Se você foi diagnosticado com uma lesão de cartilagem, seja ela uma condropatia ou erosão condral e seu médico indicou realizar um procedimento para regeneração da cartilagem chamada  de cirurgia de membrana de Colágeno é importante entender de que forma a cirurgia é realizado e seguir rigorosamente as orientações pós operatórias.

Como já dito em outros artigos, a membrana de colágeno, técnica conhecida mundialmente como AMIC (AMIC—Autologous Matrix Induced Chondrogenesis) é o procedimento regenerativo indicado a lesões da cartilagem articular de mais moderno em território brasileiro.

 

Como é feita a cirurgia da Membrana de colágeno?

A cirurgia começa por vídeo-artroscopia , onde o médico identifica e documenta o local e tamanho da lesão para assim dar seguimento a confecção da membrana.

1° Passo remover a área lesada

Cirurgia de membrana de colágeno

2° passo realização de Microfraturas

3° passo colocação da Membrana de colágeno preenchendo a área total do defeito

 A seguir, realiza-se a raspagem e perfuração do defeito cartilaginoso ( microperfurações no osso exposto)  e inserção de Membra sobre a área da lesão com finalidade de transformar as células da medula em tecido de cartilagem.

 

Leia também: Qual a diferença entre lesões de cartilagem e artrose?

 

 Em muitos casos, são necessários outros procedimentos em conjunto como alterações do formato da perna, cirurgia conhecida como OSTEOTOMIA VALGIZANTE ou VARIZANTE ou reconstrução ligamentar.

Pós-operatório imediato da Cirurgia de membrana de colágeno

 

 Após a cirurgia, o paciente é mantido no hospital para analgesia e antibioticoterapia, recebendo alta no dia seguinte , sendo imobilizado e orientado a não apoiar o membro operado na primeira semana.

  É receitado pelo médico remédios para uso em casa para profilaxia de infecções e trombose.

Primeiras semanas pós-operatórias

A fisioterapia é iniciada precocemente, visando o alívio da dor, a ativação muscular e o início do ganho de arco de movimento. Tudo isso traz muito conforto ao paciente e tem impacto direto no resultado final.

 

Leia também: Desgaste do joelho, porque ele ocorre, diagnóstico e tratamento

 

A angulação da flexão e da extensão do joelho são progressivas e dependem muito de qual região do joelho a membrana foi inserida.

Idealmente, nesta fase inicial, se possível, o paciente deve ser introduzido à hidroterapia. Na água, há menos dor, menos inchaço e maior confiança para o paciente progredir na reabilitação.

Cirurgia de membrana de colágeno 4

Tempo de muletas

Nas primeiras 6 semanas, o paciente utiliza muletas sem soltar o peso na perna operada.

 Completado 6 semanas o paciente iniciar a soltar o peso e a mobilização da articulação operada chega a 100% em conjunto com fisioterapeuta 

Cirurgia de membrana de colágeno 4

Fortalecimento e retorno inicial aos esportes  

Com 3 meses, o paciente inicia o trabalho de fortalecimento muscular assistido tanto pelo fisioterapeuta, quanto pelo profissional de educação física  e é  liberado à prática de atividades físicas com movimentos regulares e controlados tais como musculação, bicicleta e natação.

Cirurgia de membrana de colágeno 7

Retorno ao esporte após a Cirurgia de membrana de colágeno

   Após avaliação multidisciplinar e controle por imagem da ressonância magnética para se avaliar a formação do tecido cartilaginoso regenerado, por volta de 6 meses, inicia-se a transição e retorno ao esporte.

Nesse período, sintomas residuais como tendinite, irritação da plica sinovial medial, sinovite e incômodo na cicatriz são tratados com recursos da fisioterapia ou por procedimentos médicos como a infiltração guiada por ultrassom, por exemplo.

Cirurgia de membrana de colágeno 7

 

Eu falei de forma mais profunda sobre este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube!

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *