Barulho ou estalos no joelho são graves? Seus joelhos estão fazendo barulho? Provavelmente não há nada para se preocupar. Sons de estalo e estalono joelho geralmente não são um sinal de que algo está errado. Muitas articulações fazem barulho, mas o joelho é uma articulação muito comum para isso.
Leia também: Saiba tudo sobre artrose no joelho.
A maioria das pessoas estala os joelhos quando se agacha ou faz toda a amplitude de um movimento. Normalmente, se não houver dor ou inchaço, não há necessidade de se preocupar.
Barulho ou estalos no joelho. Por que seus joelhos saudáveis podem estar fazendo barulho?
À medida que as pessoas envelhecem, áreas irregulares podem se desenvolver no tecido que cobre os ossos, chamado cartilagem. Quando nos agachamos ou ficamos em pé, essas superfícies ásperas deslizam umas contra as outras e fazem barulho. É também o tecido que conecta os ossos a outros ossos, chamados ligamentos, e se aperta com o movimento. Ou é o revestimento da articulação que se move sobre o osso. Pode ser um sinal de:
Lagrimas Meniscais
O menisco é um disco de borracha em forma de C que atua como uma almofada e amortecedor para o joelho. Também ajuda a distribuir seu peso uniformemente para que seus ossos não se esfreguem. As lesões meniscais geralmente são causadas por entorses súbitas ou outras coisas que você pode fazer enquanto pratica esportes. As lágrimas são comuns em jovens devido a eventos traumáticos, mas à medida que as pessoas envelhecem, os meniscos se rompem com mais facilidade.
Cartilagem lesionada ou desgastada
A cartilagem que cobre os ossos pode ser danificada e pedaços podem quebrar e ficar alojados na articulação. O joelho geralmente incha e trava em resposta a essa lesão. A cartilagem do joelho também pode se desgastar ou quebrar, comumente conhecida como artrite. Algumas pessoas dizem que seus joelhos rangem quando se movem. A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite. Geralmente afeta pessoas de meia-idade e idosos.
Barulho ou estalos no joelho, dicas para evitar ruídos:
O exercício regular fortalece as pernas e os joelhos
Exercite-se com pesos, faixas de resistência ou exercícios com peso corporal, como agachamentos e lunges, pelo menos duas vezes por semana. Fortaleça os músculos que sustentam os joelhos subindo escadas, colinas ou andando de bicicleta ergométrica.
Aquecimento antes do treino
A lesão pode resultar de treinamento extenuante com músculos e articulações frios.
Mantenha-se flexível
Antes do treino, experimente alongamentos dinâmicos que trabalham os músculos em toda a amplitude de movimento. Após o exercício, faça alongamento estático, mantendo cada alongamento por 30 segundos. Isso ajuda a evitar lesões. Estique seus isquiotibiais e isquiotibiais (quadríceps ou isquiotibiais) regularmente.
Se você já está se exercitando, diminua a velocidade e faça exercícios mais difíceis e mais longos.
Use sapatos que se ajustem bem e estejam em boas condições.
Mantenha um peso saudável. Reduz a carga sobre os joelhos. O excesso de peso é um importante fator de risco para o desenvolvimento precoce da osteoartrite do joelho.
O melhor é treinar os músculos ao redor do joelho.
Se você sofre de crepitação no joelho, especialmente se for dolorosa, consulte um médico especializado em medicina esportiva. Eles podem recomendar uma variedade de tratamentos, incluindo: Fisioterapia e injeções de cortisona.
Ainda não tem certeza se o ruído do joelho o incomoda? Em caso de dúvida, ligue para o seu médico. Quanto mais cedo você consultar um médico, mais cedo poderá evitar que o problema se agrave.
Eu aprofundei mais este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube: