Você já ouviu falar ou então, já viu uma pessoa com o que é conhecido popularmente como “água no joelho”! Essa famosa expressão, refere-se à sensação quando o joelho fica inchado e acumula líquido dentro dele. Vamos entender um pouco como isso acontece.
O joelho é envolto por um tecido chamado sinóvia ou membrana sinovial e quando há inflamação ou sangramento dessa membrana ou em alguma outra estrutura do joelho, chamamos de Derrame Articular ou popularmente “água no joelho”.
O líquido sinovial, presente dentro da membrana sinovial, é responsável pela lubrificação e nutrição de todas as partes dentro do joelho, os ligamentos, menisco, cartilagem. Além disso, o líquido sinovial possui células de defesa contra microrganismos patológicos que possam atingir a membrana. Quando ocorre um trauma ou qualquer processo inflamatório agudo ou crônico, esse líquido aumenta em volume no joelho, levando à sensação de pressão, inchaço, dor e até mesmo, algumas vezes, dificuldade de movimento. Por ser um líquido e este extravasar as membranas que o envolvem, ocorre a sensação de “água no joelho”.
Quais os sintomas de “água no joelho”?
Nem todas as vezes que o joelho inchar, quer dizer que há derrame articular, mas existem alguns critérios para se atentar e procurar o médico caso estejam ocorrendo:
- O joelho muito inchado ou aparentar estar com uma grande alteração de volume
- O joelho não estica totalmente ou não dobra como habitual
- O joelho muito dolorido e não melhora com analgésicos tradicionais
- Sensação que o joelho não vai conseguir aguentar o peso do corpo
- A pele do joelho fica quente ou vermelha
- Junto ao inchaço, há febre ou outro sintoma no resto do corpo
- O inchaço presente por mais de 3 dias
A consulta com o médico é importante para avaliar a gravidade junto à história contada pelo paciente e exame físico bem realizado. Se necessário, poderá ser necessário alguns exames de imagem como a ressonancia magnética para melhor diagnóstico do caso.
O que posso fazer quando estiver com água no joelho (joelho inchado)?
Quando o inchaço no joelho não está dentro dos critérios citados acima, em alguns casos o tratamento inicia em casa. O repouso adequado pode já melhorar o inchaço.
Se atleta, a pausa nos esportes e outras atividades por 24 horas ou mais é muito importante. Não é necessário manter a articulação sem movimentar totalmente. A movimentação de forma leve, dentro dos limites, flexionando o joelho ajuda a manter a amplitude do movimento e ajuda na recuperação.
Leia também: Condropatia Patelar Grau 4: Diagnóstico e Tratamento
Se o joelho estiver inchado por mecanismo traumático na região, é necessário colocar gelo e elevar o membro para cima, para ajudar na drenagem do líquido.
O gelo é um tratamento fácil e eficaz para o inchaço do joelho, pois:
- Faz com que os vasos sanguíneos próximos se contraiam, diminuindo o fluxo sanguíneo e a inflamação no local.
- Atrasa a produção de fluido articular no joelho – a produção de líquido sinovial vai aumentar o inchaço.
- Distrai a atenção o cérebro dos sinais de dor.
Aplique uma compressa fria no joelho por não mais de 20 minutos de cada vez, podendo repetir por várias vezes no dia.
O gelo não deve ser aplicado diretamente na pele pois pode provocar danos. Colocar uma toalha ou outro material entre a bolsa de gelo e a pele pode ajudar.
A terapia fria pode não ser recomendada para pessoas que têm Fenômeno de Reynaud ou alguma alteração nos nervos.
A compressão do membro também pode ser benéfica para quem está com água no joelho
Colocar uma amarração com bandagem elástica em volta da articulação pode ajudar a limitar ou reduzir o inchaço no joelho.
São necessários os cuidados adequados para não apertar a circulação do local, por isso um curativo de 3 a 4 polegadas de largura é recomendado.
Em caso de dormência, formigamento, dor, inchaço ou frio, deve ser cessado.
