Recuperação de infiltração no joelho é um tema bastante procurado e que preocupa muitas pessoas. Neste artigo, eu te mostro como ela acontece. 

O termo ‘infiltração de joelho’ pode significar alguns tipos de procedimentos, os 4 tipos principais de procedimentos são:

1.Viscossuplementação: infiltração articular com ácido hialurônico

2. Infiltração com corticoide: aplicação intra-articular com objetivo anti-inflamatório

3. Drilling: perfurações de alguma estrutura 

4. Hidro-discecção: infiltração de algum tecido com soro fisiológico 

Vamos agora falar mais detalhadamente sobre cada um deles.

Viscossuplementação do joelho

Quando é indicada?

É a infiltração articular com ácido hialurônico, é realizada quando há desgaste no joelho associado à dor e redução das funções no dia a dia. 

Se for uma artrose mais avançada ou uma pessoa com o joelho mais travado, o produto indicado é um ácido hialurônico de alto peso molecular ou médio peso molecular associado à por exemplo, manitol ou sorbitol.

Para pessoas com condropatia inicial com muitos sintomas e afastados dos esportes, é indicado o médio peso molecular com poder de penetração na cartilagem. É sabido que essa diferença de peso molecular leva a reações diferentes das células da cartilagem do joelho.

Como é a recuperação da infiltração no joelho por viscossuplementação?

De uma forma geral, após a aplicação articular com ácido hialurônico, é indicado crioterapia, ou seja, fazer gelo por cerca de 20 minutos para prevenir uma possível reação inflamatória. Como é realizada uma anestesia local no local que agulha da aplicação do ácido hialurônico irá entrar na lateral do joelho, também é orientado uma massagem local para prevenir alguma aderência ou incômodo na região. 

Nos casos em que foram usados o produto de médio peso molecular, como acontece menos reação inflamatória, o gelo é orientado por cerca de 1 dia. 

Nos casos do alto peso molecular ou médio peso com algum sal, orienta-se a realização do gelo por cerca de 2 a 3 dias, principalmente se na primeira sessão de infiltração tiver sido utilizado algum anti-inflamatório junto, como a triancinolona. 

Precisa ficar de repouso?

Nesse período de pós aplicação, é muito importante a realização do ‘ repouso relativo’ que é o período onde a pessoa que é muito ativa ou que pratica muito esporte, corre, pedala etc vai reduzir as atividades. No caso do médio peso, é necessário somente 1 dia de afastamento dos esportes, no caso do alto peso molecular, é preciso afastar por um período maior, cerca de 5 dias para prevenir alguma reação inflamatória ou dor.

DRILLING:

Quando é indicada?

É a realização de perfurações com agulha, guiado por ultrassonografia e perfurar algum tecido para estimular necrose, por exemplo de uma plica sinovial ou estimular regeneração. Após esse procedimento de perfurações, é sabido que o joelho do paciente vai evoluir com reação inflamatória local. 

Como é a recuperação da infiltração no joelho por Drilling?

Como já se espera uma reação inflamatória e deseja-se uma regeneração tecidual ou involução de alguma estrutura como plica sinovial, bursite da pata de ganso, a tendência é que ocorra sintomas por até 15 dias, nesses casos então, é recomendado o gelo no local por cerca de 15 dias, repouso relativo por também até 15 dias. E nesse caso, não pode ser feito a massagem! Um atrito local, pode levar ao aumento da reação inflamatória e piorar o desconforto.

HIDRO-DISCECÇÃO:

Quando é indicada?

Hidro-dissecção tem como objetivo o afastamento de tecidos, no caso de por exemplo, após um trauma grave no joelho ou pós-operatório em que houve formação de muita cicatriz ou fibrose. Esse procedimento também é guiado por ultrassonografia, uma agulha é guiada até o local de aderência tecidual e é infiltrado soro fisiológico para ir separando as estruturas. 

Como é a recuperação da hidro-discecção?

Esse tipo de infiltração, ao contrário do anterior, exige bastante movimento.

