A Síndrome Osgood-Schlatter (também conhecida como Síndrome da tração do tubérculo tibial apofisárias ou apofisite da tuberosidade tibial anterior) é uma irritação da cartilagem de crescimento pelo tracionamento excessivo do tendão patelar na sobre a tuberosidade tibial anterior (TAT).
A Síndrome Osgood-Schlatter tipicamente ocorre em meninos e meninas em idade ativa 9-16 coincidindo com períodos de estirão de crescimento. Ocorre mais freqüentemente em meninos do que em meninas, com relatos de uma relação masculino-feminino variando entre 3:1 e tão alta como 7:1. E diferença pode estar relacionada tanto por uma maior participação dos meninos no esporte e quanto por maior força na execução dos mesmos.
A Síndrome Osgood-Schlatter é geralmente auto-limitante e é causada pelo stress no tendão patelar que liga o músculo quadríceps na parte da frente da coxa para a tuberosidade tibial anterior, que ocorre na fase de “estirão de crescimento” do adolescente.
O stress repetitivo da contração do quadríceps é transmitida através do tendão patelar para a tuberosidade da tíbia imaturo. Isso pode causar micro-fraturas por avulsão (arrancamento) associado a um processo inflamatório do tendão, levando ao crescimento ósseo em excesso na tuberosidade e produzindo uma protuberância visível que pode ser muito doloroso quando tocado e atividades, tais como ajoelhar.
Tipicamente, a Síndrome Osgood-Schlatter desenvolve-se lentamente com períodos de melhoria e piora alternantes e sem trauma ou outra causa aparente, no entanto, em alguns casos, até 50% dos pacientes dos pacientes relatam uma história trauma (contusão) desencadeando os sintomas.
Apesar de pouco descrita na literatura, nota-se que a grande maioria destes adolescentes possui encurtamento (alongamento ruim) da musculatura posterior da coxa e perda de força do músculo quadríceps (anterior da coxa).
Acredito que, assim como na tendinite patelar e na condromalácia patelar do adulto, estas condições causem perda parcial da capacidade de absorver energia cinética do joelho na desaceleração típica do esporte e seja a gênese da doença.
Usualmente, a lesão resolve-se espontaneamente ou com tratamento conservador (fisioterapia e fortalecimento muscular), como a redução da prática desportiva, uso de anti-inflamatórios, e, até, infiltrações locais com lidocaína ou corticosteróides. Alguns raros casos, porém, não respondem ao tratamento conservador e a cirurgia é necessária para aliviar a dor. A maioria dos autores recomenda a excisão (retirada) do ossículo livre e presente na porção distal do ligamento patelar.
Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc, e portanto não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico ou auto-tratamento.
Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:
Dr., se a lesão perdurar durante a adolescência e ainda incomodar o paciente jovem adulto (24 anos), principalmente durante atividades físicas de maior impacto ou até mesmo ao ajoelhar, somente a cirurgia resolve?
Oi, Cassio.
Uma sequela relativamente comum é a soltura do fragmento da tuberosidade tibial anterior, que pode ficar preso ao tendao patelar e causa dor e irritaçao local.
Nestes casos, esta indicada a retirada cirurgica do fragmento com alivio quase imediato dos sintomas.
Oi boa tarde! Minha filha vai fazer 14 anos e ela tem essa doença dês dos 12 anos, existe alguma possibilidade dela fica curada disso
oi, Vanessa.
A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
Com um bom acompanhamento, a SD osgood schlatter permite sim que o atleta mantenha a pratica esportiva.
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Sinto uma dor fina como se estivesse ajoelhando encima de uma pedra,passo a mão na frente do joelho sinto uma agulhada.
Importante consultar um médico de confiança para te consultar
Boa tarde Doutor.
Meu filho tem 11 anos anos e pelo que eu vi ele tem essa síndrome de Osgood-Schlatter, essa protuberância tem que ser retirada com cirurgia, pode ter consequências mais serias?
Estou muito preocupada
Alessandra,
Se a doença do seu filho for Osgood-schlatter, é uma doença auto-limitada e dificilmente deixa sequelas, desde que seja corretamente tratada. As sequelas possiveis sao o aumento na tuberosidade tibial anterior (TAT) e corpos livres dentro do tendao. Elas sao raras e,se presentes, sao tratadas na vida adulta.
Muito bom esse tema, meu filho tem 12 anos e pratica esporte futebol de salão e campo e tá com essa dor e protuberância na patela já fiz ultrasson e raio X e nada de diagnóstico estou preocupado gostei desse assunto muito boa a sua explicação
Muito bom esse tema, meu filho tem 12 anos e pratica esporte futebol de salão e campo e tá com essa dor e protuberância na patela já fiz ultrasson e raio X e nada de diagnóstico estou preocupado gostei desse assunto muito boa a sua explicação
Boa tarde Dr.
Estou com 21 anos, tenho desde os 14 anos de idade.. agora ainda aparece o osso, porem a dor só aparece quando exercito muito, como exporte de saltos que pratico e ador aparece, porem e minima, apartir de agora vou dar foco em melhorias no alongamento de quadriceps e fortalecimento.
Boa noite Dr. Adriano!
Meu nome é Danilo, sou fisioterapeuta e estou com uma paciente de 31 anos de idade não atleta no meu consultório, apresentando um quadro clínico compatível com a de doença de Osgood-Schlatter, isso é possível?
Entretanto, a maior incidência é no sexo masculino e a faixa etária mais acometida é dos 08 aos 12 anos, podendo surgir até os 15 anos e, se resolvendo quando o paciente completa 18 ou 19 anos. Geralmente são jovens, que praticam atividades físicas, principalmente aquela onde a região muscular solicitada será a do quadríceps.
Sendo assim, gostaria de saber se existe alguma outra hipótese diagnostica.
Atenciosamente :Danilo Barbosa
Oi, Danilo.
Nesta idade, um diagnostico possivel é um fragmento da TAT estar solta no tendao patelar causando irritaçao local.
Se for isso, eu trato de maneira cirurgica com remoçao do fragmento e cruentizaçao da area com excelentes resultados.
abs
Boa tarde Dr. Adriano!
Tenho 48 anos, 1,76 de altura, 84 kg e sofro com a de doença de Osgood-Schlatter nos dois joelhos a alguns anos.
Sempre fui corredor amador desde os 13 anos de idade.
Em jan/fev/março de 2015 fiz 3 meses de fisioterapia e fiquei 6 meses sem correr para uma melhor recuperação. Voltei a correr mas a dor volta imediatamente apos o treino.
Dois sintomas: Impossibilidade de me ajoelhar, e ,ao palpar o tubérculo sinto a dor e o inchaço conforme descrito no site: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/traumato/osgood/osgood.htm
O que devo fazer para melhorar e voltar a treinar sem preocupação ???
Boa tarde.
Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
Se puder vir a Sao Paulo, o endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Att
Dr Adriano Leonardi
Ola Dr.Adriano boa tarde, tenho a sindrome de osgood-schlatter desde meus 14 anos de idade, na epoca fiz alguns tratamentos com ortopedistas, porem, o que resolveu mesmo foi um medico acupunturista que fez alguns procedimentos, inclusive algumas sessoes de drenagem de sangue “pisado” atraves de ventosa.. Bem, hj estou com 40 anos e até janeiro de 2015 eu nunca mais tinha tido qqr dor na regiao do meu joelho esquerdo.. Qdo as dores voltaram, consultei um ortopedista que me confirmou a sindrome de osgood-schlatter e me indicou tratamento com gelo e anti-inflamatorios.
Me deixou assustado qdo falou da operação, me aconselhou a nao optar por esse caminho pois disse que a ruptura do tendão é inevitavel… enfim, vi alguns relatos acima e pelas suas respostas percebi que nao é bem assim..
Vou me programar para passar ema uma consulta com o Sr.
Abç.
Oi, Andre.
Será um prazer poder te ajudar.
Bom dia! meu filho esta com esse sitomas..joga bola para dois times ou seja joga bola dois todos os dias…ele tem 11 anos….qual e o tempo de repouso necessário. …ja estou tratando com gelo e anti inflamatório.
Oi, Bruno.
Agradeço muito o contato pelo site.
Entendo a ansiedade que a lesão de seu filho pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e te examina-lo minuciosamente.
A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
Com um bom acompanhamento, a SD osgood schlatter permite sim que o atleta mantenha a pratica esportiva.
Se puder acompanhar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Att
Dr Adriano Leonardi
Boa Noite
Depois do procedimento cirurgico é possivel voltar a praticar atividade fisica sem risco de sentir dor ?
Sendo bem indicado e tecnicamente bem feito, associado a uma boa reabilitação, sim.
Boa noite Dr. Adriano a minha filha tem apenas 09 anos e foi diagnosticada hoje com essa síndrome,
fiquei muito preocupada de inicio, porém, sinto-me agora um pouco mais tranquila com essas informações que o Dr compartilhou conosco.
De inicio o ortopedista indicou anti inflamatório e depois fisioterapia.
Obrigada pelas dúvidas aqui tiradas.
Boa noite Adriano,
Tenho 23 anos e fui diagnosticada com a síndrome aos 14, 15 anos. Passei por sessões de fisioterapia e inclusive deixei de praticar esportes por algum tempo, a fim de evitar que a piora da doença. Depois de um tempo retornei ao médico e questionei-o sobre quando poderia retornar à pratica esportiva, e ele me recomendou praticar normalmente, mas utilizando uma faixa sub-patelar sobre o tendão. Hoje em dia eu não sinto mais dores na perna afetada, no entanto tenho uma vida sedentária durante a semana e extremamente ativa nos finais de semana, praticando esportes a tarde inteira. É possível que a dor volte por causa do excesso de atividade física e pela sobrecarga no joelho? Além disso, a protuberância ainda existe… é necessário que eu faça uso da faixa sub-patelar quando for praticar atividades físicas?
Obrigada!
Boa tarde, Isabella.
Para a sua idade, a doença ja não está mais ativa.
Se você tem sintomas ao praticar esportes, é importante investigar se se trata de uma sobrecarga articular ou se existe alguma sequela da doença, conforme descrito no artigo.
Olá Dr. Adriano!
Eu tenho esta doença desde os 13 anos! Porém nunca fiz tratamento!
Depois que parei de jogar futebol há cerca de um ano, engordei e estou 15 kg acima do peso!! Voltei a me exercitar. Jogo futebol, faço cooper e exercícios em geral! Porém na última quarta-feira após uma série de exercícios, voltei a sentir fortes dores, estou até andando mancando!! E o pior esta doença se desenvolveu nos dois joelhos juntos!!
O que o senhor me recomenda fazer para melhorar??
Bom dia, Jeferson.
Agradeço muito o contato pelo site.
O agravo de seus sintomas PODE estar ligado à soltura de fragmento osseo secundário à síndrome de Osgood-Schletter, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Att
Dr Adriano Leonardi
Bom dia Dr. Adriano!
Fui informado por um médico que se eu optasse pela cirurgia, existia um risco de eu perder centímetros da perna.
Existe esse risco?
Quais são os riscos possíveis da cirurgia de retirada da protuberância?
Obrigado!
Oi, Adolfo.
A tecnica que eu uso (trans-tendao patelar) absolutamente não causa este tipo de sequela, alem de ser extremamente segura.
Parabéns Dr. Adriano Leonardi, acompanho perguntas e respostas, sempre claro e objetivo! Sucesso sempre!
DR. adriano, boa tarde, tenho 23 anos e ainda sofro com os sintomas e dores dessa doença, tenho desde criança quando jogava bola todos os dias praticamente, hoje se eu levar uma pancada na região fica muito dolorido, durantes dias, e o “caroço” que tenho é muito feio, gostaria de me livrar desse caroço e continuar jogando meu futebol semanalmente. Gostaria muito de ter uma consulta com o senhor! Vejo que tem muita segurança ao falar, deve ter experiência no assunto. Aonde o senhor atende? Resido em São bernardo do Campo – Sp.
Oi, Rodrigo!
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Boa tarde Dr. Adriano,
Primeiramente queria agradecer imensamente por disponibilizar as respostas com tanta clareza e objetividade e por ajudar-me a entender um pouco mais sobre essa síndrome.
Abraços.
Olá Dr boa noite!!
