fbpx
 

O que é condropatia troclear?

condropatia-troclear

O que é condropatia troclear?

As lesões da cartilagem articular são divididas em relação ao seu tamanho e sua localização. A condropatia troclear, por exemplo, traduz um problema que atinge a cartilagem de uma área do joelho chamada tróclea, estrutura semelhante a uma calha por onde a patela desliza quando o joelho dobra e estica. 

Diversos estudos mostram que essa área do joelho recebe de 3 a 4x o peso do indivíduo em atividades como subir escadas, correr e agachar, principalmente com peso.

Na medida em que ele acontece, a pessoa começa a ter dificuldades de mexer a área, com bastante dor, entre outros sintomas. Saiba mais sobre este assunto a seguir!

Por que a condropatia troclear ocorre?

A cartilagem cumpre uma função de extrema importância, pois permite que os ossos possam realizar seus movimentos sem atrito. Porém, existem alguns fatores que podem causar danos a ela, de forma que a condropatia troclear se encaixa nesta categoria de problemas cartilaginosos.

Assim sendo, existem alguns motivos que contribuem para o aparecimento da condropatia troclear. Entre eles se destacam, por exemplo:

  • Lesões que podem ocorrer na cartilagem devido a batidas ou impactos na região;
  • Enfraquecimento da cartilagem devido ao decorrer da idade;
  • Excesso de peso e carga sobre os joelhos, causados por obesidade ou treinos errados;
  • Casos de valgo dinâmico, quando os músculos da coxa não estão alinhados com os do quadril, o que afeta a movimentação do joelho;
  • Condições intrínsecas à formação corporal da pessoa. Entre estes casos estão a patela alta, que fica acima do normal ou instável, que se movimenta mais livremente no joelho pela frouxidão dos ligamentos.

Diante de qualquer uma destas condições, é muito importante ficar atento a sintomas como dores, inchaço na região do joelho, dificuldade de movimentação e crepitação. Se esses problemas aparecerem, você precisa consultar um médico especialista para o devido diagnóstico e tratamento da condropatia troclear.

O que se sente?

Assim como em qualquer outra condropatia, os sintomas incluem:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Atrofia muscular;
  • Rangido;
  • Sensação de falseio e de travamento.

Informações importantes de cura da condropatia troclear

Antes de tudo, você precisa ter em mente que a cartilagem é um tecido que raramente se regenera. Assim sendo, as condições de condropatia troclear necessitam técnicas e métodos de tratamento específicos para que resolvam o problema. 

Por isto, a realização de exames de imagem, sobretudo a ressonância magnética, deve ser feita antes de qualquer tratamento. Uma vez que o médico identifique o grau da condropatia, ele poderá receitar tratamentos específicos, como por exemplo:

  • Uso de substâncias como o ácido hialurônico (viscossuplementação) intra-articular
  • Trabalho de fisioterapia para reativação muscular
  • Em casos mais graves é preciso cirurgia para retirada e substituição da cartilagem. A técnica consagrada hoje é a Membrana de colágeno devido ao seu poder regenerativo.

De forma geral, grande parte da cura deste problema também está associada a mudanças no estilo de vida dos pacientes. Assim sendo, perder peso, eliminar o tabagismo, dormir melhor e fortalecer a região são fundamentais para combater esse mal.

Outras considerações importantes

A condropatia troclear também está associada a alguns fatores de risco que vão além de certas modificações corporais. Entre eles estão:

  • Idade – quanto mais velha a pessoa maior o risco da doença;
  • Sexo – mulheres tem uma possibilidade maior de desenvolver condropatia;
  • Memória muscular – o nível de sedentarismo e fortalecimento dos músculos locais.

Diante destas informações, é muito importante optar por medidas preventivas ao se encaixar em qualquer uma dessas categorias ou fazer esportes de impacto. Por isso, invista em exercícios de fortalecimento muscular, alongamentos e aquecimento e fisioterapia preventiva. Assim você conseguirá contornar qualquer problema ligado às cartilagens de seu joelho.

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?