O tendão é uma estrutura fibrosa e grossa, responsável por conectar o músculo ao osso. Dessa forma, auxilia no equilíbrio do corpo e no desenvolvimento dos movimentos, distribuindo as forças nos músculos. A inflamação nessa área é chamada de tendinite. Se não tratada corretamente, pode se tornar recorrente e virar um caso de tendinite crônica.
O que é tendinite crônica?
A tendinite é a inflamação ou irritação dos tendões. Essa condição, que causa dor, sensibilidade e desconforto ao lado de uma articulação, pode ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer idade. É mais comum na região do ombro, cotovelo e joelho, mas também pode ocorrer nos quadris, tornozelos e punhos.
Trata-se de uma condição que, por si só, não é considerada muito grave. No entanto, pode ser muito limitante e afetar o dia a dia do paciente, uma vez que a dor que gera pode impedir uma vida diária normal.
Na maioria das vezes, com um tratamento tradicional, repouso e medicação, o normal é que em poucos dias essa lesão cicatrize. Contudo, em alguns casos a inflamação e a dor tornam-se comuns com o tempo. Nestes casos, o que ocorre é a tendinite crônica. Ou seja, uma inflamação persistente dos tendões, que se torna recorrente sem que haja uma recuperação adequada.
Quais são as causas dessa condição?
A tendinite crônica é mais comum em pessoas idosas. Isso se deve ao fato de que, com o passar dos anos, os tendões se desgastam, o que os fragiliza e os torna mais propensos a sofrer lesões, não só tendinites, mas também rupturas parciais ou totais.
Outra possível causa é a sobrecarga de exercícios e uma ruptura mal cicatrizada que faz com que o tendão perca elasticidade, tornando-o mais sujeito a inflamação quando usado. Essa patologia também pode se tornar crônica devido a desequilíbrios biomecânicos ou postura inadequada.
Além disso, em muitos casos, a causa da tendinite crônica é a repetição de um determinado movimento ao longo do tempo. Sim, é isso mesmo! Diversos pacientes sofrem de tendinite porque seus empregos ou hobbies envolvem movimentos repetitivos.
Assim, usar a técnica adequada é especialmente importante ao executar repetidamente movimentos esportivos ou atividades relacionadas ao trabalho. A técnica incorreta pode sobrecarregar o tendão.
E os sintomas?
Os sinais e sintomas de tendinite crônica ocorrem perto da articulação do tendão lesado e consistem principalmente em dor que pode irradiar para os músculos próximos. Além disso, é possível apresentar sensibilidade e rigidez, bem como inchaço no local.
Esses sintomas são agravados pelo movimento e, em alguns casos, você pode sentir dificuldade ou até mesmo incapacidade de movimentar a região lesionada. Dessa forma, se você tiver tendinite nos joelhos, por exemplo, pode não conseguir caminhar corretamente, correr ou dobrar a perna.
Conheça os métodos de tratamento para tendinite crônica
Embora não haja cura para essa condição, existem tratamentos para tendinite crônica que ajudam a aliviar os sintomas e diminuir a chance de ruptura do tendão. Dessa forma, costuma ser realizado com o objetivo de amenizar a dor e reduzir a inflamação.
O tratamento pode ser conservador, isto é, não cirúrgico, com ondas de choque, repouso moderado, gelo, ingestão de analgésicos, infiltração e fisioterapia. Porém, em casos refratários, a cirurgia pode ser necessária e é realizada para corrigir as causas da lesão do tendão.
Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!
Quer saber mais sobre tendinite? Então acompanhe o vídeo a seguir e aproveite para se inscrever no canal do Youtube.
O que acontece na tendinite crônica é que a inflamação se torna recorrente e é gerada fibrose que impede o correto fornecimento de sangue à área lesada. Assim, dificultando que o corpo receba os nutrientes necessários para reparar a lesão. Isso cria um ciclo vicioso, necessitando de tratamento adequado. Portanto, agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!
Dói me os gêmeos