Quando os joelhos doem, existe sempre a preocupação se é grave e está ligada a alguma lesão. Apesar de ser sempre muito importante consultar um médico de confiança para que o diagnóstico seja feito de maneira correta, existem sinais de que a dor pode sim estar ligada a lesões mais serias.
Seguem então os 5 sinais de a dor que você está sentindo é potencialmente grave no joelho:
1. Joelhos inchados
Um joelho inchado imediatamente após ou após uma lesão é um sinal comum de que você pode ter sofrido uma lesão grave no joelho. O sangramento irá parar, mas o inchaço permanecerá. O sangue na articulação é chamado de hemorragia intra-articular. O sangue na articulação do joelho pode causar dor intensa devido à inflamação. Uma suspeita de sangramento na articulação do joelho geralmente significa uma lesão grave. O sangramento geralmente é causado por algo no joelho sendo rasgado.
As causas comuns de inchaço após uma lesão grave no joelho são:
● Ruptura do ligamento cruzado anterior ou posterior
● Ruptura meniscal: especificamente a lesão em alça de balde.
● Lesões do Ligamento colateral medial (LCM)
● Lesão da cartilagem articular.
Mais de 70% dos atletas com joelhos inchados que estalam ao correr ou dobrar têm uma ruptura do ligamento cruzado ou luxação patelar. As luxações da patela (patela) são mais comuns do que se imagina. Todos temem rupturas do ligamento cruzado.
Uma luxação patelar pode ser tão dolorosa quanto uma ruptura do ligamento cruzado. A luxação patelar é uma lesão esportiva muito comum, e é por isso que escrevi este artigo para aprofundar.
Com qualquer um dos problemas acima, a maioria das pessoas achará muito difícil andar sem dor intensa no joelho. Nesses casos, muletas, gelo e “pé para cima” podem ser benéficos. Essas lesões na articulação do joelho devem ser avaliadas com radiografias. Fraturas são raras, mas ocorrem. Poucas lesões no joelho requerem uma imobilização, a menos que você queira usá-la confortavelmente. A razão número um para consultar um médico de confiança após uma lesão que causa inchaço é estar ciente dessas lesões graves mais comuns.
Muitas dessas lesões graves no joelho devem ser avaliadas mais cedo ou mais tarde. O tratamento inicial consiste em exames confiáveis para chegar a um diagnóstico e exames de ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. Repouso, fisioterapia ou cirurgia podem ser considerados, dependendo do que parece ser a lesão.
2. O joelho está “travado” e não pode ser esticar
Se você tiver uma lesão no joelho que o impeça de estender completamente a perna, você pode ter um “joelho fixo”. Um joelho travado é um joelho que não se estende totalmente. Existem muitas razões pelas quais ocorre um joelho travado. Em algumas pessoas, o inchaço e a inflamação podem impedir que o joelho se estenda totalmente. Em outros casos, uma ruptura no menisco se deslocou e migrou para o centro da articulação, causando travamento mecânico. Com o menisco nessa posição, ele não pode se endireitar.
Muitos atletas com joelhos travados também acham muito doloroso dobrar os joelhos.
A causa mais comum de um joelho travado é uma única ruptura do menisco, conhecida como ruptura em alça de balde. Uma ruptura em alça de balde é considerada uma lesão grave no joelho e requer cirurgia para corrigir ou reparar a ruptura. A maioria das rupturas em alça de balde pode ser reparada. Portanto, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor será o resultado após o reparo meniscal.
No entanto, nem todos os joelhos travados têm lesão em alça de balde. A detecção precoce de tais lesões também é importante. A maioria das lesões em alça de balde são reparáveis através da chamada sutura (costura) do menisco). Portanto, as chamadas lesões em alça de balde requerem cirurgia de emergência, pois os melhores resultados da sutura ocorrem quando realizadas ame até 6 semanas.
3 – Um joelho instável com muito barulho
A maioria das rupturas do ligamento cruzado e luxações patelares são causadas por torção e lesões por contato físico. Uma história comum é que parecia um estalo depois de torcer. Como mencionado anteriormente, a maioria das luxações patelares volta para o lugar espontaneamente. Mas se a patela permanecer deslocada, o joelho parecerá desconfortável.
Se você sentir ou ouvir um estalo alto ao virar ou girar para evitar outros jogadores, você pode ter um ligamento cruzado anterior rompido. Outras causas de estalo incluem luxação da patela
4 – Fraqueza considerável ao tentar endireitar o joelho
Se, mesmo dias após a lesão, você sentir fraqueza muscular severa ao tentar endireitar o joelho, pode ter uma lesão grave nos tendões do joelho, que pode ser uma ruptura do tendão patelar (tendão de baixo do joelho) e ruptura do quadríceps (tendão acima do joelho). As rupturas do tendão patelar e do quadríceps não são comuns em esportes,
5. Dificuldade significativa para caminhar
Claro, muitas lesões no joelho tornam a caminhada dolorosa e difícil. Para pessoas com lesões graves no joelho, caminhar costuma ser muito difícil, senão impossível. Geralmente com auxilio de muletas.
Para concluir, quando a dor no joelho é preocupante?
● Seu joelho está inchado
● Você sentiu um estalo
● Seu joelho está travado e não vai endireitar
● Você tem uma fraqueza significativa ao tentar endireitar o joelho.
● Você tem dificuldade persistente e significativa para andar ou colocar peso na perna.
Consulte sempre um médico para avaliar e diagnosticar a causa de sua dor.
Se quiser saber mais sobre este tema, veja este vídeo do meu canal no YouTube: