Condromalácia Patelar é cercada de muitos fatos e mitos. A palavra provém da aglutinação dos radicais chondros, cartilagem e malacia, amolecimento, resultando portanto em “amolecimento da cartilagem” da patela. A lesão é, portanto um amolecimento desta cartilagem, que pode evoluir para sua total destruição.
Sabe-se que uma cartilagem articular lesada tem potencial de cicatrização muito limitado. Isso se deve às propriedades histológicas do tecido cartilaginoso que, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, possui pouquíssimas células (hipocelularidade), não possui vasos sanguíneos (avascularidade), é aneural, ou seja, não possui terminações nervosas e é riquíssimo em água. Consequentemente, uma vez lesada, a reação inflamatória de articulações é muito pequena e a possibilidade de reparo, quase nula.
Todos os dias, blogs e sites que abordam a condromalácia patelar recebem milhares de dúvidas e comentários. Na grande maioria das vezes, são pessoas que, frustradas em um tratamento sem sucesso, buscam tirar duvidas com a experiência de outras pessoas.
Seguem abaixo as principais que tenho recebido meu site na última década:
1. Quem tem condromalácia patelar não pode praticar esportes
MITO!
A condromalácia patelar está ligada distúrbios biomecânicos e após melhora de sintomas, é imprescindível o fortalecimento seguido de prática regular de esportes de baixo impacto, prevenindo sua recidiva.
2. Mulheres tem mais chance de desenvolver condromalácia patelar que os homens
FATO!!
Mulheres possuem fatores anatômicos neuromusculares e hormonais que predispõem a doença. Saiba mais aqui.
3. Pratico muito esporte. O impacto vai sobrecarregar minha cartilagem e levará a condromalácia patelar
MITO!
A crença de que o esporte degrada mais as articulações caiu por terra há cinco anos atrás. Estudos recentes provaram que atividade física libera enzimas anti-inflamatórias (conhecidas como interleucinas IGF-1,TGF-BETA, IL4,IL10) no joelho que protegem a sua degeneração. Isso explica a taxa de desgaste de joelho ser infinitamente maior em pessoas sedentárias.
4. Fiz uma Ressonância do Joelho e, no laudo consta que tenho condromálacia patelar. Este exame é suficiente para meu diagnóstico?
MITO!
Desequilíbrios musculares e distúrbios biomecânicos estão intimamente ligados à origem da doença. Na ressonância, é muito comum imagens de degeneração da cartilagem, mas muitas vezes trata-se do envelhecimento fisiológico da cartilagem e a dor do paciente está em outro ponto do joelho.
Por isso, o diagnóstico de condromalácia patelar tem que ser dado pro médico que esteja familiarizado com o gesto esportivo que o paciente pratica. Após análise biomecânica, observando-se força excêntrica e sincronismo muscular, o médico deve observar as imagens de perda de cartilagem da patela e confrontá-las com o ponto de dor do paciente. Infelizmente, hoje muitos pacientes têm diagnostico de condromalácia patelar, quando na verdade, a lesão trata-se de uma tendinite patelar, hoffite ou plica sinovial inflamada.
5. Quem tem condromalácia patelar pode evoluir para artrose
FATO!!!
Uma vez lesada a cartilagem, a liberação de enzimas inflamatórias pode erodir o joelho como um todo. Motivo pelo qual, medidas condro-protetoras como a viscossuplementação são necessárias, ao menos na fase inicial, para prevenir a progressão da doença.
6. A musculação é contra-indicada para quem tem a condromálacia patelar
MITO!!!
Particularmente, trato a doença em 3 fases:
- Regenerativa, onde o fisioterapeuta age tirando a dor e realizando a ativação inicial da musculatura da coxa e quadril.
- Preventiva, onde o trabalho inicial do fisioterapeuta é continuado em academia, tendo muito cuidado com a angulação de proteção de cada máquina e ao padrão de contração muscular. Nesta fase, é comum haver erro de e execução e exige comunicação entre médico-fisioterapeuta e educador físico. Por este motivo, peço sempre a visita do personal trainer ao meu consultório ou encaminho para um profissional que tenha sido treinado pela minha equipe.
- Retorno ao esporte, onde a equipe de profissionais prescrevem a periodização do treino e retorno GRADUAL ao esporte.
7. Tenho condromalácia e nunca mais vou poder voltar a correr
MITO!
Como descrito no tópico acima, as 3 fases não podem ser negligenciadas. Para a corrida de rua, esporte de endurance muito popular nos dias de hoje, tomo alguns cuidados adicionais com meus pacientes, que incluem a realização de teste isocinético para avaliação de equilibro muscular, teste de baro-podometria, buscando possíveis pisadas patológicas como supinadores e pronadores extremos. Fatores fisiológicos individuais como níveis sanguíneos de GH, testosterona e vitamina D são de suma importância na prevenção de lesões de over-use.
8. Estou muito pesado(a). Isso pode agravar ainda mais minha condromalácia patelar?
FATO!
Para se ter uma ideia, a cada passo que a pessoa dá, duas a quatro vezes seu peso corporal é transmitida através da articulação do joelho. Assim, quanto mais você pesa, mais forte é o impacto em seu joelho.
Estudos mostram que, ao se perder 10 kg de peso, reduz-se em ate 20% da dor para joelhos com condromalácia.
9. Meu ortopedista me receitou Glicosamina e Condroitina. Segundo ele, isso vai ajudar na prevenção do agravo da doença
MITO!
Particularmente, considero mito por não haver estudos de nível de evidência suficiente que comprovem isso. Talvez por isso a American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) nos Estados Unidos tenha publicado um relatório em 2017 considerando o tratamento como ineficiente.
Particularmente, prefiro que meus pacientes realizem exercícios de baixo impacto como a natação, deep-running e bicicleta por liberarem enzimas anti-inflamatórias no joelho que utilizarem este produto que, aqui no Brasil, tem preço proibitivo.
Para o efeito condro-protetor, prefiro o uso do Acido Hialurônico por haver nível de evidencia maior em seu efeito de modificação da evolução da doença.
10. Se minha doença não melhorar, pode ser que eu precise de tratamento cirúrgico
FATO!
Apesar de ter indicação muito limitada, alguns pacientes, principalmente mulheres na 4ª década de vida, com degeneração avançada da faceta patelar lateral da patela, associada a hiper pressão lateral, podem se beneficiar com o tratamento cirúrgico.
Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:
Muito bom o texto
Dr. Adriano:
Agradeço por disponibilizar esse espaço para tirarmos dúvidas, pois nem todos têm condições financeiras de consultar um profissional médico com sua qualificação. Eu fui diagnosticada com condropatia patelar grau IV e rotura do menisco medial nos dois joelhos. Estava muito triste, pois o ortopedista que consultei disse que não há possibilidade de melhora no meu caso, devido ao grau de condropatia. Posso ter apenas alívio da dor e a tendência é que meus sintomas piorem com o avanço da idade, pois já estou com 51 anos.
Ao ler esclarecimentos de várias dúvidas semelhantes às minhas, fiquei um pouco mais consolada, por saber que existe sim possibilidade de levar uma vida normal novamente, apesar de não haver cura. Pena que estou morando em Brasília agora e não tenho como consultá-lo. Vou procurar aqui um profissional que seja humano e capacitado como o senhor, pois percebi pelos artigos disponibilizados que o senhor realmente tem interesse no bem estar dos pacientes.
Dr. Adriano
Boa Noite, Dr. Tenho uma inflação no joelho e tenho Derrame Articular, eu não prático esportes e meu joelho está doendo mas no período da noite, eu gostaria de saber se posso praticar ciclismo, mas ando pouco não forço muito gosto muito de andar de bicicleta.
Já fui no médico ele passou vários antiflamatorio e falou para eu não força muito meu joelho o que eu faço?
oi, Gislayne!
Respondi em seu email
Bom dia, tenho 33 anos. Sempre fiz corridas e fitebol. Há 4 anos faço ciclismo e tenho condromalacia patelar, recentemente fiz um pedal longo e desde então minhas dores voltaram, estou com dificuldade de caminhar, faço funcional 2 vezes por semana e pedalo 2 vezes por semana. Não sei o que tomar e fiquei curioso quanto a viscossuplementaçao. Você pode me ajudar. Obrigado.
oi, Ricardo.
Será um prazer.
Tel (11) 2507 9021.
Desculpe, quis dizer afilamento e irregularidades difusas da cartilagem patelar , atingindo camadas profundas do apice a faceta lateral. Demais achados normais.
Sigo com dores intensas e sem resposta ao tratamento conservador
Preciso saber se há alguma correção cirúrgica possível? Tenho medo da evolução já que estou com 38 anos. Tenho essas queixa desde os 12.
oi, Vanessa.
Existe sim a indicação da mosaicoplastia na patela em alguns casos, principalmente qdo a lesão é focal.
Na maioria das vezes, realizamos a micro-fratura com release lateral.
Vc encontra tudo sobre a cirurgia aqui: https://adrianoleonardi.com.br/artigos/cirurgia-condromalacia-patelar/
Se necessitar da minha avaliação, será um prazer poder te ajudar.
Fiz viscosuplementação com ácido hialurônico foi totalmente ineficaz. Tenho condropatia nível 2. Essa ineficácia do tratamento é comum?
oi, Marcelo.
Nao. A ineficacia nao é comum. Pelo contrario.
O que pode ter acontecido ai foi:
1. Nao havia indicação em seu caso
2. Produto de baixa eficacia
3. Erro na aplicação
abs
boa tarde tenho condropatia grau 4 e tenho interesse sobre a visscosuplementacao você poderia me auxiliar
oi, Lucas.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Oi Dr, eu fui diagnosticada com condromalácia patelar, apenas por um rai-x e conversa com o médico, não fiz nenhuma ressonância, já fiz 22 sessões de fisioteraria (foram receitadas 30) e estou tomando colágeno, não estou vendo melhora, qual o próximo passo? a aplicação de ácido hialurônico me ajudaria?
Oi, Amanda
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)940065262
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Boa noite
Tenho condromalacia grau III e já reduzi 15kg o que me auxiliou no retorno as atividades fisicas.
Recentemente iniciei a ptratica de transport/eliptico durante alguns minutos até que me acostume. Após o exercicio não senti dor mas um dolorido que gradativamente foi passando. Gostaria de saber se isso é comum no inicio de uma atividade diferente ou esse não é o aparelho adequado para minha lesão????
Oi, Tainara
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)94754-9183
Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Dr condrmalacia é diagnosticada mais preciso por qual exame ? Ressonância ou pelo raio x
Pela mão de um médico experiente
Boa noite doutor Adriano ,, doutor estou com artrose nós dois joelhos, e tbm estou com a patela doendo MT já tomei muitos remédios anti flamatorio , e não passa a dor principalmente na patela do joelho direito , já não aguento mais de tanta dor não estou nem andando direto , e já passei em vários médicos eles só troca o medicamento doutor Adriano estou gastando muito com remédios , todos os médicos que fui e do SUS doutor por favor me ajuda . Gostaria MT de voltar minha vida normal
oi, Regina
Para te responder isso, precisaria te avaliar