O desgaste articular é a doença mais comum no mundo. Estudos epidemiológicos mostram que esse desgaste pode ocorrer na articulação da mão, joelho e quadril. Entretanto, o desgaste do joelho foi o tipo mais comum, com prevalência variando entre 164 a 250 casos por 100.000 na população geral, sendo 40% em pessoas com idade entre 70 e 74 anos. Atualmente existem várias informações controversas sobre o tema e nesse artigo você conhecerá as causas, sintomas e tratamentos do desgaste do joelho.
O que é o desgaste do joelho?
O desgaste do joelho, osteoartrite ou osteoartrose como são conhecidos, é uma condição crônica que resulta de um processo degenerativo da cartilagem articular, cuja função é de amortecer e lubrificar a articulação durante o movimento. É uma das causas mais frequentes de dor e de incapacidade para o trabalho no Brasil e no mundo. O desgaste pode afetar os 3 compartimentos da articulação (medial, lateral e femoropatelar).
Sintomas do desgaste do joelho
Em ambiente clínico, os sintomas do desgate do joelho se manifestam como:
- Dor
- Inchaço
- Fraqueza muscular
- Sensação de falseio
- Sensação de estalos e barulhos
- Rigidez matinal
- Dificuldade para subir e descer escadas
- Desalinhamento do joelho
Causas do desgaste do joelho
- Envelhecimento normal
- Acidentes automobilísticos com fraturas graves
- Lesão de ligamento e menisco
- Obesidade
- Condromalácia patelar maltratada
- Tumores ósseos
- Anormalidades genéticas
Embora o envelhecimento seja uma das causas do desgaste do joelho, estudos recentes tem demonstrado que muitas pessoas que não sentem dor no joelho possuem alguma alteração no exame de imagem, incluindo lesão do menisco, lesão na cartilagem e também o desgaste do joelho. Essa informação é muito importante, pois nem sempre uma alteração no exame de imagem significa que você terá dor ou algum sintoma do desgaste do joelho.
Diagnóstico do desgaste do joelho
Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maior a chance de sucesso no tratamento. Após a avaliação clínica com o médico e se houver uma suspeita de que há um desgate do joelho, ele solicitará um exame de imagem para analisar melhor o quadro. Se o raio-x for solicitado, ele revelará apenas se há ou não o desgaste do joelho ou, após o trauma, se há ou não fratura. Pacientes mais jovens, podem ter desgaste do joelho que não são visíveis no raio-x, sendo necessário realizar uma Ressonância Magnética (RM).
Tratamento conservador
Posso ser tratado sem cirurgia?
A resposta para essa pergunta é sim. Há evidências científicas de alta qualidade que demostram a eficácia dos exercícios físicos e perda de peso (quando necessário) para o manejo dos sintomas de quem possui desgaste do joelho. Além disso, existe também a possibilidade de realizar o tratamento farmacológico, com o uso de anti-inflamatório não esteróides ou injeção intra-articular de glicocorticóides.
Quais exercícios posso realizar para o desgaste do joelho?
A literatura mostra que realizar 150min/semana de exercício aeróbico e 2x/semana fortalecimento muscular das pernas, com ênfase para o músculo anterior da coxa (quadríceps) e glúteos, são benéficos para indivíduos com desgaste do joelho. O tipo e a dosagem do exercício, devem ser individualizados e baseado na avaliação clínica e na preferência do paciente.
Tratamento cirúrgico
Caso haja uma falha do tratamento conservador, ou seja, o paciente ainda apresenta muita limitação funcional e dor, o tratamento cirúrgico acaba sendo indicado. Atualmente, existem vários procedimentos para o reparo da lesão da cartilagem, e a escolha do procedimento depende de alguns fatores:
- Idade
- Nível de atividade
- Tamanho do desgaste
- Tempo de lesão
Podemos citar algumas técnicas descritas na literatura e utilizadas hoje em dia:
Debridamento e microfratura
Definida como o ato de “raspar o tecido danificado” afim de remover os defeitos da cartilagem e através da microfratura tentar restaurar a mesma. Saiba mais sobre o tema lendo este artigo sobre a cirurgia de micro-fraturas no tratamento da lesão cartilaginosa.
Mosaicoplastia
Técnica que repara a lesão da cartilagem através da colheita e transplante do osso e cartilagem de um tecido saudável. Leia mais sobre a mosaicoplastia de joelho.
Implante autólogo de condrócitos
Técnica utilizada para regenerar a cartilagem danificada através da implantação de células de cartilagem colhidas da sua própria cartilagem.
Osteotomia
Técnica utilizada para corrigir o mau alinhamento ósseo e assim, aliviar a dor, através da transferência de carga de áreas danificadas na articulação para áreas mais saudáveis.
Prótese total do joelho
Técnica utilizada para substituir a articulação danificada por uma prótese, ou seja, um implante em metal e polietileno. Esse procedimento é mais indicado quando o dano a cartilagem for irrecuperável, muito extenso e em pessoas com idade acima de 40 a 50 anos. Existem próteses parciais onde é substituído apenas um compartimento, ou seja, quando o desgaste é limitado apenas uma parte do joelho e próteses totais onde realiza a troca de toda a articulação (fêmur e tíbia).
O desgaste do joelho é um problema bastante comum e que necessita de cuidado e tratamento. Falei mais sobre isso, neste vídeo do meu canal do YouTube:
porque vc falou sexo influência no desgaste ossea?
Por ter maior incidência em indivíduos do sexo feminino
Boa tarde!
Sintomas como dores e ardência no joelho acompanhados de fraqueza na perna e falta de concentração, tonturas estão associados ao desgaste no joelho?
Gostei fas explicações
Olá Dr Adriano
Eu estava e estou sentindo muitas dores nos meus joelhos. E já realizei uma ressonância magnética, segundo o ortopedista o meu diagnóstico é desgaste nos meniscos dos dois joelhos.
O ortopedista disse q o meu caso é cirurgia.
Porém eu não tenho condições de pagar ,pois a cirurgia é muito cara.
Eu gostaria muito de consultar vc para um melhor avaliação. Pois gostei muito de suas informações nos seus vídeos que eu assisti hoje.
Dependendo de qual for o valor da consulta com vc, eu posso pagar.
Desde já agradeço pela sua informaçõo e competência nos vídeos. Obrigada.
oi, Ivanilde.
Segue o ctt para agendamento: https://adrianoleonardi.com.br/contato/