fbpx
 

Membrana de Colágeno- A regeneração da cartilagem

Membrana de colágeno 1

Membrana de Colágeno- A regeneração da cartilagem

A membrana de colágeno é uma técnica muito importante para a regeneração de cartilagem. As lesões da cartilagem articular podem ser resultados de uma lesão traumática ou por doenças degenerativas, evoluindo frequentemente com um quadro de dor, comprometimento da função e também a artrite/artrose da articulação.

Visto que a cartilagem possui uma pequena capacidade de regeneração, o manejo das lesões da cartilagem é um dos problemas clínicos mais desafiadores para os cirurgiões ortopédicos. 

 

Leia também: Desgaste do joelho, porque ele ocorre, diagnóstico e tratamento

 

O número de pacientes com artrite/artrose do joelho está aumentando juntamente com o envelhecimento da população e da obesidade. Além disso, os danos á cartilagem resultantes de lesões esportivas na população adulta mais ativa, podem resultar em um número crescente de pacientes com lesão prematura da cartilagem.

Atualmente, a intervenção cirúrgica padrão para lesões extensas da cartilagem consiste na substituição da articulação por uma prótese. Entretanto, existem técnicas para o reparo da cartilagem em estágios iniciais, sendo que atualmente uma que vem ganhando popularidade é a técnica que utiliza uma membrana de colágeno no local da lesão, afim de regenerar a cartilagem. Nesse artigo você entenderá como essa técnica funciona, sua indicação e os seus resultados.

 

O que é a cartilagem?

 

A cartilagem é um tecido que reveste o osso, cuja a função é de amortecer e lubrificar a articulação durante o movimento.

Membrana de Colágeno

Quais as causas da lesão da cartilagem?

 

  • Envelhecimento normal
  • Acidentes automobilísticos com fraturas graves
  • Lesão de ligamento e menisco
  • Obesidade
  • Condromalácia maltratada
  • Tumores ósseos
  • Anormalidades genéticas

 

A cartilagem se regenera?

 

Por não possuir um suprimento sanguíneo próprio, uma vez danificada a cartilagem possui potencial para se regenerar sozinha muito limitado e praticamente nulo, levando alguns autores a dizer que ela não consegue se regenerar.

 

Leia também: Cartilagem do joelho gasta: veja essas dicas para reduzir a dor

 

Entretanto, há estudos científicos mostrando que algumas células da cartilagem possuem um pequeno fator de regeneração e que a atividade física produz substâncias que ajudam na resposta antiinflamatória na região danificada. Outro detalhe muito importante é que apesar do fator de regeneração da cartilagem ser pequeno, atualmente existem técnicas cirúrgicas que propiciam sua regeneração próximo a 100%.

 

Quais as opções de tratamento para a lesão da cartilagem?

 

Evidências científicas de alta qualidade demostram a eficácia dos exercícios físicos, educação do paciente e perda de peso (quando necessário) para o manejo dos sintomas de quem possui lesão da cartilagem. Alguns estudos mostraram que a infiltração articular com acido hialuronico possui excelente potencial regenerativo por quebrar ou anular a cascata inflamatoria da condropatia. 

Quais são os procedimentos cirúrgicos para o reparo da lesão da cartilagem através da membrana de colágeno?

 

  • Artroscopia do joelho
  • Microfratura
  • Mosaicoplastia
  • Membrana de colágeno
  • Transplante osteocondral de aloenxerto
  • Transplante autólogo de condrócitos
  • Osteotomia
  • Subcondroplastia

 

Apesar de haver várias técnicas na atualidade com o objetivo de regenerar a cartilagem do joelho, uma que vem se destacando e apresentando ótimos resultados é a técnica de membrana de colágeno.

 

Membrana de colágeno: técnica regenerativa revolucionária

 

A Membrana de colágeno é um tratamento inovador e muito utilizada para lesões extensas da cartilagem. É a combinação da técnica de microfratura com a utilização de uma membrana de colágeno tipo I/III que pode ser sutura e/ou colada no local da lesão, estimulando ainda mais a formação de uma nova cartilagem. 

Membrana de Colágeno

A membrana de colágeno é um procedimento seguro para regenerar a cartilagem?

 

Os estudos recentes mostram que a técnica que utiliza a membrana de colágeno é segura para a regeneração da cartilagem. Nenhuma complicação grave após o procedimento foi observada e a área lesionada foi regenerada em quase 100% após a cirurgia. Outro fator importante é que os pacientes que realizaram esse procedimento, tiveram uma melhora significativa da dor. 

Quais cuidados devo tomar após a realização da cirurgia?

 

Após a realização da cirurgia, todos os pacientes são orientados á realizar fisioterapia com o objetivo de fortalecer os músculos da perna (dando ênfase para o músculo anterior da coxa), estimular o ganho de movimento da articulação e diminuir o inchaço do joelho. Nas primeiras semanas é importante que o paciente não jogue o peso do corpo na perna que foi submetida á cirurgia, sendo necessário o uso de muletas e/ou andador.

Membrana de Colágeno

Preenchimento completo da lesão na cartilagem

Membrana de Colágeno

Membrana de colágeno suturada no local da lesão

 

 

Para aprofundar mais este tema, veja este vídeo do meu canal no YouTube!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?