A primeira orientação é também a realização de compressas de gelo local para dar evitar desconforto após a aplicação. Logo após chegar em casa, é indicado o gelo local por cerca de 20 minutos, por 1 dia. Nesse caso, o movimento é muito importante, então, pode ser realizado massagem local e o principal, é manter-se ativando a musculatura, mantendo-se o mais ativo possível para evitar a formação de novas aderências.

Quanto mais o paciente se movimenta, melhor.

DICAS FUNDAMENTAIS PARA UMA RECUPERAÇÃO DE INFILTRAÇÃO NO JOELHO DE SUCESSO:

  1. FISIOTERAPIA: 

O procedimento de infiltração, independente de qual seja, deve estar associado a realização de fisioterapia. Após a infiltração, espera-se que ocorra uma melhora nos sintomas de dor e portanto, abre a oportunidade para o fisioterapeuta trabalhar no ganho de massa muscular, melhora da qualidade da contração muscular, melhora do padrão do movimento e na redução ainda maior da dor e logo, levar a melhora da função da articulação. 

  1. TRASIÇÃO AO ESPORTE: 

Após a infiltração e após o programa inicial da fisioterapia, é necessário esse trabalho de transição para o esporte. Para quem corre, pedala, joga futebol ou qualquer outro esporte, para retornar de maneira segura e evitar recidivas, é preciso que um profissional de educação física inicie os trabalhos de periodização e preparo para o retorno ao esporte desejado.

  1. ATIVIDADE CONTÍNUA: 

A chave para o sucesso após um protocolo de infiltração para que reduza a chance de recidivar dor e outras lesões é a duplinha famosa: Preparação física e Fortalecimento muscular. Se não tiver qualidade do movimento e não tiver força adequada da musculatura, a chance de falha do tratamento é muito alta, tendo que refazer outro ciclo de infiltrações ou outros procedimentos para aliviar dor e melhora a função do joelho. 

Pacientes jovens com recidiva dentro de 1 ano, que realizaram corretamente uma boa recuperação, é necessário revisar o diagnóstico revisar o protocolo indicado.  

QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?

Atenção!!

Depois de qualquer tipo de infiltração, os sintomas de dor leve e inchaço tendem a durar pouco tempo. 

Nos casos em que a dor começa a piorar, o inchaço não melhora, a região começa a ficar avermelhada ou apresente algum outro sintoma como febre (febre aferida no termômetro, acima de 37,5º, é importantíssimo procurar um pronto socorro e entrar em contato com o médico que realizou a infiltração, pois pode ser sinal de uma evolução ruim e grave, como a infecção da articulação do joelho, conhecida como pioartrite. 

No geral, uma infiltração bem indicada e bem realizada, apresenta resultados de sucesso, os pacientes melhoram muito, conseguem retornar aos seus esportes e até mesmo, muitas vezes, não voltam mais a procurar a ajuda do ortopedista por muito tempo, depois do programa de infiltração bem feito junto com a conscientização do treino bem executado e constante e redução do peso e melhora da alimentação. 

Eu falei mais sobre este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube:

 

 

REFERÊNCIAS:

  1. Affas F. Local infiltration analgesia in knee and hip arthroplasty efficacy and safety. Scand J Pain. 2016 Oct;13:59-66. doi: 10.1016/j.sjpain.2016.05.041. Epub 2016 Jul 27. PMID: 28850535.
  1. Selznick A, Chhina T, Sennik VB, Tam K, El Beheiry H. The effects of adding local infiltration analgesia of the knee to a multimodal pain protocol for total arthroplasty: A matched pair retrospective study. Can J Pain. 2019 Apr 29;3(1):98-105. doi: 10.1080/24740527.2019.1603077. PMID: 35005398; PMCID: PMC8730671.

Postagens similares

2 Comentários

  1. Bom dia gostei bastante da explicação estou fazendo infiltração no joelho pois tenho muita dor não com fé em Deus vou ficar boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *