fbpx
 

Tratamento da Artrose no Joelho sem Cirurgia

Tratamento da Artrose

O rol do tratamento da artrose no joelho é muito amplo.

 

Deve começar com os passos mais básicos e progredir para o mais invasivo, possivelmente incluindo a cirurgia.

Tratamento Não Cirúrgico

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaO tratamento não cirúrgico da artrose deve começar sempre com modificações de estilo de vida. Algumas mudanças em sua vida diária podem proteger sua articulação do joelho e retardar o progresso da doença. Isso inclui controle do peso, manutenção da força através de exercícios prescritos em conjunto pelo médico e educador físico.

 

Hábitos saudáveis simples do dia a dia como redução da ingestão de bebidas alcoólicas e exercícios regulares e sem exagero como caminhadas, natação, hidroginástica, pilates e danças ajudam muito a que as enzimas anti-inflamatórias sejam lançadas dentro do joelho, protegendo-o. Mudar de atividades de alto impacto (como a corrida ou tênis) para atividades de menor impacto (como natação ou ciclismo) reduzem o estresse no seu joelho.

 

Fisioterapia

Envolve a aplicação de recursos analgésicos como o laser, ultrassom e TENS e, ao se obter alívio da dor, progride no ganho de força muscular.

 

Medicamentos

 

Analgésicos e anti-inflamatórios

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaExiste uma enorme gama de medicações destas classes que podem ser utilizados na artrose, mas, é importante ressaltar que, por possuírem muitos efeitos colaterais como úlceras gástricas, gastrites, redução da função renal, devem ser utilizados com muita cautela e por um curto período de tempo. Tem, portanto, efeito paliativo.

 

Medicações modificadoras da artrose

Quem navega pela internet e por canais de vídeo já deve ter se deparado com a quantidade enorme de remédios para o tratamento da artrose, alguns prometendo a cura.

 

O que se sabe hoje é que a grande maioria deles possui baixíssimo nível de evidência e seus efeitos no joelho são controversos e questionáveis. Além de serem abusivamente caros no Brasil.

 

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaEsta classe inclui a glicosamina e condroitina, o colágeno, magnésio, garra do diabo, a diascereina.

 

Infelizmente, muitas vezes são divulgados por médicos que se intitulam autoridade no assunto, configurando um tremendo charlatanismo.

 

+ Sulfato de Glicosamina é realmente benéfico para o joelho?

 

Infiltrações no joelho

 

Infiltração com cortisona

Historicamente, a primeira substância a ser infiltrada no joelho foi a cortisona. Acreditava-se que, com a infiltração, haveria um efeito anti-inflamatório que cessaria a evolução da doença.

 

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaMais tarde, alguns estudos mostraram que o corticoide tinha efeito nocivo à cartilagem, principalmente se as infiltrações fossem realizadas de maneira repetida.

 

Hoje, apesar do corticoide ainda fazer parte do arsenal terapêutico, sua formulação sofreu alterações e, hoje temos produtos menos lesivos e mais seguros para serem utilizados em infiltrações como a triancinolona, por exemplo.

 

Quando se opta por este produto, em geral realizamos uma punção (retirar água do joelho), pois o líquido sinovial tem caráter inflamatório e, a seguir, o produto é infiltrado para dentro do joelho. O procedimento, assim como qualquer outro, deve obedecer a todos os padrões de assepsia e antissepsia.

 

Viscossuplementaçao / infiltração de ácido hialurônico

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaO ácido hialurônico tem sido utilizado há 20 anos e, assim como os corticoides injetáveis, sua molécula também tem sofrido modificações. Hoje, temos no mercado produtos de baixo, médio a alto peso molecular, de diferentes concentrações por ml e associado a outras drogas como o sorbitol e manitol.

 

Suas indicações variam por idade e grau da artrose.

 

+ Viscossuplementação do Joelho
+ 10 Perguntas Frequentes sobre a infiltração com ácido hialurônico
+ O que a ciência diz sobre a infiltração articular com ácido hialurônico ou viscossuplementação

 

Continue Lendo

 

+ O que é Artrose no Joelho

+ Tratamento da Artrose no Joelho Sem Cirurgia

+ Tratamento da Artrose no Joelho Com Cirurgia

+ Prevenção da Artrose no Joelho

Saiba Mais

3 Comentários
  • Gina
    Postado as 07:18h, 04 setembro Responder

    Bom dia Dr vou fazer o processo de inserir o cimento ósseo no joelho , gostaria de saber terei que ficar internada?? Toma anestesia?

  • Anna Lima
    Postado as 02:37h, 29 setembro Responder

    Bom dia Dr Adriano, gostei muito das suas explicações sobre Artrose no Joelho. Passando por ortopedista fui diagnosticada c Artrose Severa no Joelho Esquerdo. Há anos sinto fortes dores mas nunca passei por consulta. Devido a ter iniciado atividade física e as dores terem aumentado, passei por consulta, fiz raio X e recebi esse diagnóstico. Com a viscosuplementação tenho alguma chance de recuperar a cartilagem perdida e a deformidade dos ossos da patela, podendo realizar atividade física? Moro em Nova Odessa- SP e por aqui cada infiltração tem um custo muito elevado. Tenho 50 anos e gostaria muito de poder encontrar um médico que me dê uma esperança de melhora. Desde já agradeço pelo conteúdo sobre Artrose. Abraço Anna.

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?