A cirurgia de prótese do joelho é considerada a última “carta na manga “no tratamento da artrose e consiste, basicamente, na realização de cortes nos ossos que compõem a articulação do joelho e substituição por implante metálicos interpostos por componente polietileno. Mas muitas pessoas se preocupam com o pós operatório de cirurgia de prótese no joelho. Nem sempre esta preocupação reflete a realidade, pois o pós operatório de prótese pode ser razoavelmente tranquilo para muitas pessoas. 

Como já explicado em outros artigos, a prótese de joelho tem indicação em pacientes com grande destruição articular, tanto por artrose familiar, quanto em sequelas de cirurgias prévias do joelho e de fraturas.

A idade ideal do paciente é sempre em torno de 60 anos para mulheres e 70 anos para homens. Mas, o fator IDADE nunca deve ser levado em consideração como fator isolado.

pós-operatório de cirurgia de prótese de joelho

Como é o pós-operatório de cirurgia de prótese de joelho?

 

Didaticamente, dividimos a recuperação da cirurgia de prótese em pós-operatório imediato, intermediário e tardio.

  1. Pós-operatório imediato de cirurgia de prótese de joelho

Após a cirurgia, o paciente é mantido internado no hospital por 2 dias com a finalidade de fazer uso de medicações para prevenção de infecção e trombose e inicia-se neste período treino de marcha , ou seja , o paciente já deve ser colocado em pé e realizar os primeiros passo  com o membro operado se utilizando do andador.

 

Leia também: O que é prótese total de joelho?

 

Nesta fase, minha equipe médica reavalia o paciente diariamente, atentos ao curativo, controle de dor e status circulatório. Qualquer alteração é prontamente tratada.

pós operatório de cirurgia de prótese no joelho

 

Após esse período de internação já em casa o paciente deve utilizar as medicações recomendadas por médicos que consiste em uso de analgésicos , anti-inflamatórios , anticoagulantes , protetores gástricos e medicação de uso contínuo já utilizadas antes da cirurgia . 

 

   Sendo também liberado  andar com uso do andador, sair da cama sozinho  e utilizar banheiro sem auxílio . E pequenas tarefas diárias

 

  1. Pós-operatório intermediário de prótese de joelho

Nos 3 primeiros meses é importante ter os seguintes cuidados em casa:

-Não deixa obstáculos no caminho : fios ,cabos , carpetes 

– Verificar se o piso não está molhado 

– Não carregar objeto ao caminhar na fase inicial de reabilitação

– Coloque objetos de uso diário em locais fáceis de alcançar

– Utilize calçados antiderrapantes sem salto.

– Não se ajoelhar

– Girar o corpo com o membro operado apoiado

Cuidados com curativos:

– A primeira troca de curativo ocorre no consultório com supervisão da equipe 

– O ferimento e mantido sempre limpo 

– Evitar molhar o ferimento durante o banho , recomendamos a proteção da ferida durante esse ato

– Observar sinais de infecção ao redor do ferimento com vermelhidão ou secreções 

  1. Pós-operatório tardio

Após o 3° mês de pós operatória o médico avalia em consulta se já é possível  liberar a prática de atividades físicas sem impacto como natação , musculação e bicicleta.

 

 

 

Atividade física no pós-operatório de cirurgia de prótese de joelho

A prescrição de atividade física tem entrado cada vez mais no pós-operatório da prótese de joelho por alguns motivos muito importantes:

  1. O esporte promove a síntese óssea, com impacto direto em portadores de osteopenia ou osteoporose. Isso reduz o risco de uma soltura do implante.
  2. Impacto direto em comorbidades como pressão arterial alta, diabetes, aumento de colesterol, depressão, entre outras.
  3. Reduz dor e desconforto residuais, relativamente comuns no período pós-operatório.

Importante que o profissional de educação física entre em contato com a equipe médica para que todo o protocolo seja prescrito em harmonia.

Finalmente, mesmo que o paciente esteja extremamente satisfeito com o resultado final, retornos periódicos ao ortopedista, ao menos 01 vez ao ano, avaliando-se a vitalidade da prótese, biomecânica e força muscular, assegurando-se assim a qualidade de vida do indivíduo.

pós operatório de cirurgia de prótese no joelho

 

Eu aprofundei este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube! Assista para saber mais. 

 

  

Postagens similares

6 Comentários

    1. Exatamente.
      Minha unica função aqui é elucidar de como eu conduzo os meus casos.
      Casos de outros médicos, nos quais eu absolutamente não tenho controle, oriento a dirigir as duvidas ao médico assistente, que é responsável pelo caso.
      Sabe, Julio, mesmo ficando horas na produção de um conteúdo rico em ciência, sem manipulação de laboratórios e, mesmo recebendo criticas como a sua que, para mim são urros de ignorância, a mesma ignorância ou falta de educação típica do brasileiro que não respeita um pedestre na que anda em sua faixa, que fura filas e que joga lixo na rua, mesmo assim eu continuo minha missão de elucidar um povo tão sofrido e desassistido.

      Sabe por que, meu caro Julio?

      Por que, se deixar rolar os comentários para baixo verá que o seu contrasta com o dos demais e isso sim me dá energia para continuar.

      Mas, não fico nem um pouco chateado contigo. O descaso com a educação pode ser para o sistema político uma dádiva, mas é uma dívida sem precedentes para com a população brasileira. Cultivar a ignorância do povo, através da falta da educação, da orientação e da instrução para que se torne massa de manobra como diversos perfis de pseudociência aqui no youtube é nocivo demais. É levá-lo a votar às cegas, com base em conceitos de senso comum e em opiniões descredenciadas. Tentar tirar proveito da falta de conhecimento, da falta de percepção, da imaturidade das pessoas é abominável, seja por parte de quem for.

      Enfim, como afirmou um dos principais estudiosos do tema, o norte-americano John Dewey , “a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.

      Passar bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *