O que é Fratura por Estresse

O que é Fratura por Estresse?

A fratura por estresse, assim como muitas lesões, pode ser originada sem que haja um grande trauma como causador. Em grande parte das vezes, podem ser originadas de um trabalho repetitivo, sequencial e que acaba gerando sobrecarga óssea e consequentemente a fratura. Trata-se de uma lesão extremamente comum, principalmente quando pensamos em indivíduos muito ativos como os atletas.

 

Porém, as fraturas por estresse podem acontecer em qualquer tipo de pessoa e correspondem, em termos estatísticos, a cerca de 10% do total de fraturas documentadas.

 

O que é uma fratura por estresse?

A fratura por estresse não é algo “novo” na literatura médica. Elas já eram documentadas no século XIX. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia define a fratura de estresse como “Uma lesão decorrente de um número repetitivo de movimentos, que ocorrem geralmente em regiões mais localizadas, gerando fadiga. Isso causa um desbalanço na atuação de osteoblastos (células formadoras de osso) e osteoclastos (células responsáveis pela reabsorção óssea)”.

 

O que é fratura por estresse

Por que as Fraturas por Estresse Acontecem?

Quando realizamos treino onde existe impacto ósseo, existem sempre microfissuras ósseas que, durante o repouso, são reabsorvidas e, em seu lugar, é formado um tecido ósseo mais forte que o original. A isso, chamamos de turn over ósseo positivo. No entanto, ao realizarmos determinados movimentos em excesso, usando uma ou mais articulações, sem os devidos cuidados, pode haver uma destruição óssea maior que a formação (turn over ósseo negativo) e podemos desenvolver uma fratura por estresse.

 

O que é fratura por estresseUm exemplo muito comum é o de corredores de rua que tem lesões ósseas nos pés (tarso e metatarso), tornozelo, joelhos e até quadril.

 

Basicamente o que causa este tipo de fratura são os impactos consecutivos, onde a massa óssea não consegue se regenerar completamente.

 

Em termos mais populares, o osso recebe impactos consecutivos e vai se desgastando, chegando ao ponto onde temos ruptura óssea.

 

Muitas pessoas que tem trabalhos altamente repetitivos, também podem apresentar quadros de fratura de estresse. Mas o quadro mais comum acaba mesmo sendo em praticantes de esportes.

 

Quais os esportes mais geram fratura por estresse?

O que é fratura por estresseEstatisticamente, os esportes cíclicos são os que tem mais facilidade em gerar fratura por estresse. Entre eles, os principais são:

 

  • Corrida;
  • Corrida de montanha;
  • Triathlon.

 

Porém, os esportes acíclicos, também podem ter uma alta incidência de fratura por estresse. Alguns dos principais são:

 

  • Vôlei;
  • Futebol e futsal;
  • Basquete;
  • Handebol;
  • Tênis;
  • Squash;
  • Badminton;
  • Rugby;
  • Futebol americano.

 

Continue Lendo

 

+ Causas da Fratura por Estresse

+ Diagnóstico de Fratura por Estresse

+ Tratamento de Fratura por Estresse

+ Prevenção de Fratura por Estresse