Diagnóstico da Lesão da Cartilagem do Joelho

Conheça o Diagnóstico da Lesão da Cartilagem do Joelho

O diagnóstico da lesão da cartilagem é feito pela história de exageros no treino, com aumento súbito da velocidade e volume, especialmente na corrida de rua; ou de um entorse do joelho seguido de um estalo com dor intensa e inchaço imediato.

 

Se o joelho se encontra muito inchado, o médico pode fazer uma punção de alívio e enviar o líquido articular para análise patológica.

 

O exame padrão-ouro para se avaliar a lesão é a ressonância magnética do joelho. Neste exame, é possível observar o tamanho da lesão cartilaginosa e estimar o seu tamanho, localização dentro do joelho, como na cartilagem da patela, tróclea ou côndilos do fêmur, por exemplo, determinar o comprometimento do osso abaixo da cartilagem (subcondral), se existe derrame articular (água no joelho), presença de corpos livres e lesão a outras estruturas como o ligamento cruzado anterior ou meniscos.

 

Diagnóstico da Lesão da Cartilagem do Joelho

Imagem de ressonância típica de uma lesão na cartilagem do joelho. A seta indica a perda.

 

Havendo lesão da cartilagem do joelho, a mesma é descrita pelo radiologista como por termos como “lesão condral ou osteocondral de x cm2, com edema ósseo subjacente ou fratura subcondral e volumoso derrame articular”.

 

Atenção inicial à lesão da cartilagem

Importante nos primeiros dias proteger a área afetada usando um suporte como uma joelheira articulada ou não, repousar, aplicar gelo sobre o joelho, manter o membro elevado e, se não houverem contraindicação clínica, pode-se fazer uso de analgésicos comuns e anti-inflamatórios.

 

Sempre que possível a fisioterapia deve ser iniciada, visando a redução da dor, inchaço e realizando a eletroestimulação muscular para prevenir ou minimizar a atrofia do músculo da coxa.

 

 

Continue Lendo

 

+ O que é Lesão da Cartilagem do Joelho

+ Tratamento para Lesão da Cartilagem do Joelho

+ Prevenção da Lesão da Cartilagem do Joelho