Prevenção da Artrose no Joelho

Prevenção da Artrose no Joelho

Hoje existe um consenso mundial acerca da prevenção do surgimento e do agravo da artrose. Isso envolve:

 

Prevenção de Artrose no JoelhoManter um peso saudável

O excesso de peso aumenta a pressão sobre os joelhos. Com o tempo, isso contribui para desgastar a cartilagem.  A gordura extra também pode fazer com que o corpo produza citocinas, um tipo de proteína inflamatória, especialmente a temida interleucina 6 (IL-6). Isso pode levar a uma inflamação generalizada e pode alterar a maneira como as células da cartilagem funcionam.

 

Controlando o nível de açúcar no sangue

Altos níveis de glicose podem afetar a estrutura e a função da cartilagem, e o diabetes aumenta o risco de inflamação e perda de cartilagem.  Acredita-se que mais de 50% das pessoas com diabetes também têm artrose.

 

Prevenção de Artrose no JoelhoExercício regular

O exercício moderado pode ajudar as articulações a permanecerem flexíveis, fortalecer os músculos que sustentam os joelhos e reduzir o risco de muitas condições de saúde.  Hoje, recomendamos caminhar e nadar por 30 minutos de três a cinco vezes por semana.  Qualquer pessoa que não tenha se exercitado por um período prolongado, possivelmente devido a dificuldades com a mobilidade, deve consultar um profissional médico sobre como começar.  O exercício regular está ligado à secreção de interleucinas boas, as anti-inflamatórias, que protegem o joelho, principalmente as interleucinas 4 e 10.

 

Evitar o que chamamos de mal uso articular

Alguns esportes ou profissões envolvem movimentos repetitivos da articulação do joelho, como ajoelhar ou agachar.  Esportes de muito impacto, subir e descer muitas escadas e agachar-se demais predispõem ao surgimento da doença, especialmente nos que estão acima do peso.

 

Realizar sempre uma avaliação pré-participativa

Apesar de não ser muito popular no Brasil, a avaliação pré-participativa, consiste em uma consulta com o médico do esporte ANTES que a pessoa ingresse na atividade física. Nesta avaliação, vemos trofismo e flexibilidade musculares, problemas articulares e prescrevemos a periodização de exercícios para que a pessoa consiga ingressar nos esportes e não tenha lesão.

 

Continue Lendo

 

+ O que é Artrose no Joelho

+ Tratamento da Artrose no Joelho Sem Cirurgia

+ Tratamento da Artrose no Joelho Com Cirurgia

+ Prevenção da Artrose no Joelho

Saiba Mais