fbpx
 

Meniscectomia: quando essa cirurgia é necessária?

Meniscectomia: quando essa cirurgia é necessária?

Meniscectomia: quando essa cirurgia é necessária?

Os meniscos são duas estruturas de fibrocartilagem que estão dentro do joelho, entre o fêmur e a tíbia. São muito importantes no funcionamento dessa articulação, pois permitem absorver o impacto e atuar como “amortecedores”. Quando ocorre uma lesão meniscal, uma das opções de tratamento é a meniscectomia, uma cirurgia minimamente invasiva que reduz as chances de complicações e garante uma recuperação mais rápida.

O que é meniscectomia?

Aos meniscos são atribuídas várias funções, como transmissão e distribuição do peso corporal. Além de estarem relacionadas à estabilidade articular, lubrificação e propriocepção ou sensação de movimento. No entanto, a ruptura do menisco é uma lesão comum na articulação do joelho que causa sintomas como dor e inflamação, e geram desconforto permanente, que pode variar de intensidade.

O tratamento cirúrgico para essa ruptura do menisco, então, deve ser sempre orientado no sentido de preservação do mesmo. Justamente por esse motivo, o termo meniscectomia tem sido alterado para meniscoplastia, na qual o mínimo de menisco é retirado,visando a redução de complicações a longo prazo como a artrose, além de permitir que o paciente retorne às atividades normais e à rotina diária.

A meniscectomia parcial, portanto, é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção da zona danificada, a fim de eliminar a dor na área e desbloquear a articulação para recuperar a mobilidade. Geralmente, é realizada por artroscopia, uma técnica minimamente invasiva com pequenas incisões na pele do joelho, que permitem uma recuperação mais rápida e eficiente.

A cirurgia é realizada sob anestesia local e a duração varia de acordo com a gravidade da ruptura, mas normalmente é realizada em cerca de 30 a 60 minutos. Em geral, a recuperação total se dá em torno de 2 a 4 semanas. Contudo, para garantir o sucesso do procedimento, é necessário realizar um processo de reabilitação com fisioterapia e acompanhamento de um ortopedista especialista em joelho.

Por que uma meniscectomia é necessária? Saiba quando é preciso operar lesões meniscais

Nem toda ruptura de menisco tem indicação cirúrgica. Inclusive, normalmente, o primeiro método de tratamento para lesões meniscais é não cirúrgico, com o uso de gelo, repouso, compressão e elevação. Contudo, quando o tratamento conservador não tiver efeito ou a sua realização não for possível, a meniscectomia é recomendada. 

Dessa forma, a meniscectomia é realizada quando uma lesão ou ruptura do menisco provoca desconforto, dor e outros sintomas que levam ao bloqueio do joelho e limitam a vida do paciente. Ou seja, os fatores determinantes para optar pela cirurgia são o desconforto e quadro clínico de cada pessoa. 

Além disso, o ortopedista também levará em consideração a condição de todo o joelho, a idade do paciente e qualquer degeneração ou lesão relacionada à idade. Mas, geralmente, essa cirurgia é recomendada tanto em jovens quanto em idosos. 

O objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente, além de restaurar a mobilidade normal do joelho afetado.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Com a meniscectomia é possível solucionar a lesão ou ruptura do menisco e assim eliminar a dor, inflamação e bloqueio da articulação, permitindo que você leve uma vida normal sem desconforto e volte a sua atividade esportiva sem limitações. Mas, para isso, é extremamente importante ter o correto diagnóstico e avaliar todas as possibilidades de tratamento. Portanto, agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Adriano Leonardi, médico ortopedista especialista em joelho!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?