fbpx
 

Mitos e verdades sobre lesões da cartilagem do joelho

Mitos e verdades sobre lesoes da cartilagem do joelho

Mitos e verdades sobre lesões da cartilagem do joelho

A cartilagem é um tecido sem vasos sanguíneos, em que as células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão. Ela funciona como um colchão, absorvendo energia cinética para proteger os nossos ossos e articulações. No ramo da Ortopedia, existem muitas dúvidas sobre quando esse tecido é lesado, fazendo com que haja muitos mitos sobre lesões da cartilagem do joelho

Conheça as principais verdades e mitos sobre lesões da cartilagem do joelho

A seguir, você vai conferir algumas das crenças, boatos e mitos sobre lesões da cartilagem do joelho mais comuns, que médicos e, mais especificamente ortopedistas, estão acostumados a ouvir. Será que é tudo verdade ou não? Continue lendo para descobrir!

As lesões da cartilagem do joelho são exclusivas dos idosos

Esse é, talvez, um dos principais mitos sobre as lesões da cartilagem do joelho. Isso porque a idade é sim um fator de risco, fazendo com que as chances de sofrer com uma lesão sejam maiores, principalmente com o acúmulo de desgaste nas articulações. No entanto, existem ainda outros fatores. 

Consequentemente, até mesmo pessoas mais jovens podem ser afetadas por lesões da cartilagem do joelho. Sua genética, anatomia, lesões anteriores e estilo de vida, por exemplo, podem aumentar esse risco.

Essas lesões são inevitáveis, pois são uma consequência da idade

Mito!  Nem todo mundo sofre com lesões da cartilagem do joelho ao envelhecer. Por isso, você pode tomar medidas para diminuir o risco mantendo um peso saudável, praticando exercícios regularmente e seguindo uma dieta saudável. Dessa forma, evitando exercer pressão adicional nas articulações, especialmente nos joelhos.

Além disso, alguns calçados específicos podem ajudar a fornecer suporte adicional e redistribuir a pressão nas articulações.

Atletas profissionais podem sofrer com lesões da cartilagem

Sim, é verdade! Esportes competitivos podem desencadear o aparecimento de lesões da cartilagem, especialmente se for praticado de maneira inadequada. Ou, ainda, se houver movimentos mal-executados ou treinamento excessivo de alta intensidade. Assim, com o uso repetitivo, pode ocorrer uma sobrecarga de todos os elementos que compõem a articulação, principalmente os ligamentos e a própria cartilagem. Consequentemente, aumentando os riscos de lesão.

Isso quer dizer que o repouso absoluto é o método de prevenção e tratamento mais indicado?

Na verdade, não. Embora esportes competitivos e outras atividades que causem o acúmulo de desgaste nas articulações possam levar às lesões da cartilagem do joelho, vale ressaltar que isso não quer dizer que o exercício em si seja ruim. 

Inclusive, é exatamente o oposto. O exercício que visa manter a mobilidade e a função das articulações, como nadar ou andar de bicicleta, é diferente e muito mais benéfico do que aquele realizado sob demandas que excedem às vezes nossa capacidade de resistência articular.

Uma articulação que não se move tem maior probabilidade de se tornar rígida e perder sua força e mobilidade. Aliás, sedentarismo pode até mesmo aumentar os sintomas dessas lesões e dificultar os efeitos do tratamento.

Você pode prevenir a progressão

Verdade! Para isso, no entanto, é importante consultar um médico ortopedista e seguir todas as recomendações e o tratamento passados por ele.

Você deve aprender a viver com a dor

Mito! Não é exatamente assim. Atualmente, existem muitas soluções úteis e eficazes para aliviar a dor, inclusive a realização de exercícios moderados. Tudo isso é essencial para que sua qualidade de vida seja muito melhor.

Ainda tem dúvidas sobre lesões na cartilagem?

Se você tiver qualquer dúvida sobre cartilagem do joelho lesionada, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi agora mesmo! E, caso você tenha gostado do conteúdo, saiba mais acerca desses e outros mitos e verdades sobre lesões da cartilagem do joelho no vídeo a seguir:

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?