega à articulação. Isso pode causar rigidez, devido à contração dos músculos.

Por que acontece?

Existe uma teoria baseada na alteração da pressão atmosférica: É fato de que, quando uma frente fria se aproxima, a pressão barométrica geralmente cai. Portanto, há menos pressão do ar em seu corpo. Isso pode fazer seus tendões, músculos, articulações ou tecido cicatricial incharem, causando dor.

Outra teoria  é de que o líquido nas articulações, chamado líquido sinovial, fica mais espesso em temperaturas frias. Isso pode tornar as articulações mais rígidas e doloridas.

Uma terceira teoria é de que em climas frios, parte do sangue é direcionado dos braços e pernas para órgãos vitais como o coração e os pulmões. Este é o esforço do seu corpo para mantê-los aquecidos. Mas tira o calor das articulações, o que pode torná-las mais doloridas.

O frio também faz com que os músculos se contraiam, gerando dor.

Além disso, também é possível citar:

  • Mudanças no humor: o frio também pode levar a mudanças no humor e no estilo de vida que podem aumentar a dor nos joelhos. Sabe-se que a tristeza e depressão podem piorar sua dor;
  • Vitamina D: outra teoria é que a falta de vitamina D pode aumentar a sensibilidade. A melhor fonte vitamina D é a exposição ao sol. Alguns estudos relacionaram os baixos níveis de vitamina D ao aumento da dor.

Existem cuidados com os joelhos no inverno para proteger essa articulação do frio?

Embora temperaturas baixas não causem nenhum problema diretamente, a dor no joelho no frio pode ser bastante incômoda. Por isso, sim, existem alguns cuidados que você pode tomar para proteger essa articulação durante o inverno. Confira a seguir 3 desses cuidados:

Pratique exercícios

No frio, a maioria das pessoas só quer ficar em casa, embaixo das cobertas e descansando um pouco. No entanto, é fundamental que você faça atividade física e realize as suas tarefas diárias da maneira mais normal possível. 

Caso sinta uma dor no joelho no frio muito intensa, limite-se a atividade física leve ou moderada, mas nunca fique em repouso total, pois é prejudicial ao joelho. Lembre-se que os benefícios de manter o corpo em movimento vão além de eliminar peso.

Mantenha-se aquecido(a)

Esse é um dos cuidados mais simples para proteger as suas articulações, de modo a prevenir ou até mesmo aliviar a dor no joelho no frio. Você pode tomar um bom banho quente, dormir com um cobertor mais grosso e vestir mais peças de roupa, por exemplo. Dessa forma, mantendo uma temperatura corporal adequada e evitando baixas temperaturas.

Agende uma consulta com um ortopedista!

Existe uma grande variedade de doenças e lesões que podem afetar o joelho. Como é o caso, por exemplo, de tendinite, bursite, artrose, artrite reumatoide, entre outras. Portanto, agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi, ortopedista especialista em joelho, caso sinta dor, fraqueza ou perda de mobilidade nessa articulação, especialmente se os sintomas piorarem com o frio.

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?