Elevação da perna
O objetivo é reduzir o fluxo sanguíneo do joelho, para ajudar a aliviar a inflamação, o inchaço e a dor. A perna que está com o joelho inchado deve ser elevada acima da altura do coração. Para fazer isso, deite-se com o joelho e a panturrilha apoiados em travesseiros.
Usando essas dicas o inchaço geralmente diminui em 1 a 3 dias e se caso não, é necessário procurar ajuda médica.
Medicações Analgésicas
A medicação pode ser usada para aliviar o inchaço do joelho causado pela inflamação e a dor associada.
As opções comumente recomendadas incluem:
- Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou AINEs *, incluindo ibuprofeno e naproxeno, que podem reduzir a dor e o inchaço – para os pacientes que não possuem restrições aos aines *
- Paracetamol, dipirona ou outros analgésicos, que não ajudam a aliviar o inchaço, mas podem aliviar a dor associada.
- Medicamentos anti-inflamatórios de ação tópica, os adesivos com medicamento anti-inflamatórios, como o Diclofenaco, que são aplicados diretamente na pele sobre o joelho afetado e podem reduzir a dor e o inchaço.
Caso não melhore, é muito importante procurar um serviço médico o mais rápido possível para que o médico identifique a causa e em alguns casos será necessário fazer uma punção de alívio com uma agulha.
Se for necessário e tiver indicação clínica, o médico poderá tirar esse líquido em excesso, o material colhido pode também ser enviado para análise em laboratório para identificação da causa desse inchaço.
Se a causa for traumática, aguda e há presença de sangue na pele da região ou hemartrose, não é necessário enviar a amostra para análise. O líquido que está com presença de sangue em excesso dentro do joelho está ligado ao sangramento de estrutura intrínseca.
O diagnóstico será feito baseado na pesquisa de bactérias, fungos e bacilos da Tuberculose, presença de glicose, proporção de células presentes, além da análise do PH para delimitar a causa da reação inflamatória.
É necessário fazer algum Exame Complementar quando há água no joelho?
Quando possível, a complementação com os Exames de Imagem, como a Ressonância Magnética, para analisar o volume de cartilagem que foi degradado será solicitada. A Radiografia também é extremamente importante no diagnóstico e no tratamento em caso de artrose.
O tratamento vai depender da causa, pois deve-se tratar o inchaço e sua causa após investigação completa.
Leia também: Desgaste do joelho, porque ele ocorre, diagnóstico e tratamento
O pedido de Exame de Sangue, caso haja suspeitas de algum tipo de Reumatismo, é necessário para afastar essa causa ou diagnosticá-la.
E em casos bem indicado, quando ainda não chegou à algum diagnóstico preciso, mesmo com exames de imagem, é possível fazer o que chamamos de Artroscopia diagnóstica (coloca-se a câmera dentro do joelho inchado através de dois furos, inspeciona e ali coleta-se fragmentos da membrana para análise patológica para posterior investigação da causa inflamatória oculta).
Se você quiser saber mais, veja este vídeo que gravei para o meu canal no YouTube, falando sobre derrame articular:
Artigo de grande relevância pra conscientizacao de pessoas acometida de males articulares.
Doutor sofri uma queda e cai como todo meu peso em cima da minha perna,comisso depois de uma ultrassom o médico disse que eu estava com água no joelho e inflamado, só que eu trabalho como diarista fazendo trabalho domésticos, gostaria de saber se tem algum problema eu continuar trabalhando mesmo com o joelho inflamado e com água, e se não vai se agravar mais ainda o problema se eu continuar trabalhando.desde já agradeço sua atenção.
Para te responder isso, precisaria te avaliar
Excelente artigo, bem esclarecedor.
Doutor ,estou com dor e joelho inchado e quente já tem 2 semanas e pouco ,tenho febre reumática,já tomei analgésico e antiinflamatório e nada melhora ,o que pode ser ??
oi, Gleice.
Para te responder isso, precisaria te avaliar
Água no joelho requer repouso absoluto
Boa noite, gostaria de saber qual tipo de exame identifica se há água no joelho.
Exame fisico realizado por um médico experiente
Gostei muito da sua explicação. Entendi super bem , pena que meu joelho já virou lixo , ma eu vou procurar um médico pra ver se é possível uma punção de alívio. Obrigada