Sou médico pediatra e estava atendendo na Unimed de Salto interior de SP próximo a Itu quando da entrada um jovem adolescente de 12 anos com 73 kg queixando-se de dor + edema joelho direito de início há 1 dia sem história de trauma febre ou ivas !! Ao exame o plato tibial estava edemaciado com muita dor a palpacao. Solicitei um Rx de joelho q me mostrou uma imagem de descontinuidade do osso tibial logo abaixo do joelho q me chamou atenção!! Mandei a imagem por WhatsApp p o ortopedista q estava de sobreaviso q rapidamente me retornou dizendo ser um quadro típico de dc de Osgood Schulater e me orientou a passar aine + gelo e encaminha-lo p seu consultório p aconhamento!! Foi uma surpresa p mim foi meu primeiro diagnóstico desta doença e fiquei pensando q às vezes por não haver trauma agente pensa numa simples sinovite e não pede rx e prescreve aine. Fiquei por ter tido o cuidado de pedir o rx senão nunca seria feito o diagnóstico desta curiosa doença!! É bom p ficar mais atento!! Mas me surpreendeu no seu texto q alguns casos necessitem até de cirurgia!! Mas foi apenas meu curioso relato de caso de um doença relativamente comum de uma área q domino pouco q é a ortopedia mas q felizmente procedi da maneira correta!! Aprendi q agora vou pedir mais a opinião dos colegas ortopedistas antes de tratar as doenças ortopédicas com um simples aine q agente pode comer bola com quadros mais graves!! É isso!! É um prazer!! Um abraço do colega Orlando!!
Oi, Orlando!
Muito bomsaber que meus artigos tem ajudado a elucidar a conduta de outros colegas.
Forte abraço!
boa tarde dr. Adriano,
Bati exatamente no tuberculo tibial e a dois dias que meu joelho está travado, com muita dor nessa região. principalmente quando dobro o joelho. os sintomas são exatamente iguais, será que desenvolvi isso nessa batida ou pode ser outra coisa.
Att.,
oi, Martin.
Contusões nesta area podem causar necrose do tendao patelar e os sintomas se prolongarem por muito tempo.
Procure avaliação logo.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Sou Médico, meu filho apresenta o quadro e esta iniciando tratamento.
Gostaria de elogiar a iniciativa e a revisão muito didática.
Obrigado, colega.
Dr. meu filho tem a síndrome de OSGOOD-SCHLATER, há 15 dias está em repouso, fazendo fisio, e ainda não consegue jogar futebol e precisa se recuperar rápido para voltar a jogar, ele tem 13 anos, a cirurgia seria um tratamento que resolveria mais rápido ou não?
oi, Paulo.
Agradeço muito o seu contato.
Entendo a ansiedade que a lesão de seu filho pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e te examina-lo minuciosamente.
Com um bom acompanhamento, a SD osgood schlatter permite sim que o atleta mantenha a pratica esportiva.
Se a sra quiser trazer seu filho para uma avaliação, será um prazer poder te ajudar.
Meu filho foi diagnosticado essa mesma síndrome ele tem 13 anos…e ele faz treinamento 3x por semana (futebol ) o médico aqui mandou se afastar da escolinha por 6 meses.e fazer fisioterapia…minha preocupação é a seguinte isso melhora totalmente ou pode deixar sequelas….ele pode continuar a jogar futebol?depois do tratamento.
oi, Alana.
Entendo a ansiedade que a lesão de seu filho pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e te examina-lo minuciosamente.
A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
Com um bom acompanhamento, a SD osgood schlatter permite sim que o atleta mantenha a pratica esportiva.
Se a sra quiser trazer seu filho para uma avaliação, será um prazer poder te ajudar.
o endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Meu filho e jogador de basquete e futebol society no Sesi, ele começou com uma dor no joelho ,que surgiu do nada , levei ele no medido esses de pronto Socorro , la o médico pediu um RX e viu que tinha algo errado.e disse que ele teria que parar todas as atividades e tomar analgésicos o resto da vida , ele ficou apavorado e quais ainda, então pergunto doutor , o que fazer com um garoto de 13 anos de 60 kilos e 160cm altura , com uma vitalidade maior que a minha .preciso de resposta é ajuda .
Obrigada
Entendo a ansiedade que a lesão de seu filho pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e te examina-lo minuciosamente.
A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
Com um bom acompanhamento, a SD osgood schlatter permite sim que o atleta mantenha a pratica esportiva.
Se a sra quiser trazer seu filho para uma avaliação, será um prazer poder te ajudar.
o endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Eu tenho um filho de 10 anos, apareceu isso no joelho dele, ele e um bom zagueiro . Treina campao e futsal , se o senhor visse os vídeo dele em campo.. levei ele na emergência ,o doutor foi legal e me informou sobre o problema, escreveu na receita esse nome para eu pesquisar. Aqui estou , ele falou só o repouso afastamento do campo e quadra…. meu filho não quer parar , eu enfacho bem o local para proteger das pancada.. ele fala q não dói ,só se apertar…. coloco gelo todos os dia, gelol o tempo todo tá muito dificio ver ele assim. Meu DEUS ! O tempo de cura dada pelo doutor foi de 6 mês ou até ele inteira 15 anos. Não da para saber o certo.. nesse momento ele tá com bolsa de gelo no local. Parece q o osso cresceu ,tá grande…. se poder me de uma dica. Esses ponto representa minhas lágrimas……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Bom dia.
Entendo a ansiedade que a lesão de seu filho pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e examina-lo minuciosamente.
A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
Com um bom acompanhamento, a SD osgood schlatter permite sim que o atleta mantenha a pratica esportiva.
Procure um traumatologista do esporte de confiança.
Ei Dr. Adriano meu irmão tem 14 anos ele jogo futebol, toda vez q acaba o jogo ou o treino ele fala q o joelho dele tá um pouco dolorido.Ele me disse que tem muito medo de levar um chute ou algo assim não lesão e se machucar e não poder jogar mais.
Se ele fazer a cirurgia ele pode continuar a jogar bola sem medo com antes e sem sentir dor??
oi, Mariana.
Na idade dele, nao se opera.
Costumamos ter muito bom resultado com uma fisioterapia bem feita.
Boa noite Dr Adriano. Tenho 32 anos e minha pergunta e se esse caroço nunca irá sumir? Ou se somente só com cirurgia? Pq tenho muita vergonha até de usar uma bermuda até pq sou muito magro e é muito feio. E isso tem me feito muito mal.
oi, Ozeias.
A lesão pode sim ser operada se for considerada sequela na vida adulta.
Para se inteira mais, o sr encontra informações neste artigo: https://adrianoleonardi.com.br/artigos/sequelas-sindrome-osgood-schlatter-vida-adulta/
Boa tarde dr. Adriano sou mae de um adolescente de 14 e faz 15 esse ano. E como o ortopedista nos falou e danada dor do crescimento sindrome-osgood-shiatter. Como joga em campo desde o ano passado que encomoda as dores no joelhos dele. Continua treinando e esta com ortopedista e entao dr. Estamos no caminho certo ou precisamos optar em outros tratamentos? Ele ja tinha sentido antes so que estava suportavel e agora esta sentindo mai. Grata meu filho e Felix Peredo
oi, Lusinete.
Entendo a ansiedade que a lesão de seu filho pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e te examina-lo minuciosamente.
Com um bom acompanhamento, a SD osgood schlatter permite sim que o atleta mantenha a pratica esportiva.
Se a sra quiser trazer seu filho para uma avaliação, será um prazer poder te ajudar.
Boa tarde Dr .
Tenho 31 anos desde de criança sempre sofri muita dor na tuberosidade tibial dos dois joelhos que doia muito quando tocava na area, ano passado iniciei a fisioterapia e hoje nāo sinto mais dor,porém meu joelho direito ficou com uma protuberância devido o crescimento ósseo excecivo é possível fazer cirurgia para retirar esse “osso saltado” ou só em casos de fragmentos soltos?????? Aguardo resposta!!!! Obrigado
oi, Rodrigo.
Se houver indicação cirúrgica , a remoção de parte da tuberosidade melhora e muito as dores.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Olá, Dr. Adriano Leonardi.
Tenho 21 anos.
É, gostaria de saber se o medicamento ibuprofeno ajuda na diminuição da dor, ou até mesmo no desaparecimento.
Acredito que eu tenha “Osgood schlatter”.
Há duas semanas atrás me veio aparecer esta dor. E não posso praticar atividades físicas. Insistir na dor e fui jogar bola no sábado, não sentir dores no momento, mas quando terminou o jogo, com alguns minutos depois senti dor intensa. A minha insistência pode ter agravado ainda mais?
O que devo fazer para a melhora do trauma?
Agradeço desde já!
Bom dia.
Pode ser que vc tenha ficado com a sequela da doença, pois, na sua idade, não era mais p/ vc estar com dor.
Existe tratamento cirúrgico para isso quando adulto.
veja nesse meu artigo: https://adrianoleonardi.com.br/artigos/sequelas-sindrome-osgood-schlatter-vida-adulta/
Dr, Adriano Leonardi, tenho 21 anos e desde os 12 anos tenho a Síndrome de Osgood-Shlatter, sem melhoras. Tenho protuberância visível nos dois joelhos devido à isso, os quais doem nesse local.. Essa síndrome é considerada deficiência física?
Se vc tiver o fragmento solto dentro do tendão patelar, sequela comum da doença, pode ser sim que se beneficie com o tratamento cirúrgico com retorno pleno ao esporte.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
Dr. Adriano boa tarde, tenho a Síndrome de Osgood Schlatter, porém nunca fiz tratamento e quando jovem tive um sobrecarga do esporte (futebol) e passou acabei meio que acostumando com a dor e sumiu, hoje aos 35 anos voltei a praticar esportes e estou ficando com a região muito dolorida novamente em exercícios simples como o agachar, gostaria de saber se ainda posso realizar a cirurgia do mesmo.
Oi, Eduardo.
Possivelmente sim. Vc deve ter o fragmento solto de Osgood- Schlatter
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)940065262
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Boa tarde, existe a possibilidade de uma pessoa com 52 anos ser acometido por esta síndrome? Sou praticante do crossfit, bem adaptado ao treino, não sinto dores, mas a algum tempo começou essa o quadro idêntico ao descrito, Fui ao ortopedista, radiografia e é visível um lise em TAT, Dor local, não me limita, consigo fazer meus treinos, meu trabalho, vida normal, mas com a dor ali, localizada, sem edema, hiperemia. Vou fazer a ressonância. A dúvida é em relação a idade!
Muito obrigado
Marcos Vaz
Oi, Marcos.
Possivelmente, você tem sequela da síndrome pela soltura de fragmentos dentro do tendão, cujo tratamento é eminentemente cirúrgico e de fácil resolução.
Olá Dr Leonardo, eu tenho 50 anos e desde moleque tenho esse osso crescido no joelho, já fiz atroscopia nos dois joelhos, fui praticante de Futsal e Futebol de campo, sinto dores no joelho nessa região de crescimento do osso e também na lateral de fora do joelho. As dores vem e depois de alguns dias se vão, será que nesse meu caso a possibilidade de ter os fragmentos soltos provocando essa dor, não queria me submeter a nova cirurgia, mas a dor incomoda muito e foi pela dor que fiz as cirurgias nos meniscos.
Se for viável passarinho avaliação comigo aqui em São Paulo algum dia, será um prazer poder te avaliar.
Bom dia Dr.Adriano. Sou do Espírito Santo e tenho acompanhado seu trabalho pela internet e lido seus conselhos que entendo ser de uma sabedoria e conhecimento e de um extremo profissionalismo . Meu filho de 13 anos tem osgood schlatter constatado por ressonância que foi feito a um ano atrás e o médico recomendou fisioterapia ou pilates. Entao meu filho fez algumas sessões de fisioterapia, deu uma melhorada, e ele deu prosseguimento ao futebol. porém, a uma semana ele jogando futebol sentiu dores muito fortes que o impossibitou de continuar. Tenho aplicado gelo e dado a ele anti inflamatório. Por gentileza, me direcione qual o melhor a fazer no momento : fazer novamente sessões de fisioterapia ou o Pilates? Também gostaria de saber se a natação é benéfica e se o senhor só atende em Sao Paulo ou atende também no ES? E se não no ES, o senhor teria como me indicar um profissional amigo do senhor ou de sua confiança, para eu levar meu filho. Obrigado desde já e por gentileza me responda. Muito estou precisando. Deus lhe abençoe.
Entendo a ansiedade que a lesão de seu filho pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver os exames e te examina-lo minuciosamente.
A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
Com um bom acompanhamento, a SD osgood schlatter permite sim que o atleta mantenha a pratica esportiva.
Se o sr puder trazer seu filho para uma avaliação, será um prazer poder te ajudar.
o endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Doutor, fiz 2 cirurgias de LCA, após 1 ano, surgiu o “Cisto de Backer” dentro do joelho, não atrás como de costume, e na sequência surgiu um caroço parecendo um aumento ósseo na lateral de dentro do joelho, quando eu estico a perna, é como se ele esbarrase em algo antes de apontar para fora, pode ser esse Osgood?
Oi, Fabio
Pode ser sim. Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)940065262
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Boa tarde Doutor Adriano,
Tenho 18 anos e possuo Osgood-Sclatter desde os 14 anos com diagnóstico médico. Prático muito esporte e sempre me incomodou muito, principalmente no basquete, que é o que pratico com grande intensidade. Tem algo que eu possa usar durante os treinos e jogos para que a dor diminua?
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
Oi doutor, sou jogador de vôlei, estou com esse mesmo problema, tem algum remédio indicado, ou só a cirurgia ?
Oi, Marcos.
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
Olá doutor será que á algum exercício para a dor parar ou acalmar ? Posso ficar sem a síndrome antes dos 18? Obrigado
Oi, David
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Eu em Portugal não fiz nenhum exame . Mas será que á exercícios para fazer em casa para acalmar a dor ? Obrigado
Jogo futebol tenho 1.70 de altura e 63 quilos
olá
Sofri um acidente moto recente, o qual acabei batendo o joelho com força. Apresento um inchaço abaixo da linha da patela, provavel na tuberosidade da tibia onde o tendão tem inserção. Fiz raio x e não tem fratura, o que pode ser? Estou fazendo movimentos normais da articulação, contudo esta inchado.
Para te responder isso, precisaria te avaliar
Oi essas dor aparece com mais frequência depois de jogar futebol é horrivel doi muito estou sentindo um pouco agora o que devo fazer pra melhorar?
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)94754-9183
Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Ola doutor então sou montador trabalho ajoelhado o tempo todo saiu um caroço doloroso em cada “perna” abaixo do joelho não aguento mas de tanta dor as vezes a dor passa mas volta com pequenas camada de pus e qual o tratamento o doutor indica
Oi, Flavio
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)94754-9183
Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Boa noite doutor, minha filha tem 8 anos e está fazendo exercícios e dieta para perder peso, ela está pesando 60 kg e apresenta dor quando ajoelha, faz exercicios mais pesados
e quando toco no lugar da lesão que é exatamente no mesmo lugar da lesão exibida na imagem deste artigo. Está com um inchaço aparente. Minha dúvida é essa Síndrome pode estar relacionada com a obesidade e excesso de peso? Ela tem uma consulta marcada amanhã aqui na minha cidade, interior de MG e eu gostaria de verificar com vc quais são os exames necessários para o diagnóstico dessa sindrome e exclusão de outras patologias. Muito obrigada!
oi, Luciana
Obrigado pelo comentario.
Para te responder isso, precisaria de avaliar-la.
Se vcs conseguirem se deslocar a SP, será um prazer assistir-los
Doutor tenho 15 anos e tenho o a síndrome de OSGOOD-SCHLATTER jogo futebol 4 vezes na semana não tenho dores,só as vezes quando tomo uma pancada,minha dúvida é se o caroço some sozinho ou se precisa de cirurgia pra ele sumir completamente?
Para te responder isso, precisaria te avaliar
olá tenho essa doença já faz 3 anos mas tipo assim o caroço diminuiu mas sinto dor ainda,queria saber quando tempo esse doença permanece no joelho? Aaa e também tenho nos dois joelho essa doença as vezes não consigo andar normalmente..
Oi,
Obrigado por sua participação.
Para te responder isso, precisaria te avaliar
Abs
Tenho 19 anos, n sei se tenho essa síndrome aí, mas quando eu estava jogando basquete tive essa dor, e de lá pra cá toda vez q jogo sinto e demora uma semana pra parar de doer, pode ser essa síndrome? E sempre q toco o local “tuberosidade tibial” ela dói
Para te responder isso, precisaria te avaliar
Doutor, tive essa doença quando adolescente, e agora aos 41 anos voltou. Inchaço enorme, muita dor e sensibilidade, com vermelhidão na pele. O que recomenda, por favor?
Assista este vídeo
https://youtu.be/nQ6cYy1PIbk
Doutor meu filho rompe o joelho pro lado desde 8 anos, passei no medico cirurgiao disseram q ele nao tem a curva do osso do joelho, que o dle reto, e teria q raspar pra fazer essa cova, e aqui no brasil nao faz… o que devo fazer.
oi, Edileide
Para te responder isso, precisaria avaliar seu filho.
Boa noite doutor meu filho de 13 anos está com sintomas dessa lesão qual a melhor forma de tratar?
Para te responer isso, precisava de avaliar-lo.
Se puder traze-lo em consulta, será um prazar
Dr . Tenho 31 anos levo uma vida saudavel com dieta e atividade fisica. Tem duas semanas que essa região me causa desconforto tem um inchaço exatamente na regiao do assunto no qual estamos abordandol.
Dr Adriano, esta síndrome é impeditiva para concursos que exigem atividades físicas como forças armadas e afins?
Se o adulto nao tiver sequelas, nao