A dor no joelho em idoso é bastante comum. Muitas coisas podem causar dor no joelho, mas a artrite geralmente é a culpada. A osteoartrite ocorre quando o tecido protetor (também chamado de cartilagem) do joelho se desgasta e é frequentemente visto em pessoas com a idade mais avançada.

A cada passo, seus joelhos absorvem o impacto. Você pode esperar que seu joelho absorva cerca de 1,5 vezes o seu peso corporal. O desgaste regular e a pressão no joelho podem enfraquecer a almofada de cartilagem do joelho (chamada de menisco). 

À medida que a cartilagem se desgasta, os ossos esfregam uns contra os outros. Isso pode causar inchaço, rigidez e dor. 

 A dor no joelho não é normal, mas não é incomum com a idade. É difícil encontrar alguém que não tenha uma pequena crise sob a patela ao dobrar e estender o joelho, ou ao subir e descer escadas. Pense na artrose como uma forma de desgaste mecânico nas articulações. Esta condição é como as marcas em um pneu de carro.  Em 10.000 a 50.000 milhas, esses estágios se desgastam. Até pneus bons se desgastam. 

É mais provável que você sinta dor no joelho se: 

 • estiver acima do peso 

 • tiver ou teve uma lesão no joelho 

 • tiver histórico familiar de osteoartrite
Dor no joelho em idoso

A dor no joelho pode ter outras causas além da osteoartrite.  Outras causas de dor no joelho em pessoa idosa são:

 • Lesões no joelho como fraturas, rupturas no menisco (cartilagem entre o fêmur e a tíbia) ou ligamentos (um dos tecidos que conectam o fêmur e a tíbia) 

 • Problemas mecânicos, como luxação da patela, dor no quadril ou no pé 

 • Outros tipos de artrite, como gota e artrite reumatóide. 

 Como posso prevenir a dor no joelho?

Existem maneiras de prevenir a dor no joelho. Mudanças no estilo de vida que incluem construir músculos, evitar refrigerantes açucarados e bebidas energéticas, parar de fumar e perder peso podem ajudar a prevenir a dor no joelho. 

  • Evite alimentos inflamatórios

Comer muitos alimentos processados ​​pode torná-lo mais suscetível a inflamações em todo o corpo, o que pode afetar suas articulações. Esta é uma das razões pelas quais a dieta mediterrânea é usada para combater a artrite e as dores nas articulações.

A dieta mediterrânea é um plano alimentar que se concentra em frutas e vegetais, grãos integrais, iogurte, vinho tinto, peixe e gorduras saudáveis, como nozes e azeite. Essa dieta incentiva as pessoas a comer alimentos anti-inflamatórios, como peixe, frutas e azeite, e limita os alimentos inflamatórios, como açúcar, carne vermelha e a maioria dos produtos lácteos. 

 

Falei sobre isso, neste vídeo do meu canal:

 

Dor no joelho em idoso

  • Construir Músculo 

Uma das melhores maneiras de ajudar os joelhos é fortalecer os músculos. Isso proporciona algum alívio ao joelho, permitindo que os músculos absorvam o choque e estabilizem a articulação do joelho. Você precisa trabalhar os isquiotibiais e quadríceps (músculos da coxa), glúteos e músculos do quadril. 

Dor no joelho em idoso

  • Evite bebidas gaseificadas e energéticas 

Cerca de 80% da cartilagem do corpo é composta de água. Quando você não bebe água suficiente, seu corpo precisa usá-la em outras áreas que podem danificar suas articulações, como cartilagem e joelhos. Hidratação significa também proteção das articulações. 

  • Não fumar

Fumar tabaco pode afetar seu corpo de várias maneiras. Fumar não só aumenta o risco de doenças como câncer e problemas cardiovasculares, mas também pode afetar articulações como os joelhos. Se lesionado, pode ser difícil de curar. Se você está acima do peso, perder peso também pode reduzir a tensão nos joelhos. 

O que fazer se você tiver dor no joelho?

Se você já tiver dor no joelho, várias coisas podem piorar, incluindo atividades que envolvem corrida. Se o seu trabalho envolve agachar ou ficar em superfícies duras por longos períodos de tempo, experimente sapatos com palmilhas de gel ou amortecimento. 

Manter-se ativo é importante. A atividade regular ajuda a manter a função articular e a amplitude de movimentos. O movimento livre e a força do joelho são essenciais. Escolher a atividade certa e de preferência supervisionada, também pode ajudar. Agachamentos repetitivos, step-ups e lunges podem causar problemas para aqueles com problemas na patela. 

Se você está acima do peso e quer ficar em forma, você pode não querer correr porque isso coloca uma pressão extra nos joelhos. Idealmente natação e ciclismo. Atividades como caminhadas, aparelhos elípticos, ioga e alongamento são ideais. Se você tem um programa de condicionamento físico que adora, mas a dor está começando a aparecer, veja se pode fazer alterações para continuar.

Quais são as opções básicas de tratamento para tratar a dor no joelho no idoso?

Agora vamos passar para as formas básicas para o tratamento da dor no joelho em pessoa idosa. Com a ajuda deles, é possível obter algum alívio. 

  • Recomendamos aplicar gelo nos joelhos por 20 a 30 minutos, 2 a 3 vezes ao dia. Usar uma bolsa de gelo é sempre uma boa ideia para prevenir futuras dores no joelho relacionadas à idade. Exercícios são recomendados. O exercício diário atrasa o desenvolvimento da osteoartrite (OA) e beneficia a articulação do joelho, uma das causas mais comuns de dor no joelho. 
  • Atividades físicas como caminhada, corrida, ciclismo, natação e ioga melhoram significativamente a saúde do tecido cartilaginoso. Se uma pessoa tem osteoartrite ou não, ela fortalece a forma como o corpo suporta as articulações. O fortalecimento dos músculos das pernas é especialmente benéfico para os joelhos. 

 Postura e Apoio 

Para minimizar o estresse nos joelhos, você também pode tomar as seguintes medidas eficazes. 

  • Evite cadeiras baixas e sofás que “afundam”.
  • Sente-se em almofadas para aumentar a altura do assento, se necessário. 
  • Evite sapatos com arcos quebrados e use sapatos de apoio 

 Dieta equilibrada e perda de peso 

  • Idosos obesos ou com sobrepeso têm maior risco de dor no joelho. Carregar peso extra faz com que as articulações trabalhem mais, o que causa desgaste na articulação do joelho. Portanto, perder peso pode ajudar a reduzir a dor no joelho a longo prazo, incluindo a dor da artrite. Por exemplo, frutas, vegetais, fibras alimentares, pequenas quantidades de carne, gorduras animais e outras gorduras. 
Dor no joelho em idoso

Medicamentos e Medicamentos 

Existem vários medicamentos anti-inflamatórios não esteróides e outros medicamentos que podem ajudar com a dor no joelho causada pela artrite. No entanto, alguns exigem receita médica. Alguns medicamentos também podem ser usados ​​em casa. Disponível por receita médica ou sem receita para compra sem receita ou on-line. 

Os medicamentos que podem ajudar a tratar a dor no joelho em idosos incluem: 

  • Injeções articulares de esteróides 
  • Anti-inflamatórios não esteróides orais ou tópicos (AINEs) 

Massagem 

Massagem nas articulações do joelho, incluindo automassagem para aliviar a dor no joelho e controlar o estresse. 

As pessoas podem tentar as seguintes dicas na posição sentada com os pés apoiados no chão e os joelhos para frente. 

  • Sente-se com os pés apoiados no chão. Coloque as palmas das mãos nas coxas e deslize-as em direção aos joelhos e afaste-as. Repita 5 vezes. Faça o mesmo para a parte externa e interna das coxas. 
  • Com os punhos levemente fechados, bata as coxas, a parte inferior das coxas e o meio das coxas 10 vezes com ambas as mãos. Repita este processo pelo menos três vezes. 
  • Empurre os dedos no tecido do joelho e mova para cima e para baixo 5 vezes. Repita em torno de seus joelhos. 
  • A massagem muscular da coxa é boa para os joelhos. 
  • Coloque as palmas das mãos nas coxas. Deslize-o sobre a coxa e de volta sobre a parte externa da coxa. 

Calor

Relaxa os músculos, melhora a lubrificação e reduz a rigidez. Usar uma bolsa de água quente ou uma almofada de calor pode ajudar. Você também pode usar calor pela manhã para melhorar a mobilidade e usar gelo durante o dia para reduzir o inchaço. 

NOTA IMPORTANTE: Sempre teste a água quente antes de aplicar. Especialmente para os idosos e aqueles que não são bons em comunicação. 

Clima 

Estudos mostram que, ao contrário do clima em si, a sensibilidade ao clima em idosos com osteoartrite pode afetar a forma como eles percebem a dor no joelho relacionada à idade. Um ambiente frio é muitas vezes pensado para piorar a dor. Por outro lado, viver em um ambiente confortável torna a dor muito suportável. 

No entanto, alguns achados de pesquisas não suportam a suposição geral de que o clima frio piora a dor. Vários achados não mostraram associação entre chuva e visitas hospitalares prolongadas para dores nas articulações.

Acupuntura 

Com base em pesquisas, descobriu-se que a acupuntura é um tratamento eficaz. Útil para pessoas com osteoartrite do joelho.

 

Para aprofundar mais neste tema, veja este vídeo do meu canal, onde falo sobre artrose, uma doença muito presente na vida dos idosos. 

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *