Tratamento da Dor no Joelho

Conheça os Principais Tratamentos para Dor no Joelho

O tratamento da dor no joelho é bastante amplo e, obviamente, será direcionado à sua causa subjacente. Os tratamentos podem incluir:

Tratamento Não Cirúrgico

Fisioterapia

Considerada a “pedra angular”no tratamento da maioria das causas de dor no joelho. Hoje, orgulhosamente, podemos dizer que a melhor formação em fisioterapia esportiva do mundo está no Brasil!

 

Medicação

Incluem anti-inflamatórios, analgésicos e os polêmicos modificadores de doença como a glicosamina e condroitina.

 

Infiltrações no joelho

O produto a ser utilizado e a indicação vão depender da causa da dor no joelho. Para sinovites, pode-se por exemplo infiltrar o joelho com uma cortisona fabricada exclusivamente para isso chamada triancinolona. Para uma condropatia, pode se utilizar a infiltração com ácido hialurônico. Também conhecida como viscossuplementação.

 

+ Infiltração de Joelho

 

Tratamento da Dor no Joelho

A infiltração do joelho com ácido hialurônico tem entrado no rol de tratamento das condropatias desta articulação.

Tratamento Cirúrgico

Praticamente todas as causas citadas de dor no joelho possuem tratamento cirúrgico. Felizmente, para cada uma delas, o tratamento não cirúrgico possui altas taxas de sucesso.

 

Tratamento da Dor no JoelhoSão exemplos de cirurgias para dor no joelho:

 

 

Como a dor no joelho pode ser evitada?

A prevenção da dor no joelho inclui medidas que devem ser iniciadas o mais breve possível na vida de qualquer indivíduo. Infelizmente, existe uma tendência mundial ao sedentarismo e à obesidade com consequente sobrecarga ao joelho.

 

Tratamento da Dor no JoelhoHoje, a recomendação da Organização Mundial de saúde (OMS) inclui:

 

  • Manter controle do peso ideal para a sua altura e biotipo;
  • Manter-se ativo(a) de maneira moderada. Se você pode ir ao seu trabalho a pé ou se pode subir 1 ou 2 lances de escadas, faça-o. Diversos estudos mostram que isso ajuda nosso corpo a liberar fatores anti-inflamatórios dentro do joelho;
  • Nunca exagere em nenhuma atividade física e tenha sempre o acompanhamento de um treinador experiente;
  • Consulta imediata a um ortopedista caso algum trauma ocorra no joelho como uma contusão, entorse ou queda. Muitas vezes, o diagnóstico precoce previne que a dor no joelho posteriormente ocorra.

 

Continue Lendo

 

+ Causas da Dor no Joelho

+ Diagnóstico da Dor no Joelho