Tratamento da Artrose no Joelho sem Cirurgia

Tratamento da Artrose

O rol do tratamento da artrose no joelho é muito amplo.

 

Deve começar com os passos mais básicos e progredir para o mais invasivo, possivelmente incluindo a cirurgia.

Tratamento Não Cirúrgico

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaO tratamento não cirúrgico da artrose deve começar sempre com modificações de estilo de vida. Algumas mudanças em sua vida diária podem proteger sua articulação do joelho e retardar o progresso da doença. Isso inclui controle do peso, manutenção da força através de exercícios prescritos em conjunto pelo médico e educador físico.

 

Hábitos saudáveis simples do dia a dia como redução da ingestão de bebidas alcoólicas e exercícios regulares e sem exagero como caminhadas, natação, hidroginástica, pilates e danças ajudam muito a que as enzimas anti-inflamatórias sejam lançadas dentro do joelho, protegendo-o. Mudar de atividades de alto impacto (como a corrida ou tênis) para atividades de menor impacto (como natação ou ciclismo) reduzem o estresse no seu joelho.

 

Fisioterapia

Envolve a aplicação de recursos analgésicos como o laser, ultrassom e TENS e, ao se obter alívio da dor, progride no ganho de força muscular.

 

Medicamentos

 

Analgésicos e anti-inflamatórios

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaExiste uma enorme gama de medicações destas classes que podem ser utilizados na artrose, mas, é importante ressaltar que, por possuírem muitos efeitos colaterais como úlceras gástricas, gastrites, redução da função renal, devem ser utilizados com muita cautela e por um curto período de tempo. Tem, portanto, efeito paliativo.

 

Medicações modificadoras da artrose

Quem navega pela internet e por canais de vídeo já deve ter se deparado com a quantidade enorme de remédios para o tratamento da artrose, alguns prometendo a cura.

 

O que se sabe hoje é que a grande maioria deles possui baixíssimo nível de evidência e seus efeitos no joelho são controversos e questionáveis. Além de serem abusivamente caros no Brasil.

 

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaEsta classe inclui a glicosamina e condroitina, o colágeno, magnésio, garra do diabo, a diascereina.

 

Infelizmente, muitas vezes são divulgados por médicos que se intitulam autoridade no assunto, configurando um tremendo charlatanismo.

 

+ Sulfato de Glicosamina é realmente benéfico para o joelho?

 

Infiltrações no joelho

 

Infiltração com cortisona

Historicamente, a primeira substância a ser infiltrada no joelho foi a cortisona. Acreditava-se que, com a infiltração, haveria um efeito anti-inflamatório que cessaria a evolução da doença.

 

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaMais tarde, alguns estudos mostraram que o corticoide tinha efeito nocivo à cartilagem, principalmente se as infiltrações fossem realizadas de maneira repetida.

 

Hoje, apesar do corticoide ainda fazer parte do arsenal terapêutico, sua formulação sofreu alterações e, hoje temos produtos menos lesivos e mais seguros para serem utilizados em infiltrações como a triancinolona, por exemplo.

 

Quando se opta por este produto, em geral realizamos uma punção (retirar água do joelho), pois o líquido sinovial tem caráter inflamatório e, a seguir, o produto é infiltrado para dentro do joelho. O procedimento, assim como qualquer outro, deve obedecer a todos os padrões de assepsia e antissepsia.

 

Viscossuplementaçao / infiltração de ácido hialurônico

Tratamento Artrose no Joelho - FisioterapiaO ácido hialurônico tem sido utilizado há 20 anos e, assim como os corticoides injetáveis, sua molécula também tem sofrido modificações. Hoje, temos no mercado produtos de baixo, médio a alto peso molecular, de diferentes concentrações por ml e associado a outras drogas como o sorbitol e manitol.

 

Suas indicações variam por idade e grau da artrose.

 

+ Viscossuplementação do Joelho
+ 10 Perguntas Frequentes sobre a infiltração com ácido hialurônico
+ O que a ciência diz sobre a infiltração articular com ácido hialurônico ou viscossuplementação

 

Continue Lendo

 

+ O que é Artrose no Joelho

+ Tratamento da Artrose no Joelho Sem Cirurgia

+ Tratamento da Artrose no Joelho Com Cirurgia

+ Prevenção da Artrose no Joelho

Saiba Mais