Os tendões que saem da região atrás do quadril, descem para a parte de trás da perna e se inserem na região interna do joelho, são chamados de pata de ganso, por parecerem com pata de um ganso mesmo! Esses tendões ajudam na flexão e rotação interna do joelho e existem vários motivos que levam a inflamação dos mesmos. Chamamos esse quadro de tendinite da pata de ganso

Tendinite da pata de ganso

 

E o que causa Tendinite na pata de ganso?

A principal causa, não só nesses tendões, mas em qualquer tendinite, é a falha na qualidade do movimento muscular. Quando o músculo da parte de trás da coxa deixa de fazer uma contração que resiste ao movimento (contração excêntrica), o tendão começa a inflamar e junto à sobrecarga, começa a degenerar. Essa degeneração é um tipo de morte celular que causa sintomas.

 

Leia também: O que é a tendinite de joelho de saltador (aparelho extensor do joelho)?

 

Entre os tendões que formam a chamada pata de ganso, existem algumas bolsas que chamamos de bursas e também sofrem reação inflamatória. Sendo assim, ao se deparar com um caso de tendinite pata de ganso, também haverá na maioria das vezes uma bursite associada. 

 

Leia também: Tendinite patelar do joelho

 

Traumas na região, pessoas acima do peso, joelho valgo (com a aparência de X, joelhos um pouco mais fechados), nesses casos, os tendões são mais usados para ajudar a manter a postura adequada e não fazer com que os joelhos percam ainda mais o alinhamento.

Em casos de Artrose, desgaste no joelho, junto à uma reação inflamatória que chamamos de Sinovite Artrítica ou em casos de lesão do menisco medial/ interno, essa reação inflamatória passa adentrando os planos, por continuidade, e chega até a pata de ganso gerando sintomas no paciente. 

 

Quais são os sintomas da tendinite pata de ganso? 

Dor na parte interna do joelho, 4cm ou 5cm abaixo da linha articular, dor que piora ao movimentar ou rodar o joelho para dentro. No exame físico, ao avaliar por meio de uma manobra de palpação na região existe um aumento volume no local, inflamação, crepitação, fraqueza muscular, dificuldade em manter a postura em um pé só. Nos atletas, ao fazer uma mudança brusca de direção, no futebol, por exemplo, ao chutar uma bola ou fazendo um movimento de agachamento, também é possível observar a tendinite pata de ganso que também é muito comum em pessoas ativas.       

tendinite da pata de ganso

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico da tendinite pata de ganso é clínico, muito comum, por exemplo, em mulheres em torno dos 50 anos de idade. É necessário descartar outras hipóteses, como a síndrome da plica sinovial medial, a condromalácia patelar, fratura por estresse, lesão do menisco medial e artrose do compartimento medial. O exame físico do médico é muito importante para avaliar por meio da palpação e manobras adequadas para assim, confrontar com o que é visto nos exames de imagem, o ultrassom ou ressonância magnética, caso necessário solicitar. 

Existe tratamento para a tendinite da pata de Ganso? 

O tratamento é relativamente rápido e fácil se bem diagnosticado. Pelo ultrassom é possível visualizar a pata de ganso e fazer infiltração seletiva tanto da bursa quanto do tendão. Na bursa é possível infiltrar tanto anti-inflamatórios quanto analgésicos. No tendão existe um procedimento chamado “Drilling” que estimula a reação anti-inflamatória do tendão e espera uma reação regenerativa sobre a estrutura. 

Como a Tendinite Pata de Ganso é causada por distúrbios mecânicos causados por fraqueza muscular, é muito importante o tratamento também com fisioterapia. Uma boa fisioterapia vai trabalhar o ganho de força dos flexores, ou seja, da musculatura posterior do joelho. A rotação interna e adução, jogar a perna para dentro, a resistência muscular e após, um protocolo de transição para melhorar a qualidade do movimento para que o paciente prepare melhor para o esporte que ele gosta de fazer e principalmente que não volte a ter a doença. 

 

Deve ser avaliado a extensão do caso por um médico e um fisioterapeuta. Para tratamento, existem algumas injeções de infiltração com anti-inflamatórios, analgésicos, tratamento com “drilling” para regeneração do joelho além de um trabalho conjunto com exercícios de fortalecimento para correta resolução do caso. 

A tendinite na pata de ganso tem cura?

Também chamada de tendinopatia anserina, acomete os tendões de alguns músculos da parte de trás da coxa que se inserem no joelho. A tendinite pata de ganso tem cura e resolução com tratamento médico com infiltração de analgésicos, anti-inflamatórios e exercícios indicados pelo fisioterapeuta. 

Eu falei de forma mais profunda, sobre a tendinite da pata de ganso, neste vídeo do meu canal do YouTube:

 

Postagens similares

11 Comentários

  1. Dr Adriano muito boa sua explicação sobre a dor na região denominada pata de ganso, o senhor atende no Rio de Janeiro ou de forma virtual, tive um trauma por conta do esporte que faço em dezembro, fiz a ressonância mágica e fiquei um mês sem atividades físicas, voltei a caminhar e pedalar sem forçar porém a dor voltou novamente estou inseguro quanto a volta dos exercícios agradeço seu retorno Fábio

  2. Estou com degeneração por falta de cartilagem nos joelhos e Pato de ganso gostaria de saber se é caso de cirurgia que segundo meu ortopedista indicou?

  3. Estou com tendinite na pata de ganso, já fiz 10 sessões de fisioterapia, meu médico não indicou tomar antiinflamatório, somente analgésico. Aliviou muito as dores, porém ainda sinto ardência dentro da patela, principalmente quando fico muito tempo sentada ou em pé.

    1. Oi, Izabel
      Muito prazer.
      Para agendar consulta e demais informações da minha clínica, o WhatsApp é ‭ (11) 934425190
      Basta entrar em contato que meus funcionários te informam tudo.
      Será um prazer poder te atender.
      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *